Entrar no Facebook ainda compensa?

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Vale a pena criar uma fanpage para sua empresa e anunciar nesta mídia social?

Entrar no Facebook pode compensar. Você só precisar experimentar e avaliar.

Entrar no Facebook pode compensar. Você só precisar experimentar e avaliar.

Entrar no Facebook vale a pena? Criar uma fanpage para a sua loja virtual pode de fato acrescentar valor ao seu comércio eletrônico?

Pois bem, antes de mais nada vamos conhecer um pouco mais sobre esta mídia social.

O QUE É O FACEBOOK?

Fundada em 2004 por Mark Zuckerberg, Facebook é uma empresa e rede social de mesmo nome, a qual possui hoje mais de 2 bilhões de usuários.

É sem dúvida uma das maiores do mundo.

Ela conta com múltiplos recursos, sendo os seguintes os mais importantes:

• Possibilidade para criação e publicação de posts textuais e audiovisuais

• Fotos e álbuns de fotos

Fanpages

• Grupos

• Vídeos

• Transmissões ao vivo

• Eventos

• Aplicativos integrados

• Messenger

• Analytics

• Ads

• Botão compartilhar

• Botão de reações

• Marketplace

Como se pode observar, muitos destes recursos são de enorme serventia para o e-commerce. A plataforma Ads, por exemplo, que permite criar e publicar anúncios pagos no Facebook e também no Instagram é um deles.

Pretende entrar no Facebook? Algumas ferramentas desta mídia social podem ser muito úteis no comércio eletrônico.

Pretende entrar no Facebook? Algumas ferramentas desta mídia social podem ser de fato muito úteis no comércio eletrônico.

Todavia, como estudaremos adiante, além de bons recursos, o Facebook possui alguns problemas. Bem, digamos que ninguém é perfeito.

DESVANTAGENS DE ENTRAR NO FACEBOOK

Na atualidade, as principais desvantagens de entrar no Facebook são com certeza:

• A facilidade com que esta rede social permite a veiculação de notícias falsas;

• A captação de dados dos usuários. Dados estes cujos fins não são bem definidos;

• Violações de segurança que possibilitam repasse indiscriminado de dados dos usuários para terceiros como no episódio da Cambridge Analytica;

• Episódios de bullying, assédio, violência e proliferação do ódio são constantes nesta e em outras redes sociais.

Felizmente, o Facebook tem também vantagens, muitas das quais para lojistas virtuais como você.

VANTAGENS DE ENTRAR NO FACEBOOK

São vantagens de usar o Facebook:

• Se você considerar que cada usuário desta rede social é um consumidor, então você tem no Facebook um mercado com mais de 2 bilhões de consumidores (30% da população mundial);

• Nesta rede social é possível criar conteúdo orgânico viral, que poderá ser compartilhado pelos usuários da sua cidade, estado, país, continente e além, o que com certeza aumentará sua base de fãs;

• O Gerenciador de Anúncios do Facebook permite criar anúncios segmentados para grupos de pessoas com o mesmo perfil. Sendo assim, você poderá apresentar seus produtos e fazer suas promoções apenas para o público que realmente interessa;

• As pessoas consomem conteúdo de maneira diferenciada. Algumas curtem textos e fotos, outras vídeos, outras ainda preferem ilustrações ou infográficos. Por fim, há as que curtem conteúdo ao vivo. Tudo isso é possível fazer e publicar no Facebook, e além disso pode ser aproveitado para divulgar seu comércio eletrônico.

Como se pode notar, assim como em qualquer outra rede social, há coisas boas e ruins no Facebook.

Enfim, neste cenário, você só precisa saber se o Facebook vale a pena para a sua empresa especificamente.

CONCLUSÃO: ENTRAR NO FACEBOOK COMPENSA?

Entrar no Facebook pode valer a pena para algumas empresas e para outras não

Entrar no Facebook pode valer a pena para algumas empresas e para outras não

A resposta para esta questão é que pode compensar para algumas empresas e para outras não.

Desse modo, só há um jeito de saber se ela será boa ou não para você: experimentando-a.

Comece criando uma fanpage no Facebook. Depois, publique posts orgânicos regularmente e teste a plataforma de anúncios. Continue experimentando novas ferramentas.

Lembre-se, você pode contratar uma agência de Marketing Digital para criar campanhas sob medida para a sua empresa e-commerce no Facebook e em outras plataformas.

Com isso, você terceiriza o Marketing e cuida apenas da atividade-chave da sua loja virtual.

Se, por um acaso, a sua experiência não der certo, então não tenha medo de “sair pela direita” como no desenho do Leão da Montanha ou como a Folha de São Paulo, a Lush e suas submarcas, a Whetherspoons, Tesla, SpaceX e Playboy, por exemplo, que nos últimos anos abandonaram esta rede social.

ALÉM DO FACEBOOK

Além de experimentar o Facebook, você pode tentar um lugar em outras redes sociais interessantes, tais como o Pinterest, o Twitter, o LinkedIn e o Instagram, entre outras.

Encontre o seu lugar nas redes sociais, conquiste as pessoas, encaminhe-as para a sua loja virtual e faça mais vendas!