Dia do Cliente gera oportunidades para donos de lojas virtuais

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Saiba como aproveitar essa data comercial para fazer mais vendas no seu site e-commerce

No Dia do Cliente, fidelize os seus clientes com ofertas personalizadas de produtos e serviços via E-mail Marketing
No Dia do Cliente, fidelize os seus clientes com ofertas personalizadas de produtos e serviços via E-mail Marketing

No Brasil, o Dia do Cliente é uma data comercial comemorativa que ocorre anualmente todo dia 15 de setembro.

Ela foi inventada pelo empresário gaúcho João Carlos Rego no Rio Grande do Sul, em 2003, e desde então vem se espalhando para múltiplas cidades e estados brasileiros.

Seja como for, é possível usar este dia, bem como as semanas anterior e posterior a ele, para objetivos como:

  • Homenagear sua base de clientes com mensagens e frases capazes de estreitar as relações;
  • Publicar campanhas de Marketing que possam ativar emoções que impulsionam as compras (use o People Marketing);
  • Fidelizar clientes com propostas de vendas personalizadas de produtos e serviços.

Enfim, a data é aplicável tanto às lojas físicas quanto às lojas virtuais.

E caso você tenha estes e outros canais de vendas, procure fazer uma campanha de Marketing que integre todos eles e, desse modo, unifique e fortaleça a sua marca.

Vale comentar, assim como a Black Friday e o Dia do Consumidor, o interesse pelo Dia do Cliente vem crescendo ano a ano. Então, você não pode ficar fora disso.

Acesse e leia também o post “10 datas importantes para o e-commerce brasileiro”.


CRESCE O INTERESSE PELO DIA DO CLIENTE

De acordo com o Ubersuggest, o termo “Dia do Cliente” é buscado 8.100 vezes mensais no Google.

Todavia, no mês de setembro, as buscas sobem para mais de 27 mil.

Com efeito, isso significa que ele é pesquisado mais de 100 mil vezes por ano no Brasil.

Aliás, conforme nos mostra o Google Trends (vide gráfico em seguida), o interesse por esse tema tem aumentado ano a ano desde que ele veio à tona em 2003:

Gráfico de tendência desde 2003 até o presente
Gráfico de tendência desde 2003 até o presente

E, ainda conforme o Google Trends, o termo tem sido mais consistente do que o Dia do Consumidor, o qual ocorre no dia 15 de março, confira:

Tendências do Google Trends: Dia do Cliente sobreposto ao Dia do Consumidor
Tendências do Google Trends: Dia do Cliente sobreposto ao Dia do Consumidor

Muito bem, mas como aproveitar essa tendência para vender mais no seu site de comércio eletrônico? É o que veremos mais adiante.

Mas antes, acesse e leia também o post “51 datas comemorativas profissionais para vender mais no e-commerce”.


COMO APROVEITAR A PROCURA PELA DATA

O primeiro passo para aproveitar a procura pela data é fazer com que as pessoas encontrem a sua loja virtual nos sites buscadores como o Google.

Para tanto, lance mão de ações de Marketing como as de:

  • Marketing de Conteúdo:

Produza textos, vídeos, áudios e outros tipos de conteúdo com palavras-chave como “Dia do Cliente”, “Dia do Cliente 2019”, “Dia do Cliente frases”, “Dia do Cliente mensagem”, “Dia do Cliente ideias”, entre outras que são pesquisadas no Google.

Crie conteúdo para as suas redes sociais, aplicativos mensageiros, blogs, sites, etc.

Dessa forma, quando o seu conteúdo for encontrado na web, os internautas poderão acessar as suas páginas e canais de vendas e fazer um pedido.

Use técnicas SEO ao implementar estratégias de conteúdo
Use técnicas SEO ao implementar estratégias de conteúdo
  • Links Patrocinados:

Use as mesmas palavras-chave mencionadas anteriormente nos seus anúncios patrocinados. Encaminhe os internautas diretamente para as suas páginas de vendas de produtos.

Para facilitar as vendas, ofereça descontos e brindes, faça promoções e sorteios.

Tenha em mente, contudo, que na medida em que a data se aproxima, mais donos de lojas virtuais estarão criando links patrocinados, o que aumentará o custo do clique e encarecerá o custo da sua campanha.

  • E-mail Marketing:

Se você tem uma base de leads cadastrados, essa é uma boa hora para começar a lhes enviar mensagens especiais para o Dia do Cliente.

Ofereça cupons de desconto nos produtos mais queridos pelos seus leads.

Dessa maneira, muitos deles não conseguirão resistir e provavelmente farão uma compra na sua loja virtual.

Acesse e leia também “Quais as melhores datas para fazer promoções no e-commerce“.


HABITUE-SE COM A DATA

Como visto, o Google Trends aponta que a tendência é que o Dia do Cliente vai continuar em crescimento.

Ofereça uma boa experiência de compras na sua loja virtual e dessa forma mantenha os seus clientes satisfeitos
Ofereça uma boa experiência de compras na sua loja virtual e dessa forma mantenha os seus clientes satisfeitos

Sendo assim, você precisa habituar-se a ele.

Coloque-o na sua agenda e prepare-se antecipadamente para essa data ano após ano daqui para frente.

Deixe as suas campanhas engatilhadas com antecedência e publique-as na hora certa.

Ademais, tenha um site e-commerce responsivo, que se adapta aos diferentes tamanhos de telas. E, mais do que isso, conte com um Design impecável e com excelente usabilidade. Só assim seus clientes poderão ter uma boa experiência de compra.

Com isso, sem dúvida você conseguirá atrair mais público para a sua loja virtual, fidelizar pessoas e aumentar a sua taxa de conversão no período.

Acesse e leia também o post “Aumente seu lucro com promoções em datas comemorativas“.