Gestão de pedidos: o que é e como fazer isso no e-commerce?

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Conheça uma das principais ferramentas voltadas para este procedimento!

A gestão de pedidos no e-commerce visa melhorar a eficiência do processamento de pedidos. Imagem: @vectorjuice
A gestão de pedidos no e-commerce visa melhorar a eficiência do processamento de pedidos. Imagem: @vectorjuice

No e-commerce, a gestão de pedidos é o nome dado ao processo de administração dos pedidos de produtos feitos em um marketplace, loja virtual ou outro canal de vendas eletrônico. Esse processo engloba o cadastro, o faturamento, a separação, a expedição, o transporte e a entrega do pedido ao cliente. E, se for necessário, abrange também a devolução do produto para a loja.

COMO FAZER A GESTÃO DE PEDIDOS NO E-COMMERCE?

Hoje, o jeito mais fácil de fazer a gestão de pedidos no e-commerce é por meio de um software denominado Order Management System (OMS), também chamado em Português de Sistema de Gerenciamento de Pedidos.

Existem no mercado vários OMSs desenvolvidos por diferentes empresas. Você pode adquirir um deles e logo depois integrá-lo ao seu Enterprise Resource Planning (ERP), isto é, ao seu Sistema de Planejamento de Recursos Empresariais ou à sua plataforma e-commerce.

O VTEX OMS, por exemplo, pode ser integrado à plataforma VTEX. Por meio dele é possível unificar estoques e, desse modo, aumentar a disponibilidade de produtos nas suas lojas físicas, virtuais, apps mobile e totens, entre outros canais de vendas.

Ademais, o VTEX OMS também permite inserir pontos de retirada. Por meio dele você pode criar experiências omnichannel como ship from store, scheduled delivery e várias opções de fullfilment em um único pedido.

Vídeo: saiba mais sobre o VTEX OMS!

CARACTERÍSTICAS DE UM BOM OMS

Um bom OMS como o VTEX OMS lhe permitirá, por exemplo:

  • Integrar dados de ERPs, WMSs, POSs e de todos os seus estoques. Assim você poderá obter uma visão única do inventário. Isso lhe permitirá garantir que os pedidos sejam atendidos da forma mais eficiente possível em cada canal de vendas;
  • Integrar dados de clientes e, desse modo, capacitar os seus colaboradores para que sejam capazes de atender os consumidores do seu e-commerce e de outros canais de vendas de forma personalizada;
  • Controlar ofertas de produtos em todos os seus canais de vendas e, além disso, facilitar a realização de promoções personalizadas;
  • Proporcionar maior praticidade para o faturamento e reembolso de pagamentos;
  • Automatizar a gestão de pedidos desde a encomenda até a entrega, passando pelas etapas de faturamento, separação, expedição e transporte, facilitando assim o ciclo dos pedidos. Além disso, um bom OMS pode lhe ajudar a automatizar a logística reversa do seu e-commerce.

Por isso, para fazer a gestão de pedidos do seu e-commerce, invista em um bom OMS. E caso precise de ajuda para integrar e/ou operar o sistema, não se preocupe, pois você sempre poderá contar com a ajuda da Agência e-Plus para isso. Clique no botão em seguida e entre em contato conosco para saber mais: