Como avaliar o desempenho de sua Loja Virtual

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Investir em Marketing Digital é extremamente importante para um projeto de e-commerce. E tão importante quanto o investimento é acompanhar o desempenho das estratégias.

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Não basta ter uma loja virtual para praticar as estratégias de E-Commerce da melhor forma possível, é necessário também que você consiga obter meios para avaliar o seu desempenho e métricas que sejam capazes de demonstrar se a sua loja virtual vem conseguindo atingir os objetivos esperados ou não.

Sendo assim, neste artigo abordaremos algumas dicas bem simples que podem ser utilizadas por você com a finalidade de avaliar o desempenho de sua loja virtual e conseguir compreender se ela vem apresentando bons ou maus resultados, que superam o fator estabelecido somente através do número de vendas por meio do E-Commerce.

Dica 1: Confiabilidade

Um dos fatores primordiais que serão determinantes no momento da tomada de decisão da compra de todos os consumidores que navegarem em sua loja virtual, é a confiabilidade e segurança que o seu site passa para este público.

Neste contexto, a comunicação de sua loja virtual deve estabelecer parâmetros que visem apresentar maior confiabilidade aos seus E-Consumers. Entre estes padrões destacam-se a inclusão de ícones e imagens que certifiquem a segurança de seu site e, mais do que isso, a sua plataforma para comércio eletrônico deve contar com os mecanismos adequados para fornecer a garantia de que nenhum dado informado pelos clientes serão perdidos ou então desviados.

Com isso, deve haver um trabalho conjunto entre os diversos setores que compõem a estrutura interna e externa de sua loja virtual, sendo que todos devem trabalhar de forma aliada para proporcionar às pessoas maior confiabilidade e segurança no momento da compra.

Dica 2: Reputação

Você deve estar atento sobre tudo aquilo que é falado a respeito de sua marca nas principais redes sociais e em alguns dos fóruns de discussão que dizem respeito à reputação de lojas virtuais no Brasil.

Não adianta que você tenha realizado cem entregas sem nenhum problema, se o consumidor que tiver problemas com a sua entrega resolver denunciar a sua loja nos meios virtuais, você pode ter uma crise de imagem da sua empresa, então, é de suma importância que você esteja acompanhando aquilo que vem sendo dito sobre a sua loja virtual na internet.

Para tal fim, o Google fornece uma ferramenta chamada “Alerta”, com a qual você pode estabelecer que cada vez que uma nova página for gerada falando o nome da sua marca ou do seu produto, por exemplo, você receba diretamente em seu e-mail estas atualizações.

Outra dica que diz respeito à reputação de sua loja virtual é que é muito fácil para ser colocada em prática, é criar uma seção de depoimentos em seu site, em que serão demonstrados os relatos de pessoas que compraram de sua marca, gostaram de seus produtos e elogiaram a sua empresa.

Dica 3: Métricas de desempenho

Entre as principais métricas para avaliar o desempenho de sua loja virtual destacam-se:

– Quantidade de acessos: Pode ser obtido através do Google Analytics ou por outra ferramenta similar que consiga lhe fornecer dados quantitativos a respeito de quantas pessoas navegaram em sua loja virtual.

– Taxa de rejeição: É o número que demonstra quantas pessoas acessaram o seu site e não navegaram nele, vendo apenas a sua homepage ou landing page. Com este número, você pode identificar se a sua home está atrativa o suficiente para fazer com que a pessoa tenha interesse de navegar pela sua loja virtual ou não.

– Taxa de conversão: Esta métrica é uma das mais importantes no que diz respeito ao marketing digital, por ser aquela que dá conta sobre quantas pessoas realmente efetuaram a compra através de sua loja virtual. Possuindo este dado, você consegue perceber a eficácia de sua loja virtual para fazer o seu faturamento e a sua lucratividade aumentar a partir da utilização da internet.

Dica 4: ROI (Retorno sobre Investimento)

Por fim, mas não menos importante, é aconselhável que você consiga perceber o ROI (return on investment) que a sua loja virtual vem conseguindo obter através das ferramentas e estratégias de marketing digital que você vem usando para divulgá-la.

Portanto, conhecendo como os clientes vêm percebendo a sua marca e a sua loja virtual, através do estudo sobre a confiabilidade que o seu site passa a eles e a reputação de sua marca no ambiente virtual e, mais do que isso, compreendendo todas as métricas que dizem respeito ao seu site, fica muito mais fácil para que você consiga avaliar o desempenho de sua loja virtual.