O que é Lead Tracking?

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Saiba como usar esse recurso para otimizar as vendas no seu e-commerce!

Lead Tracking: monitore os leads e personalize a comunicação no seu e-commerce. Imagem: @stories
Lead Tracking: monitore os leads e personalize a comunicação no seu e-commerce. Imagem: @stories

Recurso da plataforma RD Station, o Lead Tracking permite monitorar as visitas que os consumidores fazem em sites de e-commerce como o seu. Desse modo, é possível descobrir quando, como e por que eles acessam as suas páginas. Com efeito, você poderá focar as suas ações apenas naqueles que estão realmente interessados em comprar alguma coisa na sua loja virtual. É um recurso fundamental em Inbound Marketing.

Com o Lead Tracking você pode, por exemplo:

  • Monitorar os visitantes, sobretudo os leads, da sua loja virtual e blog de e-commerce;
  • Observar as páginas que cada consumidor acessa e criar um histórico de visitação;
  • Observar os consumidores desde quando simples visitantes até se tornarem leads e clientes;
  • Saber no que cada consumidor está interessado no momento;
  • Identificar os leads que estão mais aptos para fazerem uma compra no momento;
  • Separar os visitantes curiosos dos mais interessados e focar nestes últimos;
  • Aumentar a personalização no relacionamento com cada consumidor;
  • Interagir de um jeito personalizado com cada lead;
  • Monitorar as páginas mais importantes do seu e-commerce;
  • Automatizar processos de vendas e de Marketing.

Como se pode observar, o Lead Tracking amplia a visão do seu comércio eletrônico e permite que você tenha mais foco no que realmente importa. Ele evita, assim, perdas de tempo e de recursos com visitantes curiosos. Tudo isso, por sua vez, desemboca na vantagem maior, que é uma performance de vendas melhor.

LEAD TRACKING: COMO ELE FUNCIONA?

O Lead Tracking funciona de forma muito simples. Primeiramente, você deve instalar um código de monitoramento nas páginas do seu e-commerce. Desse modo, cada visitante que entrar no seu site será visualizado e contabilizado pelo sistema.

O sistema conta com um painel de visualização chamado de “linha do tempo dos leads”, onde é possível verificar o nome, o estágio em que o lead se encontra no seu Funil de Vendas, as atividades que ele realizou dentro do seu site de e-commerce e muito mais.

Vídeo: usando o Lead Tracking para vender mais

Os dados que você capta a partir do Lead Tracking podem ser usados para:

Contabilizar o Lead Scoring:

Dê uma pontuação alta para os leads que visitam páginas importantes como as de vendas, e uma pontuação mais baixa para quem visita a página “Trabalhe conosco”, por exemplo. Crie, dessa forma, um modelo no qual os leads mais interessados em comprar têm uma pontuação mais elevada.

Segmentar a sua base de leads:

Conforme os visitantes entram nas páginas do seu site, você poderá segmenta-los de acordo com os interesses de cada um. Desse modo será possível criar campanhas de e-mail com assuntos pertinentes para cada grupo de leads. Atinja, dessa maneira, cada consumidor de um modo personalizado e conquiste-o.

Automação de Marketing:

Crie uma série de fluxos automatizados a partir das visitas dos consumidores no seu site. Por exemplo, avise os seus vendedores quando um lead visitar uma página de vendas. Produza, ainda, campanhas de E-mail Marketing com disparos de e-mails periódicos e automáticos para cada grupo de leads, entre outras ações.

O Lead Tracking, aproveito para dizer, é um recurso usado com muito sucesso por nós da agência e-Plus para acompanhar e otimizar a performance de vendas dos nossos clientes. Trata-se de algo que pode realmente dar um plus no seu comércio eletrônico. Vale a pena experimentar!

Assim que puder clique em “O que é RD Station” e saiba mais sobre essa plataforma de automação de Marketing.