Analista de redes sociais: vale a pena contratar esse profissional para o seu e-commerce?

5 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Entenda o que é, conheça as ferramentas do ramo e saiba qual a média salarial deste ofício

Com um(a) analista de redes sociais você pode aumentar a presença e o poder do seu e-commerce em mídias como Facebook, Pinterest e LinkedIn
Com um(a) analista de redes sociais você pode aumentar a presença e o poder do seu e-commerce em mídias como Facebook, Pinterest e LinkedIn

Analista de redes sociais é o(a) profissional que planeja, executa, administra, analisa e otimiza ações e campanhas de divulgação em mídias como o Facebook, Instagram e Twitter, entre outras, para empresas diversas e também para e-commerces como o seu.

Este tipo de profissional pode trabalhar como autônomo, contratado de uma empresa ou dentro de uma agência de Marketing Digital como a e-Plus, por exemplo.

Para tanto, ele precisa dominar o uso de dezenas (senão centenas de ferramentas), as quais lhe ajudam a monitorar, criar conteúdo, administrar campanhas e outras atividades correlacionadas.

Acesse e leia também o post “Analista de métricas”. Descubra, dessa forma, se vale a pena contratar alguém para transformar os dados brutos do seu negócio em informações de valor para o seu comércio eletrônico.


FERRAMENTAS USADAS POR UM ANALISTA DE REDES SOCIAIS

Um(a) analista de redes sociais emprega múltiplas ferramentas em seu dia a dia de trabalho.

Dentre estas ferramentas estão, por exemplo, os softwares voltados para:

  • Curadoria de conteúdo nas redes sociais
  • Criação de conteúdo orgânico
  • Criação de conteúdo patrocinado
  • Criação de calendário de publicações
  • Criação de conteúdo textual, fotográfico e audiovisual
  • Criação de chatbots
  • Análise de concorrência
  • Monitoramento de comentários
  • Monitoramento de menções
  • Monitoramento da popularidade de conteúdos
  • Monitoramento e análise de backlinks
  • Monitoramento de visualizações de conteúdos
  • Monitoramento de hashtags
  • Monitoramento do comportamento dos internautas
  • Automatização de atividades
  • Criação de relatórios de desempenho de marca nas redes sociais

São, enfim, softwares muito usados por um(a) analista de redes sociais o Google Analytics, Social Mention, Photoshop, CorelDraw, Illustrator, Plataformas Ads, Hootsuite, Fanpage Karma, Postgrain e dezenas de outros, além de editores de áudio e vídeo.

Fanpage karma é uma plataforma de monitoramento de fanpages
Fanpage karma é uma plataforma de monitoramento de fanpages

HABILIDADES QUE UM ANALISTA DE REDES SOCIAIS DEVE TER

Ao contratar um(a) analista de redes sociais, você deve procurar por habilidades como:

  • Domínio das principais redes sociais da atualidade (Facebook, Instagram, Twitter, etc.)
  • Domínio da Língua Portuguesa (falada e escrita)
  • Domínio da Língua Inglesa (falada e escrita)
  • Boa capacidade de criação de conteúdo em formatos de texto, foto e vídeo
  • Boa capacidade de comunicação com os consumidores online
  • Boa capacidade de comunicação e interação com outros profissionais de Marketing
  • Capacidade para utilizar sistemas de edição de fotos e vídeos
  • Capacidade para realizar e administrar lives
  • Capacidade para criar e interpretar relatórios
  • Capacidade para criar e gerenciar perfis nas redes sociais

Vale lembrar, com efeito, que é desejável que esse tipo de profissional seja no mínimo graduado em Marketing. Dessa maneira, você assegura que a sua marca será tratada com o critério de quem estudou o setor de Marketing por quatro anos.


SALÁRIO

De acordo com dados do site Glassdoor visualizados em julho de 2019, o salário de um(a) analista de redes sociais pode variar desde R$ 1.000,00 a até R$ 4.000,0.

Salário de analista de mídias sociais segundo o Glassdoor
Salário de analista de mídias sociais segundo o Glassdoor

Isso abrange desde o salário de um estagiário do ramo a até um profissional top.

A média salarial dessa profissão, contudo, é de R$ 2.337,00.

Acesse e leia também o artigo “Vendedor e-commerce“. Conheça, assim, as funções e desafios dessa profissão, e saiba se vale a pena contratar.


COMO CONTRATAR?

Para contratar um(a) analista de redes sociais para o quadro de funcionários do seu comércio eletrônico, experimente divulgar a vaga em sites como:

  • Catho
  • InfoJobs
  • LoveMondays
  • Indeed

Se necessário, terceirize a contratação para uma empresa especializada em RH.

Seja como for, selecione os(as) melhores candidatos(as) e entreviste-os(as).

Por fim, opte pelo(a) melhor para preencher a vaga.

Contrate bem da primeira vez e evite o turnover, isto é, a prejudicial rotatividade de funcionários.

VALE A PENA CONTRATAR?

Com certeza vale a pena contratar um(a) analista de redes sociais.

Este(a) profissional cuidará diariamente do seu e-commerce no Facebook, Twitter, LinkedIn e outras mídias.

Ele(a) certamente poderá lhe ajudar a obter novos leads e novos clientes.

Além disso, sobrará mais tempo para você se dedicar a outras tarefas-chave da sua loja virtual.

Todavia, há outra opção que pode sair mais em conta.

É possível, por exemplo, contratar uma agência de Marketing Digital como a e-Plus, que conta com analistas de rede social.

A vantagem de se fazer isso é que você não precisará pagar salários e nem encargos trabalhistas, mas somente os honorários da agência.

Ademais, não terá que alugar softwares de Marketing, comprar equipamentos, fazer manutenção, etc., posto que uma agência já tem tudo isso e muito mais.

Então, opte pela melhor solução sempre! =)