Banners: formatos Facebook Ads e Instagram Ads

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Conheça também os tipos de banners mais usados no Google Ads!

Os formatos Facebook Ads dizem respeito às características de anúncios veiculados nesta rede social. Imagem: @natanaelginting
Os formatos Facebook Ads dizem respeito às características de anúncios veiculados nesta rede social. Imagem: @natanaelginting

Em Marketing Digital, um banner é um elemento de página web com dados publicitários. Em geral, ele possui um link que direciona o visitante da página atual para uma página de vendas. Assim, a sua principal meta é anunciar produtos e potencializar as vendas. Neste post você conhecerá os principais formatos do Facebook Ads e Instagram Ads para banners, e também do Google Ads. Acompanhe!

BANNERS: PRINCIPAIS MODELOS E FORMATOS DO FACEBOOK ADS E INSTAGRAM ADS

Os formatos do Facebook Ads e Instagram Ads para banners podem ser veiculados de forma paga nestas duas redes sociais. Nestes ambientes, eles rodam como “dark posts”, isto é, como posts que não ficam evidentes no feed. Ao invés disso, eles aparecem apenas para pessoas que fazem parte do público-alvo da sua campanha de anúncios.

Os banners disponíveis para anúncios nessas redes sociais devem receber imagens, podendo ser fotos, ilustrações, vídeos, etc. Além disso, eles podem receber textos. Vale dizer, até o ano de 2020, apenas 20% de cada banner poderia ser destinado aos textos. Hoje em dia, contudo, esse limite é bem maior. 

Basicamente, os textos que você deve inserir nos formatos Facebook Ads e Instagram Ads são frases de destaque, legendas e Call To Actions (CTA), isto é, chamadas para a ação. Você deve incentivar o internauta a clicar sobre o anúncio para que ele possa ser enviado até a sua página de vendas. 

Conheça, enfim, os principais formatos Facebook Ads e Instagram Ads para banners:

Imagem única:

Banners de imagem única são ideais para quando você precisar divulgar um produto apenas. Você inclui a melhor imagem do seu produto e insere uma CTA. Simples assim! Para esse formato de banner para Facebook Ads e Instagram Ads use a seguinte configuração:

  • Arquivo: JPG ou PNG
  • Tamanho do arquivo: no máximo 30 mb 
  • Dimensões: 1080 x 1080 px ou 1200 x 628 px
  • Proporção: 1,91:1 a 4:5
  • Texto na imagem: algo em torno de 20%
Formatos Facebook Ads de imagem única
Formatos Facebook Ads de imagem única

Vídeo:

Entre os formatos do Facebook Ads e Instagram Ads estão os vídeos, ideais para gerar maior engajamento. Além disso, eles podem lhe ajudar a explicar as características de um produto com mais facilidade. Portanto, use os vídeos sempre que o produto a ser apresentado for um tanto complexo. Confira em seguida as suas formas padrão:

  • Arquivo: MP4
  • Tamanho do arquivo: o máximo é 4 gb, mas o recomendado é 250 mb
  • Proporção: 9:16 a 16:9
  • Dimensões: 1080 x 1080 px ou 1200 x  628 px
  • Duração: o máximo é 2 min, mas o recomendado é 15 segundos
  • Resolução: a mais alta possível para a dimensão e proporção do banner
Exemplo de vídeo para Facebook Ads e Instagram Ads
Exemplo de vídeo para Facebook Ads e Instagram Ads

Coleção:

Coleção é um dos formatos de Facebook Ads e Instagram Ads mais usados quando a intenção é mostrar vários produtos, pois ele permite exibir uma imagem principal grande com várias imagens menores de produtos logo abaixo. Ele permite, desse modo, que o internauta veja uma prévia do catálogo da loja. Contudo, funciona somente no mobile:

  • Arquivo: não requer arte, pois usam-se os mesmos banners da imagem ou vídeo
Anúncios do tipo "coleção"
Anúncios do tipo “coleção”

Carrossel:

Carrossel é o nome dado a um grupo de banners sequenciais em formatos de cards (cartões), os quais possibilitam divulgar várias páginas de produtos da sua loja virtual em apenas um post. Os consumidores podem passar os cards lateralmente e assim escolherem o produto que desejam. Eis como configurar:

  • Arquivo: JPG, PNG ou MP4
  • Tamanho do arquivo: máximo 30 mb para fotos e 4 gb para vídeos
  • Dimensões: 1080 x 1080 px
  • Proporção: 1:1
Formatos Facebook Ads: carrossel
Formatos Facebook Ads: carrossel

Stories:

O stories é ideal para anunciar marcas e produtos em um ambiente imersivo. Trata-se de um dos formatos Facebook Ads e Instagram Ads mais interessantes para captar totalmente a atenção do internauta. Ele é exibido em tela cheia, sem links ou botões, o que evita distrações. Confira:

  • Arquivo: JPG, PNG ou MP4
  • Tamanho do arquivo: no máximo 4 gb para vídeos e 30 mb para imagens
  • Dimensões: 1080 x 1920 px
  • Proporção: 9:16
  • Características: permite exibir foto, vídeo e carrossel
  • Foto: visível por 3 segundos
  • Vídeo: 15 segundos
  • Carrossel: máximo 3 artes com foto ou vídeo
Anúncio do stories
Anúncio do stories

Estes são, enfim, os principais formatos do Facebook Ads e Instagram Ads, que você pode usar para divulgar os produtos do seu e-commerce nas referidas redes sociais. Vale mencionar que essas plataformas de anúncios possuem recurso de impulsionamento, que você pode usar para dar um novo gás aos seus posts.

Você pode realizar impulsionamentos diretamente do seu app. No entanto, os impulsionamento pelo app restringe muito as configurações, o desempenho e a mensuração da performance. O melhor a se fazer, nesse caso, é usar o Gerenciador de Anúncios.

Vídeo: saiba como manter as redes sociais atraentes e assim atrair mais consumidores para o seu e-commerce

TIPOS DE BANNERS MAIS USADOS NO GOOGLE ADS

Agora que você já conhece os principais formatos Facebook Ads e Instagram Ads, conheça também os tipos de banners mais usados no Google Ads. Nesta plataforma de anúncios, os tipos quadrado, retangular, vertical e horizontal são os mais bem-sucedidos. Confira em seguida os tamanhos:

  • Retângulos horizontais: 336 x 280 px, 300 x 250 px e 728 x 90 px
  • Retângulo vertical: 300 x 600 px

No Google Ads é possível usar textos e gráficos. Além disso, também pode-se usar elementos estáticos e animados, bem como vídeos. Ao criar um banner para a sua loja virtual com Google Ads, combine cores, formatos e tamanhos até conseguir criar o anúncio perfeito para o seu público. Ah, não esqueça de testar e otimizar tudo o tempo todo.

Assim que puder clique em “Banners para lojas virtuais” e leia um post complementar!