Estratégias de retenção de clientes: 28% das marcas oferecem mais produtos premium

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Saiba o que fazer para transformar consumidores em fregueses do seu e-commerce!

Oferecer mais métodos de pagamento é uma das melhores estratégias de retenção de clientes e de aquisição de clientes no e-commerce. Imagem: @freepik
Oferecer mais métodos de pagamento é uma das melhores estratégias de retenção de clientes e de aquisição de clientes no e-commerce. Imagem: @freepik

No e-commerce, as estratégias de retenção de clientes é como chamamos as ações que lojistas como você podem realizar para fazer com que um cliente que comprou uma vez na sua loja virtual compre mais vezes no futuro próximo. Em outras palavras, elas servem para transformar clientes em fregueses.

Neste artigo, eu apresento alguns dados interessantes sobre estratégias de retenção para que você possa compreender como a maioria dos lojistas pensam a respeito disso. Além disso, listo algumas estratégias que você poderá aplicar na sua loja virtual para melhorar essa métrica. Acompanhe em seguida!

ESTRATÉGIAS DE RETENÇÃO DE CLIENTES MAIS USADAS

A Shopify realizou recentemente um estudo de nome “Commerce Trends 2023” com 900 empresários e tomadores de decisões comerciais dos EUA, Canadá, França, Reino Unido, Espanha, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Singapura, Índia, China, Austrália e Nova Zelândia, no qual apontou como os lojistas se comportam em relação ao e-commerce, cadeia de suprimentos, Marketing e outros quesitos. Um dos tópicos desta pesquisa abrangeu justamente a retenção de clientes.

De acordo com o estudo da Shopify, no que diz respeito a estratégias de retenção de clientes e aquisição de clientes:

  • 28% dos empresários usam mais as redes sociais para fazer Marketing e promoções;
  • 28% procuram oferecer mais produtos e serviços premium;
  • 27% dos empresários aumentam a participação em marketplaces atuando no modo marketplace out;
  • 26% oferecem mais métodos de pagamento;
  • 26% usam dados do cliente para melhorar a segmentação das campanhas de Marketing e fazer a personalização de anúncios.

Como se pode observar, as redes sociais e os produtos premium figuram entre as estratégias mais utilizadas para retenção de clientes. Enquanto os produtos premium melhoram a experiência do cliente, as redes sociais reduzem o atrito entre a descoberta e a conversão e, assim, simplificam o engajamento e as vendas.

MAIS ESTRATÉGIAS DE RETENÇÃO DE CLIENTES

Existem muitas estratégias de retenção de clientes e algumas delas podem ser muito úteis para o seu e-commerce. Por exemplo, um sistema de assinaturas pode gerar compras recorrentes por tempo indeterminado, proporcionando uma fonte de receita contínua para a sua loja virtual. Use, nesse caso, tecnologias como o Sistema de Assinatura VTEX, que facilitam a implantação do recurso.

Outra estratégia de retenção de clientes muito importante é o oferecimento de frete grátis. Para você ter uma ideia, de acordo com dados do estudo “E-commerce Trends 2023” da Octadesk e Opinion Box, 79% dos consumidores escolhem uma loja virtual para fazer compras porque ela oferece frete grátis. Ou seja, se você oferece entrega grátis e seu concorrente não, é óbvio que os consumidores comprarão na sua loja.

Além do sistema de assinaturas e do frete grátis, também é importante contar com um sistema de nutrição de leads. A nutrição de leads visa preparar os contatos do seu e-commerce para as compras por meio de conteúdo enviado via E-mail Marketing. Sabe aquele ditado “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”? Pois é, a nutrição funciona assim. Você envia mensagens informativas e persuasivas para os seus leads até que um dia eles cedem e acabam comprando o produto.

Vídeo: conheça mais estratégias de retenção de clientes!

SUPORTE PARA GESTÃO DE E-COMMERCE

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