API de conversões do Facebook: o que é e por que é importante para o e-commerce?

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API de conversões do Facebook permite captar dados dos consumidores sem violar a privacidade. Imagem: @freepik
API de conversões do Facebook permite captar dados dos consumidores sem violar a privacidade. Imagem: @freepik

API de conversões do Facebook é um recurso que permite coletar e conectar os dados dos consumidores que acessam o seu site de e-commerce com os sistemas da Meta. A ideia é usar esses dados para otimizar os anúncios da Meta e, desse modo, melhorar a performance de vendas do seu negócio.

A título de informação, para quem não está por dentro, Meta ou Meta Platforms é o nome do conglomerado de tecnologia norte-americano que controla o Facebook, o Instagram, o Messenger e o Mapillary, entre outros ativos, parte dos quais têm a função de servir como plataformas de anúncios além de suas funções originais.

A Meta conta hoje com duas formas de coletar dados de consumidores. Uma delas é o Pixel do Facebook, que permite fazer a coleta do lado do navegador por meio do uso de cookies. A outra é a API de conversão do Facebook, que possibilita coletar os dados do lado do servidor sem depender do uso de cookies, usando um ID que protege a privacidade dos consumidores.

De acordo com estudo da Meta, o uso da API de conversões do Facebook com anúncios de cadastros permite aumentar a taxa de conversão de cadastros em vendas em 20%. Além disso, anunciantes que seguiram as boas práticas da empresa no uso do Pixel e da API de Conversões obtiveram 8% de melhora no Custo por Aquisição (CPA).

Obviamente, você enquanto lojista deve usar ambas as formas de rastreamento. Isso lhe permitirá fazer um rastreamento mais completo, o que culminará na criação de anúncios mais relevantes e, portanto, em um melhor retorno do investimento da sua publicidade. 

QUE TIPOS DE DADOS A API DE CONVERSÕES DO FACEBOOK PODE COLETAR?

Por meio da API de conversões do Facebook é possível coletar vários tipos de dados dos consumidores. Ela permite captar, por exemplo:

  • Pesquisa: produtos que os consumidores pesquisam na sua loja virtual;
  • Navegação: as páginas de vendas que os clientes visitam e os links nos quais eles clicam;
  • Carrinho: os produtos que os clientes da sua loja virtual inserem no carrinho de compras;
  • Pagamento: a forma de pagamento que os clientes escolhem na sua loja online;
  • Contato: quando um visitante registra um e-mail e desse modo se transforma em um lead;
  • Compras: quando um cliente fecha uma compra no seu e-commerce;
  • Ticket médio: quanto cada cliente gasta por compra na sua loja virtual;
  • Conteúdo: a visualização de conteúdo na sua loja online;
  • Abandono: a taxa de abandono de carrinho;
  • Fidelização: registra as vezes que os consumidores retornam ao seu site de e-commerce;
  • Publicidade: taxas de cliques e custo por mil visualizações.

Além disso, a API de conversões do Facebook pode rastrear dados de envios de formulários, telefonemas, o tempo que os consumidores passam na sua loja e as finalizações de cadastro, entre outros. Ela faz tudo isso de forma sigilosa, isto é, usando um código que protege a identidade e a privacidade dos consumidores.

VANTAGENS

De acordo com a Meta, a API de conversões do Facebook pode proporcionar ao menos 4 vantagens para a sua operação de e-commerce. Por meio dela você pode, por exemplo:

  1. Aprimorar a mensuração: com a API de conversões do Facebook pode-se otimizar a mensuração de dados ao longo da Jornada de Compras. Desse modo, você pode entender melhor como a publicidade impacta a performance online e offline do seu e-commerce;
  2. Reduzir o custo por ação: quando usada em combinação com o Pixel, a API de conversões permite gerar dados mais confiáveis. Assim, isso permite que o sistema de veiculação possa aumentar a correspondência de eventos e diminuir os erros. Isso ajuda a reduzir os custos;
  3. Otimizar os anúncios: a API de conversões possibilita rastrear ações que ocorrem no fim da Jornada de Compras, como as assinaturas e pontuações de clientes, por exemplo. Dados assim ajudam a Meta a exibir anúncios mais relevantes, com maiores chances de gerar lucro para o seu e-commerce;
  4. Ampliar o controle de dados: a API de conversão do Facebook oferece maior controle sobre o conteúdo compartilhado. Ela permite enxergar os dados que, devido a bloqueios impostos pelos usuários, o Pixel não pode enxergar. 

Enfim, usar o recurso é de extrema importância, pois ele lhe confere uma visão além do alcance acerca do público que visita a sua loja online. Isso, de fato, é fundamental para gerar uma publicidade melhor e uma performance de vendas online excelente.

API DE CONVERSÕES DO FACEBOOK EM LOJAS VTEX

Se você tem uma loja operante na plataforma VTEX, então poderá instalar a API de conversões do Facebook de forma rápida e prática por meio do app recém lançado chamado Facebook Business Extension.

O app Facebook Business Extension permite que você acesse por meio de um painel dentro da plataforma VTEX os seguintes recursos:

  • API de conversões do Facebook;
  • Pixel do Facebook;
  • Catálogo;
  • Botão “Compre agora” do Facebook;
  • Botão “Compre agora” do Instagram;
  • Criação de conta do Facebook Business Manager.

O app Facebook Business Extension é grátis e está disponível para download na VTEX APP Store. Ele é compatível com lojas virtuais operantes na plataforma VTEX IO e parcialmente compatível com lojas do CMS VTEX.

Vídeo: saiba mais sobre o app Facebook Business Extension

COMO CONFIGURAR A API DE CONVERSÕES?

Há várias formas de configurar a API de conversões do Facebook. A primeira delas é por meio do já citado app Facebook Business Extension, que permite integrar o recurso às lojas da plataforma VTEX.

Outro jeito de fazer a integração é via plataformas parceiras do Facebook como a Shopify, a WooCommerce, a Wix e a BigCommerce, por exemplo. A configuração, nesses casos, pode ser feita com apenas alguns poucos cliques.

A configuração da API de conversões do Facebook também pode ser feita por meio do Gateway da API de Conversões disponível no Gerenciador de Eventos. Isso pode ser realizado por qualquer pessoa, pois não exige conhecimentos em programação.

Além disso, é possível configurar a API de conversões usando uma plataforma de parceiros do Google como o Gerenciador de tags do Google e a Tealium, entre outras.

É possível ainda, realizar uma configuração direta usando programação. Desse modo, você poderá contar com maior controle do processo de integração. Isso exige a contratação de um programador.

Em qualquer caso, lembre-se, você sempre poderá contar com a ajuda da equipe da Agência e-Plus. Portanto, se precisar daquela mãozinha para configurar a API de conversões do Facebook é só clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa via app mensageiro conosco: