Busca interna: qual a importância dessa ferramenta para o seu e-commerce

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Saiba como funciona, quais as vantagens e como implantar!

Busca interna: permita que os consumidores achem o que precisam na sua loja virtual. Imagem: @vectorjuice
Busca interna: permita que os consumidores achem o que precisam na sua loja virtual. Imagem: @vectorjuice

Busca interna é a área da sua loja virtual que os internautas usam para fazer pesquisas de produtos. É um recurso que tem potencial para aumentar a sua conversão de vendas.

De fato, alguém que se dispõe a ir até o seu site de e-commerce para procurar um produto está demonstrando interesse no que você vende. Em outras palavras, uma pessoa que faz isso tem maior inclinação para fazer uma compra do que os outros visitantes que não o fazem.

Sendo assim, você precisa dedicar especial atenção à busca interna. Para lhe ajudar com isso, vou lhe mostrar neste post como o recurso funciona, quais as suas vantagens e como implantá-lo. Continue lendo e fique por dentro!


COMO FUNCIONA A BUSCA INTERNA EM LOJAS VIRTUAIS

A busca interna, no e-commerce, é um sistema que identifica buscas de produtos feitas por usuários e expõe respostas relevantes na interface de uma loja virtual como a sua. Aí, então, basta o usuário clicar sobre a melhor resposta, acessar a página de vendas e comprar.

Bons sistemas de buscas têm características que melhoram a experiência do consumidor. Por exemplo, eles podem contar com recurso de correção de palavras. Assim, se um usuário digitar uma palavra com ortografia errada, o sistema entenderá e fará a busca correta.

Além disso, esses sistemas podem sugerir e completar palavras que os usuários venham a digitar no campo de pesquisa. Desse modo, os consumidores não precisam digitar os termos inteiros, o que facilita a procura.

Enfim, eles também podem sugerir sinônimos, isto é, palavras com o mesmo significado ou com significados semelhantes. Assim, se você vende carros, mas alguém pesquisa “automóvel” na sua loja virtual, o sistema entenderá e exibirá as respostas que o consumidor precisa.

Vídeo: conheça a tecnologia de busca inteligente Smarthint

 VANTAGENS DA BUSCA INTERNA

Com um bom sistema de busca interna, o seu e-commerce poderá obter vantagens como:

  • Aumento da conversão: os consumidores poderão encontrar os produtos que procuram mais facilmente, o que sem dúvida vai gerar mais fechamentos de pedidos;
  • Insights valiosos: os sistemas de buscas podem gerar relatórios que lhe permitirão saber o que os usuários buscam e como se comportam, o que lhe ajudará a ter ideias para melhorias;
  • Aplicação de Remarketing: ao saber o que os usuários estão procurando, você pode lhes enviar anúncios personalizados que certamente gerarão mais compras;
  • Aplicação em campanhas de SEO: é possível usar as palavras-chave mais buscadas pelos consumidores nas suas campanhas de Marketing de Conteúdo.
Facilite a procura de produtos e converta mais. Imagem: @katemangostar
Facilite a procura de produtos e converta mais. Imagem: @katemangostar

E não é só isso. Se o sistema de pesquisa for bom, ele apresentará aos usuários apenas algumas poucas respostas, porém, muito relevantes. Dessa forma, os consumidores não sofrerão com a sobrecarga de escolha.


COMO IMPLANTAR

Em geral, as melhores plataformas de e-commerce já vêm com sistemas de buscas nativos. Basta, então, configurar do jeito certo para que ele funcione bem. Entretanto, também é possível usar sistemas de terceiros como o SmartHint.

Neste caso, porém, a sua plataforma de e-commerce deverá ser baseada em API. Via API você pode conectar o SmartHint ou outro sistema rapidamente e de uma forma muito prática, estilo Plug and Play.

Finalizando, melhore as buscas da sua loja virtual o quanto puder. E se encontrar um sistema de pesquisa melhor no mercado, não pense duas vezes em contratá-lo e usá-lo. Este é um investimento que vale a pena.

Assim que puder clique em “VTEX Search” é conheça as vantagens da tecnologia de busca interna da VTEX.