Como a atualização Google Bert influencia o e-commerce?

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Mudanças podem ser a chave para atrair mais consumidores de nicho

Google Bert: atualização gera resultados de buscas mais relevantes
Google Bert: atualização gera resultados de buscas mais relevantes

Google Bert é a mais destacada atualização do algoritmo do Google em 2019. Bert é a sigla para Bidirectional Encoder Representations From Transformers ou Representações de Codificador Bidirecional para Transformadores, em tradução livre para a Língua Portuguesa. Trata-se de uma mudança que sem dúvida impactará o comércio eletrônico. Mas como?

De acordo com o informado à imprensa, a atualização possibilitará que o Google compreenda a intenção de busca dos internautas por trás de cada frase-chave. Para tanto, o algoritmo deverá avaliar as preposições inclusas nas frases e realizar conexões entre as ideias.

Digamos, por exemplo, que alguém procure pela frase “turista brasileiro para os EUA precisa de visto”. Vejamos, então, como o algoritmo do Google funcionaria antes e depois da atualização, confira:

  • Antes da Bert: a consulta no buscador mostraria listas para viajantes brasileiros e americanos;
  • Depois da Bert: a consulta resultaria em listas voltadas para viajantes brasileiros apenas.

Como se pode observar, com a Bert o algoritmo decodifica a preposição “para” no meio da frase e compreende que o internauta que está realizando a pesquisa quer saber se brasileiro precisa de visto nos EUA e não o contrário. Desse modo, o resultado se torna mais relevante.

Com efeito, ao decodificar as preposições, a Bert pode ser a chave para varejistas online como você atraírem mais consumidores de nicho. Continue lendo para saber mais sobre isso!

Acesse e leia também o post “SEO para e-commerce”. Fique, então, por dentro de uma lista com as principais atualizações do Google desde 1998.


GOOGLE BERT E A INFLUÊNCIA SOBRE O COMÉRCIO ELETRÔNICO

Ofereça conteúdo detalhado para quem está procurando produtos específicos
Ofereça conteúdo detalhado para quem está procurando produtos específicos

Dado que a Bert analisará as preposições nas frases-chave, logo isso impactará aquelas chamadas long tail (cauda longa). As frases desse tipo são conhecidas por contarem com muitas preposições, se referirem a nichos específicos e, por isso, terem alta intenção de compra. Por exemplo:

  • Persiana amarela para janela de sala do apartamento;
  • Televisão em cores para educação infantil;
  • Camisa de tecido sintético dourado grande.

Observe, nas frases mencionadas, que existe grande quantidade de preposições (para, de, em, do). Além disso, elas fazem referência à cor, material e ao tamanho dos produtos. Tudo isso poderá ser verificado pela Bert e levado em conta nos resultados das buscas feitas por consumidores no Google.

Sendo assim, para atrair esses consumidores de nicho, você deverá caprichar nas descrições das suas páginas de produtos e também das páginas de categorias de produtos.

Forneça informações detalhadas. Use ferramentas como a Keyword Planner, Ubersuggest ou equivalente para descobrir as palavras-chave e frases-chave mais buscadas e insira estas no seu conteúdo (títulos, subtítulos, tags, etc.).

A Google Bert já está disponível no Idioma Inglês, nos EUA, mas ainda não tem data para chegar ao Brasil. Portanto, você tem algum tempo para se preparar e largar na frente dos concorrentes.

Acesse e leia também o post “Descrição de produtos”. Aprenda, assim, a criar páginas de vendas ricas em informações na sua loja virtual.