E-commerce na União Europeia: 42% compram roupas, calçados e acessórios

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça algumas estatísticas do e-commerce europeu!

Número de consumidores no e-commerce da União Europeia está em franco crescimento. Imagem: @rawpixel.com
Número de consumidores no e-commerce da União Europeia está em franco crescimento. Imagem: @rawpixel.com

O e-commerce na União Europeia (UE) vai de vento em popa. Na última década, todos os países da região experimentaram um grande crescimento no número de consumidores que compram online. E agora, mais do que nunca, com a entrada de cada vez mais nativos digitais no mercado de trabalho, a tendência é que o número de consumidores online aumente ainda mais. Sendo assim, é hora de montar o seu e-commerce na UE. Continue lendo e saiba mais sobre esse assunto!

NÚMEROS DO E-COMMERCE NA UNIÃO EUROPEIA

De acordo com dados do escritório de estatísticas Eurostat citados pelo blog Practical E-commerce, o número de consumidores online aumentou em todos os países da União Europeia na última década. Na Áustria, por exemplo, só 48% da população comprava online em 2012 contra 66% em 2022. Enquanto isso, Portugal tinha 22% de consumidores no e-commerce há dez anos, e hoje tem 54%. 

Outros países como a Dinamarca, por exemplo, ultrapassaram a barreira dos 80% de consumidores online ativos. Para você ter uma ideia, na Dinamarca eram 73% em 2012 e agora são 88%. Enquanto isso, na Irlanda eram 46% há uma década e hoje são 85%.

No entanto, só um país da UE obteve um aumento no número de consumidores acima de 90%. Trata-se da Noruega que, em 2012, já tinha 76% de compradores no e-commerce. Hoje, porém, esse número chega a 92% naquele país, um ótimo lugar para lançar uma loja virtual.

Consumidores por idade

Ainda conforme o Eurostat, no e-commerce da União Europeia, os consumidores de todas as idades estão comprando mais. Observe na tabela em seguida o percentual de consumidores que faziam compras em 2012 e, posteriormente, em 2022:

Faixa etária% de consumidores em 2012% de consumidores em 2022
16 a 24 anos53%81%
25 a 34 anos62%87%
35 a 44 anos59%83%
45 a 54 anos54%74%
55 a 74 anos46%59%
Evolução do percentual de consumidores no e-commerce da União Europeia, conforme o Eurostat

Como se pode observar, o e-commerce na União Europeia vai muito bem, obrigado. Com efeito, lançar uma loja virtual em países dessa região pode dar muito certo para empreendedores(as) como você, de qualquer nacionalidade. Aliás, aproveitando a oportunidade, lembre-se que sempre poderá contar com o suporte da Agência e-Plus para criar, migrar, implementar, integrar, divulgar e gerenciar sua loja virtual em qualquer lugar do mundo. Para contratar nosso suporte, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe agora mesmo:

LISTA DE ITENS MAIS COMPRADOS

De acordo com o Eurostat, entre os consumidores da União Europeia:

  • 42% compram roupas, sapatos e acessórios no e-commerce;
  • 19% fazem encomendas em restaurantes;
  • 17% compram cosméticos e produtos de beleza e bem-estar;
  • 16% adquirem mobiliário ou artigos de jardinagem;
  • 14% compram livros, revistas e jornais no e-commerce;
  • 14% adquirem artigos esportivos (exceto vestuário);
  • 13% vão de computadores, tablets e celulares;
  • 13% compram medicamentos ou suplementos alimentares;
  • 12% adquirem no e-commerce produtos para crianças ou artigos de puericultura;
  • 11% preferem comprar alimentos, bebidas e kits de refeição;
  • 10% compram eletrônicos de consumo ou eletrodomésticos;
  • 9% adquirem itens de limpeza ou higiene pessoal;
  • 8% compram bicicletas, ciclomotores e carros;
  • 4% vão de CDs e discos de vinil;
  • 3% preferem comprar filmes ou séries em DVDs e Blu-ray.

Enfim, os e-commerces de moda lideram o e-commerce na União Europeia. No entanto, isso não quer dizer que não haja outras categorias promissoras. A área de cosméticos, por exemplo, é muito interessante para quem quer montar uma loja virtual na Europa.

  • Assim que puder clique em “Floria migra para VTEX” e conheça o case da maior floricultura da Romênia, país pertencente a União Europeia!

COMO MONTAR UM E-COMMERCE NA UNIÃO EUROPEIA?

Para montar um e-commerce na União Europeia recorra ao suporte da Agência e-Plus. Por meio do programa VTEX BOOST, por exemplo, a Agência e-Plus pode desenvolver sua loja virtual em Portugal com a plataforma VTEX integrada com a plataforma de Automação de Marketing E-goi. 

Vídeo: saiba mais sobre o programa VTEX BOOST (ative a legenda para o seu idioma nos controles do player no Youtube)!

Com mais de 10 anos de tradição e mundialmente reconhecida pelo Quadrante VTEX, a Agência e-Plus é a agência preferida dos varejistas e atacadistas que desejam digitalizar seus negócios ou migrar de plataforma e-commerce. Para contratar, clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe: