Como montar um site de vendas do zero em 10 etapas

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Do empreendedorismo à melhoria contínua

Como montar um site de vendas: escolher a plataforma e-commerce mais adequada é uma das etapas do processo. Imagem: @freepik
Como montar um site de vendas: escolher a plataforma e-commerce mais adequada é uma das etapas do processo. Imagem: @freepik

Chegou, chegou, está na hora da alegria! Sim! Chegou a hora de você ficar sabendo como montar um site de vendas. Pois neste artigo eu vou mostrar um caminho seguro em 10 etapas, do empreendedorismo à melhoria contínua. E de bônus vou lhe apresentar o motivo pelo qual o Marketing é tão importante para as vendas online. Confira em seguida!

COMO MONTAR UM SITE DE VENDAS: CAMINHO SEGURO EM 10 ETAPAS

Quer saber como montar um site de vendas? Sim? Pois, então, siga este passo a passo:

01 – Empreendedorismo

No mundo empresarial, empreender é criar um novo negócio. E é exatamente isso o que você está tentando fazer ao montar um site de vendas. Desse modo, empreender requer planejar. E para planejar faça uso de recursos como o Business Model Canvas e o Plano de Negócios.

Já para colocar o seu plano em ação é possível usar outros recursos. Empregue, por exemplo, os conceitos de Startup Enxuta do livro de mesmo nome do autor Eric Ries. Isso lhe ajudará a testar e implantar seu site de vendas gradativamente com economia e praticidade.

Vídeo: usando o Business Model Canvas para esboçar seu negócio online

02 – Plataforma

Existem muitos tipos de sites de vendas. Você pode querer montar um hotsite, um marketplace ou uma multi loja, por exemplo. Todavia, o mais usual é desenvolver uma loja virtual. Uma loja virtual é a mais moderna interface de vendas online na atualidade.

Montar e administrar loja virtual requer sobretudo uma plataforma e-commerce. Há muitas delas no mercado. Um e-commerce MEI geralmente faz uso de sistemas como o da Loja Integrada. Todavia, para quem fatura mais de R$ 70 mil mensais, o ideal é usar uma plataforma como a VTEX.

Vídeo: mais que um sistema de e-commerce, VTEX é uma plataforma de comércio unificado

03 – Design

O layout e o Design são importantes em um site de vendas porque deles depende em parte a usabilidade e a credibilidade do negócio. Um site mal estruturado não é convidativo para os consumidores e por isso tem poucas chances de fazer sucesso.

Em contrapartida, um site de vendas desenvolvido conforme as premissas da sua Cultura Organizacional, que respeita cores e padrões da marca, e que sobretudo tem um Design bonito é muito mais interessante. Enfim, leia nosso artigo “Layout e-commerce” e saiba mais sobre isso.

Vídeo: saiba como o design influencia a credibilidade do seu site e-commerce

04 – Plus

Além de um layout com boa usabilidade e um Design bonito, um site de vendas como uma loja virtual precisa de um “plus”, isto é, de aplicações que o potencializam. Essas aplicações podem ser outros softwares ou serviços que se integram à plataforma e-commerce e ao negócio.

Elas podem ser, por exemplo, os sistemas de precificação dinâmica e de recomendação de produtos, entre outros do tipo. Além disso, recursos como os de “repetir pedido”, “compra recorrente” e “social selling” também ajudam a vender mais.

Vídeo: uso do recurso “compra recorrente” pela Amazon

05 – Atendimento

O atendimento é, de fato, fundamental em todo tipo de site de vendas. Quer comercialize produtos ou serviços, quer seja para outras empresas ou para consumidores finais, sempre é necessário argumentar, tirar dúvidas, rebater objeções. É aqui que entra o diálogo.

No comércio eletrônico, o atendimento pode ser feito, por exemplo, por meio de chat humanizado ou chatbot. Além disso, dá para trabalhar também com aplicativos mensageiros como o WhatsApp e Messenger. Por meio desses recursos é possível dar assistência para que mais vendas ocorram.

Vídeo: Zendesk Chat, o mesmo usado na loja OQvestir, a qual foi desenvolvida pela e-Plus

06 – Pagamento

Não adianta nada fazer muitas vendas se os clientes não tiverem como pagar. Sendo assim, quanto mais opções de pagamento você tiver no seu site e-commerce melhor. Neste ponto cabe o uso de tecnologias como o gateway de pagamento, por exemplo.

