Blogger profissional: vale a pena contratar um para o seu e-commerce?

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Conheça as habilidades e saiba qual o salário que deverá pagar para este trabalhador

Blogger profissional é a denominação dada a quem produz textos para blogs
Blogger profissional é a denominação dada a quem produz textos para blogs

Blogger profissional ou blogueiro profissional é a pessoa que tem como principal ofício a produção de artigos para blogs.

Um blogueiro pode ter um blog próprio, produzir conteúdo para terceiros ou as duas coisas.

Sendo assim, você pode contratar um ou mais do que um blogueiro para produzir os posts dos blogs do seu e-commerce.

Mas será que vale a pena?

É o que descobriremos juntos em seguida.

Então, continue lendo!

Vídeo: o poder do blog no e-commerce

Acesse e leia também o post “Blog e-commerce”. Saiba, desse modo, qual a importância de manter essa mídia de comunicação com o consumidor.

DIFERENÇAS ENTRE WEB WRITER, COPYWRITER E BLOGGER PROFISSIONAL

Há diferenças sutis entre blogger, web writer e copywriter. Observe:

Blogger:

O blogger produz conteúdo para blogs em geral.

Inclua-se aí os blogs de e-commerce.

Seu foco é a informação e/ou educação (para as compras) de internautas e consumidores.

Além disso, ele diagrama e publica na web os posts que produz.

Para tanto, este profissional faz uso de plataformas como a WordPress, por exemplo, e de seu editor de textos, o Gutemberg.

Interface do Gutemberg, que possibilita uma diagramação de posts em "blocos" de textos, imagens e outros elementos
Interface do Gutemberg, que possibilita uma diagramação de posts em “blocos” de textos, imagens e outros elementos

Ademais, os blogueiros mais avançados podem utilizar também múltiplas ferramentas SEO.

O plugin Yoast SEO, por exemplo, permite ao blogger profissional otimizar os posts para que estes possam ser encontrados pelos internautas em buscadores como os do Google, Bing e Yahoo.

E o software online SEMrush, por sua vez, possibilita analisar a estratégia de SEO da própria empresa e dos concorrentes.

Neste contexto, o blogger pode trabalhar em parceria com o Analista de SEO.

Web Writer:

O Web Writer é um escritor online que pode produzir textos não apenas para blogs, mas também para outras mídias da internet como sites, lojas virtuais, e-books, aplicativos, E-mail Marketing, etc., com ou sem viés publicitário.

Copywriter:

Um Copywriter faz quase exatamente o mesmo que um Web Writer, só que com viés publicitário.

Em seus textos, ele emprega técnicas de persuasão, Marketing, Neuromarketing e vendas para assim converter o máximo possível de consumidores em clientes.

Na hora de contratar, portanto, pense bem em quais são as demandas do seu comércio eletrônico e contrate a pessoa certa.

Importante lembrar, há profissionais que reúnem em si as características dessas três funções. Entretanto, eles podem ser mais caros.

Se, contudo, já sabe que é um blogueiro o que você precisa, então conheça adiante um pouco mais sobre as habilidades desse trabalhador.

Acesse e leia também o post “Blog Renner”. Descubra, então, como é a mídia de comunicação com o consumidor da Lojas Renner, uma das maiores redes de lojas de moda do Brasil.

HABILIDADE FUNDAMENTAL DE UM BLOGGER

A habilidade fundamental de um blogger profissional é o domínio da escrita.

Seja à caneta, a lápis ou via computador, a habilidade essencial de um blogueiro é a escrita
Seja à caneta, a lápis ou via computador, a habilidade essencial de um blogueiro é a escrita

Uma pessoa que sabe escrever bem pode se especializar no ofício independentemente de ter ou não uma graduação universitária em qualquer ramo.

Todavia, é mais comum que pessoas graduadas em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo ou em Marketing, por exemplo, atuem neste setor.

A graduação ajuda, mas não é tudo.

Um blogger deve ter habilidades extras.

Saiba mais sobre elas a seguir.

Acesse e leia também o artigo “Quantas palavras SEO usar em um blog e-commerce“.

