Busca orgânica: por que ela é importante para o seu e-commerce?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça 4 estratégias para ativar seu e-commerce nas SERPs!

A busca orgânica é uma das maiores fontes de tráfego no e-commerce. Imagem: @storyset
A busca orgânica é uma das maiores fontes de tráfego no e-commerce. Imagem: @storyset

Do Inglês “organic search”, o termo “busca orgânica” se refere ao processo de pesquisa de informações não patrocinadas na web realizado pelos internautas por meio de sites buscadores como o Google, Bing e Yahoo, por exemplo.

Funciona assim: quando um internauta busca uma palavra-chave em um motor de buscas como o Google, este último retorna as chamadas Search Engine Results Pages (SERPs), que em Português significa “Páginas de Resultados do Motor de Buscas”. Cada SERP pode vir com dois tipos de resultados, os anúncios (conteúdo patrocinado) e os orgânicos (conteúdo não patrocinado).

Quando um internauta faz uma busca orgânica, enfim, ele foca nos resultados orgânicos das SERPs. Mas por que isso é importante para o e-commerce? Bem, ao fazer com que as páginas de vendas da sua loja virtual e os artigos do seu blog de e-commerce apareçam nas SERPs, mais internautas encontrarão o seu negócio, o qual obterá mais tráfego. E, como sabemos, quanto mais tráfego, maiores as chances de realizar vendas. Simples assim.

Pois neste post, eu demonstrarei o quão importante é a organic search para o e-commerce. E, mais do que isso, eu vou apresentar 4 estratégias que lhe ajudarão a ativar as suas páginas de vendas e artigos nas SERPs. Continue lendo e fique por dentro!

IMPORTÂNCIA DA BUSCA ORGÂNICA NO E-COMMERCE

Os motores de buscas como o Google são fundamentais para o crescimento dos blogs de e-commerce e das lojas virtuais. Para você ter uma ideia, de acordo com dados do Bright Edge citados pelo Nethority, 68% de todas as pesquisas online começam em um mecanismo de pesquisa.

Vale informar também que ao menos 43% de todo o tráfego de e-commerce vem da busca orgânica do Google, segundo o Wolfgang Digital citado pelo Nethority. Ou seja, um único buscador exerce um impacto enorme nas visitas que um site de e-commerce como o seu pode receber na web.

Além disso, conforme o nChannel, 44% das pessoas iniciam suas compras online a partir de um mecanismo de buscas. E, de acordo com a Business Insider citada por Online Marketing Gurus, 23,6% dos pedidos de comércio eletrônico estão diretamente ligados ao tráfego orgânico.

Por essas e outras, é imprescindível que as páginas de vendas da sua loja virtual e os posts do seu blog de e-commerce apareçam nos resultados orgânicos das SERPs do Google, Bing, Yahoo e outros sites buscadores. Mas como fazer com que isso aconteça? Prossiga a leitura e descubra!

4 ESTRATÉGIAS PARA ATIVAR SEU E-COMMERCE NAS SERPS

Existem muitas estratégias para ativar seu e-commerce nas SERPs e assim gerar mais tráfego a partir da busca orgânica. Uma delas é o Marketing de Conteúdo, que consiste em publicar conteúdo em formatos como textos, áudio, audiovisuais e imagens no seu blog e loja. Esse conteúdo poderá aparecer naturalmente nas SERPs.

Outra estratégia para aproveitar a organic search é o Inbound Marketing, que também se baseia na publicação de conteúdo. A diferença do Marketing de Conteúdo para o Inbound é que este último possibilita atrair, converter, relacionar e encantar consumidores com mais qualidade por meio de ferramentas como a RD Station.

Para potencializar tanto o Marketing de Conteúdo quanto o Inbound você pode usar uma terceira estratégia, que chamamos de “palavras-chave SEO”. Ela consiste em inserir as palavras-chave mais buscadas na web nos títulos,  imagens e descrições de conteúdo. Assim, os internautas poderão encontrar os posts do seu blog e páginas de vendas da sua loja com mais frequência nas SERPs.

Vídeo: saiba qual a relação entre SEO e UX no e-commerce!

A quarta estratégia que gostaria de comentar é a do link building. Esta se refere a adquirir links qualificados de sites de terceiros com alta relevância para os posts e páginas do seu e-commerce. Para buscadores como o Google, esse tipo de link é um voto de confiança. Sendo assim, ele aumenta a força de cada post ou página, fazendo com que estes subam no ranking das SERPs.

Enfim, a busca orgânica é extremamente importante para sites de e-commerce como o seu. Portanto, ative os seus posts e páginas de vendas nas SERPs. Receba, assim, mais tráfego orgânico e aumente as suas chances de realizar vendas!

Assim que puder clique em “Como aumentar o tráfego orgânico da sua loja virtual” e saiba mais sobre este assunto!