E-commerce cresce na América Latina: 50% da população já compra pela internet

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Receita dos comerciantes online locais tende a crescer de forma constante nos próximos anos

E-commerce cresce na América Latina: mercado local irá de US$50 bilhões em vendas em 2021 para US$160 bilhões em 2025, mais do que triplicando de tamanho em quatro anos. Imagem: @rawpixel.com
E-commerce cresce na América Latina: mercado local irá de US$50 bilhões em vendas em 2021 para US$160 bilhões em 2025, mais do que triplicando de tamanho em quatro anos. Imagem: @rawpixel.com

“E-commerce cresce na América Latina” é mais uma notícia quente do universo do comércio eletrônico. Dados de diversas fontes mostram que as compras online na região vão ocorrer com cada vez mais frequência, gerando assim bilhões de dólares em lucro para varejistas como você.

Só para você ter uma ideia, de acordo com informações da pesquisa RetailX compiladas pelo blog Practical Ecommerce, 79% da população do Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Costa Rica, Peru e Panamá possuem acesso à internet e 50% dela fizeram compras online em 2021. Em 2017, vale mencionar, esse número era de apenas 33%. Os números indicam que pelo menos até 2025 haverá crescimento constante nas vendas do setor.

O aumento das compras online latam obviamente gera muitas oportunidades para varejistas e atacadistas. Por isso, neste artigo, além de apresentar números eu aponto estratégias que você poderá usar para aproveitar o fluxo de compradores online que está vindo forte. Continue lendo e fique por dentro!

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E-COMMERCE CRESCE NA AMÉRICA LATINA: ESTATÍSTICAS

Confira agora algumas estatísticas que comprovam o crescimento das vendas e da receita do comércio eletrônico em países latam:

Crescimento das vendas de e-commerce na América Latina

De acordo com os dados do já citado blog da Practical Ecommerce, as vendas do setor de varejo online na América Latina estão subindo de forma constante desde 2019 e vão continuar assim ao menos até 2025, observe:

  • 2019: US$50 bilhões em vendas;
  • 2020: US$68 bilhões;
  • 2021: US$85 bilhões;
  • 2022: US$104 bilhões:
  • 2023: US$121 bilhões;
  • 2024: US$138 bilhões;
  • 2025: US$160 bilhões.

Ainda segundo o Practical Ecommerce, entre as empresas que lideram as vendas nos países latino-americanos, o Mercado Livre vem na frente com mais de 2,5 bilhões de visitas (dados de 2021). Na segunda posição está a Amazon com 809 milhões de visitas seguida da AliExpress com 283 milhões de visitas.

Crescimento da receita do e-commerce em países da América Latina

Para você ter uma ideia de como o e-commerce cresce de forma homogênea na América Latina, basta ver o faturamento dos mercados da região ao longo do tempo. Conforme dados do Statista, os principais mercados locais experimentam aumento na receita. O Brasil, por exemplo, faturou US$41 bilhões em 2021 e em 2025 atingirá o montante de US$79 bilhões, o que o fará praticamente dobrar de tamanho.

Enquanto isso, o México obteve uma receita de US$39 bilhões em 2021, mas em 2025 ela será de US$63 bilhões. O mesmo se sucede com a Argentina que irá de US$17 bilhões para US$42 bilhões no período, com o Chile que saiu de US$12 bilhões para US$23 bilhões, com a Colômbia que irá de US$10 bilhões para US$17 bilhões, e com o Peru que faturou US$9 bilhões em 2021 e chegará ao montante de US$18 bilhões em 2025.

Como se pode observar, o e-commerce cresce na América Latina de maneira consistente. Isso é um ótimo sinal para varejistas como você, que podem aproveitar esse fato para realizar uma transformação digital, criar um e-commerce, otimizar a loja virtual atual ou até mesmo implementar um comércio unificado

E-COMMERCE CRESCE NA AMÉRICA LATINA: COMO APROVEITAR ESSE FATO?

Para aproveitar o fato de que o e-commerce cresce na América Latina, você deve investir na criação de um comércio eletrônico. Ou, se você já tem um, pense que talvez seja necessário otimizá-lo. Enfim, aqui estão algumas ações que você pode realizar para vender mais agora que os consumidores online Latam estão despertando:

Implemente uma plataforma headless:

Uma plataforma headless conta com o front-end separado do back-end, o que lhe permitirá evoluir a forma e as funções, o look and feel, da sua loja virtual de forma independente. Assim, você poderá escalar seu negócio com mais facilidade.

Crie um comércio unificado:

Unifique os estoques de todos os seus canais de vendas físicos e online. Desse modo será possível realizar o ship from store, pick up in store e outras atividades que melhoram a experiência do cliente.

Cross border:

Cross border é o comércio transfronteiriço, feito de um país para outro. Já que o e-commerce cresce na América Latina toda, você não irá querem vender só no Brasil, não é mesmo? Ative o cross border!

Vídeo: saiba mais sobre cross border!

Divulgação:

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