Um gateway de pagamento conecta sua loja virtual com diferentes modos de pagamento tais como boleto, débito e crédito. Desse modo, os seus clientes não terão desculpas na hora de fechar uma compra. Com efeito, você reduz o famigerado abandono de carrinho.

Vídeo: gerente da Vindi explica o que é Gateway de Pagamento

07 – Entrega

Uma vez que os clientes façam o pagamento de uma compra na sua loja online inicia-se uma etapa crucial em todo comércio eletrônico, que é a etapa da entrega. Isso requer contratos com transportadoras, gerenciamento de tabelas de preços e outras complexidades.

Mas não se preocupe, pois há uma solução para essa burocracia. Ela é denominada “gateway de frete”. Um gateway de frete gerencia contratos, tabelas, dados de frete automaticamente. Esse sistema pode ser integrado como um plug-in na plataforma e-commerce.

Vídeo: VTEX Log, o gateway de frete da VTEX

08 – Feedback

É muito importante saber o que os consumidores e clientes pensam do seu negócio como um todo. Porém, eles não vão lhe informar nada, a menos que você pergunte. Então, para obter esse feedback é necessário realizar pesquisas durante e pós-vendas.

Vídeo: importância do póis-vendas

Use para isso, os formulários de pesquisa como os disponibilizados pela Hotjar. Queira saber, por exemplo, porque um consumidor está saindo da sua loja virtual sem comprar nada. Empregue, enfim, o Net Promoter Score para calcular a satisfação dos seus clientes.

Vídeo: como funciona a Hotjar (ative legendas e tradução para Português)

09 – Analytics

Sistemas como o Google Analytics e VTEX Insights permitem que você conheça melhor o público que acessa o seu website de vendas. Descubra, por exemplo, de quais regiões os consumidores são, quais são suas faixas etárias, gênero, entre outros dados.

Saiba também quantos são os consumidores novos e recorrentes. Observe se seu site é lento e tenha ideias para melhorar esse aspecto. Fique sabendo quanto tempo os consumidores permanecem em cada uma das suas páginas de vendas e muito mais.

Vídeo: monitoramento de e-commerce com Google Analytics (ative legendas e tradução)

10 – Otimização

O comércio eletrônico é muito dinâmico. Periodicamente são lançadas novas tecnologias que mudam tudo ou que complementam tecnologias anteriores. Os públicos são inconstantes. Por isso, você precisa ficar sempre atento a essas mudanças e otimizar continuamente sua loja.

Um jeito prático de descobrir como está a aderência à sua loja virtual é realizando testes de usabilidade. Eles permitem descobrir se sua interface de vendas atende as atuais expectativas dos consumidores online. Eles possibilitam gerar ideias para melhorias contínuas.

Vídeo: testando a usabilidade com teste A/B

BÔNUS: IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA SEU SITE DE VENDAS

Marketing Digital no e-commerce: aumente a visibilidade, melhore o engajamento e a reputação da sua marca, entre outras vantagens
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Seu site de vendas pode ser o mais bonito e ter a melhor usabilidade do mundo, mas sem Marketing ele não é nada. Sem Marketing ninguém ficará sabendo que o seu site existe e, dessa forma, ele nunca fará uma venda sequer.

Por isso, é importante divulgar, e divulgar todos os dias, para assim gerar visitas. No Brasil, a cada 100 visitantes de uma página de vendas apenas 1 realiza uma compra. A taxa de conversão é, como se pode observar, de apenas 1%.

Melhorando as coisas com Marketing Digital

Se você quiser, portanto, realizar 10 vendas diárias, então deverá gerar 1.000 visitantes em apenas uma página de vendas específica dentro da sua loja virtual. Fazer isso hoje é bem possível graças a recursos do Marketing Digital como os links patrocinados para e-commerce.

O Marketing Digital também nos reserva o recurso do E-mail Marketing. O E-mail Marketing viabiliza a nutrição de leads. Ou seja, por meio dele é possível preparar o consumidor para comprar. Uma boa campanha desse tipo pode elevar a taxa de conversão para 2%, 3% ou mais.

Seja como for, ter um site de vendas é hoje o melhor dos cenários para empreendedores. As novas gerações estão cada vez mais acostumadas com a internet e, por isso, elas tenderão a migrar das compras offline para as compras online com mais vigor. Por isso, você que está pensando em como montar um site de vendas está no caminho certo.

Assim que puder clique em “Implantação de e-commerce” e descubra como começar a criar o seu site de vendas agora mesmo!