Como fazer um Planejamento Estratégico para e-commerce?

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Saiba qual a importância de estabelecer metas mensuráveis para alcançar a Visão da sua empresa

Como fazer um Planejamento Estratégico para e-commerce? 

Como fazer um Planejamento Estratégico para e-commerce?

Como fazer um Planejamento Estratégico para e-commerce? Esta certamente é uma pergunta que todo gerente de e-commerce deveria fazer para si mesmo.

Antes, porém, de dar dicas de como fazer isso, convém explicar o que isso é, não é mesmo?

Pois bem, Planejamento Estratégico (PE) é um termo utilizado pelos profissionais da área de Administração para denominar as ações de coordenação de pequenas metas diárias tendo em vista um objetivo de longo prazo.

No e-commerce, desenvolver um PE é uma atividade complexa, mas que dá um “Norte” para a sua empresa.

Como fazer um Planejamento Estratégico para e-commerce: o básico

O que é preciso para começar a criar um PE para e-commerce? Eu lhe digo. Primeiramente, você deve pensar em integrá-lo à Cultura Organizacional do seu comércio eletrônico, principalmente no que diz respeito ao conceito de “Visão” elaborado para a sua empresa.

Se você leu o artigo “Como elaborar a missão, visão e valores do seu e-commerce?” já sabe que a “Visão” é o objetivo que uma empresa pretende alcançar em longo prazo e que essa visão do futuro muda quando é alcançada.

Digamos que você possua uma loja virtual de shampoos e que a Visão dessa empresa seja a seguinte:

“Tornar-se a maior loja virtual de shampoos do Brasil antes de 2025.”

Então, você observa o mercado e vê quem são as maiores lojas virtuais de shampoo da atualidade e verifica o quanto você terá que vender por semana, por mês, por ano para que, enfim, em um dia no futuro (antes de 2025) você consiga vender mais do que seus maiores concorrentes.

Como fazer um Planejamento Estratégico para e-commerce: a prática

Tendo em vista as informações básicas mencionadas no tópico anterior, você começa a elaborar o seu PE. Para isso, você lança mão das chamadas Key Performace Indicator (KPI), que são metas mensuráveis em um período de tempo.

Suponhamos que para fazer com que sua loja virtual seja a maior do ramo de shampoos você precise vender 1.000 shampoos por semana. Logo, eis algumas KPIs que você poderá usar em seu PE:

– Vender 1.000 shampoos por semana em 2017

– Vender 4.000 shampoos por mês em 2017

– Vender 48 mil shampoos no ano de 2017

– Vender 384 mil shampoos até 2024

Como fazer um Planejamento Estratégico para e-commerce: o impacto da criação de metas

Metas de vendas geram impacto em todas as suas ações de Marketing. Isto é na usabilidade da sua loja virtual, na forma como você emprega a User Experiente e a Customer Experience, na sua cadeia de valor. Enfim, em todos os aspectos do seu negócio. Aspectos estes que terão que ser otimizados com o tempo para que as metas do seu PE possam ser cumpridas.

Uma vez que você consiga cumprir todas as metas e o objetivo maior do seu PE, que é a Visão da sua empresa, esta Visão deverá ser substituída. Ou seja, se a visão era “Tornar-se a maior loja virtual de shampoos do Brasil antes de 2025”, esta poderá ser modificada para “Tornar-se a maior loja virtual de shampoos da América Latina antes de 2035”, e assim por diante.

Você poderá começar com uma Visão e com um PE bem modestos e aumentar o passo com o tempo. Experimente, por exemplo, começar com uma visão do tipo “maior loja virtual do bairro até 2020” e passar para “maior loja virtual da cidade”, “maior loja virtual do estado”, “maior loja virtual do país”, “maior loja virtual da América Latina”, “maior loja virtual das Américas” até chegar a “maior loja virtual de shampoos do mundo”. Será que é possível? Só as suas metas e o tempo dirão!