HABILIDADES DE UM BLOGGER PROFISSIONAL

Um blogger profissional deve ter:

  • Domínio da escrita em Língua Portuguesa;
  • Desejável domínio da escrita em idiomas como o Inglês e o Espanhol;
  • Alta capacidade de pesquisa, criação de pautas e produção de textos em diferentes assuntos e áreas do conhecimento;
  • Prolificidade na arte de escrever;
  • Domínio de variadas técnicas de textos (notícias, notas, releases, posts, reviews, listas, etc.);
  • Capacidade para produzir textos para blogs, microblogs e redes sociais;
  • Capacidade de compreensão da Buyer Persona que será o foco ou alvo de seus artigos;
  • Domínio de técnicas de legibilidade como o “Padrão F“, por exemplo;
  • Conhecimentos básicos, intermediários ou avançados em SEO;
  • Domínio dos softwares do Windows para criação de textos, gráficos, tabelas, etc.;
  • Domínio da diagramação de textos online em sistemas como Elementor e Gutemberg;
  • Conhecimento (ao menos o básico) em HTML e CSS;
  • Desejável conhecimento em softwares de edição de fotos, vídeos e áudios;
  • Adaptação às novas tecnologias e aos impactos que elas produzem na leitura;
  • Conhecimento das pesquisas nas áreas de “leitura online”, “leitura em telas”, etc.;
Um blogueiro deve estar por dentro das técnicas de Inbound Marketing
Um blogueiro deve estar por dentro das técnicas de Inbound Marketing

Como se pode observar, a produção de textos para blogs requer bastante conhecimento.

Isso significa que, se quiser contar com um blog e-commerce, você precisa encontrar o melhor blogger para o salário que poderá pagar.

Acesse e leia também o artigo “Como montar um e-commerce começando pelo blog e-commerce“.

QUAL O SALÁRIO DE UM BLOGUEIRO PARA E-COMMERCE?

De acordo com o site Vagas, o salário de um blogger profissional varia desde 1.592,00 a até R$ 3.112,00.

Salário de um blogger profissional, segundo o site Vagas
Salário de um blogger profissional, segundo o site Vagas

Entretanto, ao invés de assinar a Carteira de Trabalho de alguém e lhe pagar um salário, você pode contratar um blogger autônomo ou freelancer por projeto.

Por exemplo, se quiser publicar um post por dia no blog da sua loja virtual, então feche um pacote de 30 textos mensais.

Combine com o blogger freela um preço justo para esse pacote de textos e pronto.

Ao contratar por projeto, estabeleça os seguintes parâmetros:

  • Quantidade de textos por mês;
  • Tamanho de cada texto (por palavras);
  • Quantidade de fotografias por textos;
  • Com ou sem técnicas SEO;
  • Entrega em arquivo DOC ou diagramado direto na plataforma.

Se o trabalho for bom, então compre mais pacotes de textos mensais.

Dessa maneira, ao final de um ano você terá no mínimo 360 artigos gerando tráfego 24 horas por dia para o seu blog e para a sua loja virtual.

Acesse e leia também o artigo “Blog Motorola” para conhecer o blog de uma das maiores fabricantes de smartphones do mundo.

COMO CONTRATAR UM BLOGGER PROFISSIONAL?

Para contratar um blogueiro por projeto, procure em sites como:

  • Trampos;
  • 99freelas;
  • Freelancer.

Mas se preferir contratar alguém para trabalhar o tempo todo dentro da sua empresa com Carteira de Trabalho assinada, então publique uma vaga em portais como:

  • Catho;
  • Vagas;
  • Glassdoor.

Compare e escolha os melhores currículos.

Verifique trabalhos anteriores.

Talvez você não consiga verificar os trabalhos anteriores de alguns redatores, pois muitos deles atuam como ghostwriters, isto é, como “escritores fantasma”.

Na qualidade de ghostwriters, eles não assinam os textos.

Além do mais, os contratantes pedem sigilo absoluto.

Ou seja, esses redatores não podem dizer que estão escrevendo para a empresa A, B ou C ou em nome do empresário X, Y ou Z.

Blogger profissional: profissão tem muitos ghostwriters
Blogger profissional: profissão tem muitos ghostwriters

Desse modo, o único jeito de analisar a habilidade de um redator como esse é pedindo para que ele produza um texto inédito.

Por fim, entreviste os três profissionais mais promissores e escolha o melhor deles.

Acesse e leia também o post “Ideias de conteúdo para blogs de e-commerce“.

VALE A PENA CONTRATAR UM REDATOR PARA O SEU E-COMMERCE?

Praticamente todas as grandes lojas virtuais brasileiras possuem um blog e-commerce.

Muitos desses blogs, tais como o da Dafiti, Casas Bahia, Ponto Frio, Extra, Saraiva e Polishop já foram analisados por mim aqui no blog da e-Plus.

Então, se esses grandes e-commerces têm um blog é porque isso realmente ajuda no processo de convencimento e conversão de consumidores em clientes.

Sendo assim, com certeza vale a pena contratar um blogger profissional.

Aliás, contar com um blogueiro é a garantia de que o seu comércio eletrônico terá conteúdo.

E como diz um dos mais conhecidos ditados da internet, o “Conteúdo é Rei”.

Acesse e leia também o post “Blog da Lu”. Desse modo, leia uma análise completa da mídia de comunicação do Magazine Luiza.