Compras e-commerce: maioria dos consumidores prefere produtos de Moda e Turismo

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Pesquisa demonstra também que 60% dos compradores prezam por melhorias na experiência do usuário nos comércios eletrônicos

Compras e-commerce: produtos e serviços de Moda e Turismo estão entre os top interesses dos consumidores brasileiros

Compras e-commerce: produtos e serviços de Moda e Turismo estão entre os top interesses dos consumidores brasileiros

A empresa de soluções em processamento de dados de negócios SAP Brasil publicou recentemente o relatório “Consumer Propensity Study”, que revela estatísticas sobre as compras e-commerce.

Foram entrevistados 1.000 brasileiros entre janeiro de julho de 2018. De acordo com o estudo, mais de 70% dos consumidores usam o comércio eletrônico para adquirir produtos e serviços relacionados à Moda e ao Turismo.

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Dados sobre compras e-commerce segundo o Consumer Propensity Study

Conforme a referida pesquisa:

• 78% dos consumidores usam o e-commerce para comprar produtos de Moda;

• 74% para comprar produtos e serviços relacionados ao Turismo;

• 68% para adquirir produtos e serviços no setor de entretenimento;

• 61% para comprar produtos eletrônicos.

O mesmo estudo demonstrou que dentre os consumidores sobretudo:

• 74% compram porque são influenciados por descontos e promoções;

• 47% por causa dos descontos oferecidos para a compra de outros itens;

• 20% pelo senso de urgência (poucos produtos em estoque, por exemplo);

• 24% por causa das boas recomendações de artigos da mesma marca.

O relatório também informa que certamente:

• 60% dos consumidores prezam por melhorias na experiência do usuário;

• 49% por chatbots 24 horas para sanar dúvidas;

• 45% por realidade virtual aumentada;

• 41% pela possibilidade de experimentar o produto antes de comprar.

Por fim, a pesquisa apontou que:

• 70% dos consumidores abandonam o carrinho por causa de frete alto demais;

• 41% desistem quando descobrem preços mais baixos em outros sites;

• 39% abandonam quando o prazo de entrega é muito longo;

• 36% declinam quando o produto está indisponível no estoque;

• 36% desistem quando não existe desconto ou código promocional.

Compras e-commerce: grande parte dos consumidores abandonam o carrinho de compras quando se deparam com um frete alto demais

Compras e-commerce: grande parte dos consumidores abandonam o carrinho de compras quando se deparam com um frete alto demais

Da necessidade de realizar cadastro antes de finalizar compras e-commerce

Um dado final, mas não menos importante da pesquisa da SAP Brasil, é que 15% dos consumidores entrevistados se queixaram da obrigatoriedade de criar cadastro em um site antes de concluir uma compra.

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Esse dado é importante porque existem plataformas e-commerce com recursos que amenizam a questão do cadastro. Uma delas é a VTEX, que vem com a ferramenta SmartCheckout, que permite que os consumidores comprem com segurança com apenas um clique e sem senhas.