VTEX OMS: uma ferramenta omnichannel para gestão de pedidos

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Integre os estoques das lojas físicas e virtuais e proporcione uma experiência de compra melhor para os seus consumidores!

VTEX OMS integra estoques e cria uma prateleira infinita, o que melhora a experiência de compra dos consumidores. Imagem: @freepik
VTEX OMS integra estoques e cria uma prateleira infinita, o que melhora a experiência de compra dos consumidores. Imagem: @freepik

VTEX OMS é uma ferramenta omnichannel nativa da plataforma e-commerce VTEX para gestão de pedidos, a qual permite unificar estoques e, desse modo, aumentar a disponibilidade de produtos nas suas lojas físicas, lojas virtuais, apps mobile e totens, entre outros canais, gerando mais vendas em todos eles. Além disso, esta ferramenta possibilita criar pontos de fulfillment em lojas estratégicas, assegurando uma entrega mais fluida e uma experiência de compra melhor para os seus clientes.

Antes de prosseguir com o VTEX OMS, é importante informar para quem ainda não sabe que OMS é a sigla para Order Management System, que em Português significa Sistema de Gerenciamento de Pedidos. Trata-se de um software com o qual é possível centralizar, armazenar, organizar e visualizar informações sobre pedidos de uma empresa como sua, bem como realizar e automatizar processos de gestão do estoque e fazer atendimento pós-venda, entre outras atribuições.

Desse modo, por meio de um OMS como o VTEX OMS você pode em primeiro lugar aumentar a eficiência dos seus estoques, da sua logística e da sua operação de comércio. De fato, este sistema proporciona maior agilidade e eficácia no cumprimento de prazos de entrega. Enfim, ele permite que você possa realizar um atendimento ao cliente melhor de ponta a ponta, entre outros benefícios.

VANTAGENS DO VTEX OMS PARA A SUA EMPRESA OMNICHANNEL

Apesar de ser um sistema contíguo à plataforma e-commerce VTEX, o VTEX OMS não é um sistema voltado só para o e-commerce, mas para o comércio unificado. Ou seja, ele integra os estoques de vários canais de vendas online e físicos, gerando vantagens para todos os lados. Por meio deste sistema você pode, por exemplo:

  • Unificar os estoques de todos os seus canais de vendas e transformá-los em uma prateleira infinita;
  • Ter visibilidade do inventário em tempo real;
  • Disponibilizar seu estoque unificado aos consumidores de todos os seus canais de vendas;
  • Trabalhar com dark stores;
  • Possibilitar que vendedores de loja física façam vendas personalizadas usando o app VTEX inStore;
  • Possibilitar que os consumidores vejam o seu estoque para que possam tomar decisões de compra;
  • Gerenciar estratégias de envio. O VTEX OMS pode separar entregas feitas por mais de uma loja;
  • Enviar produtos de parceiros e sellers do seu marketplace;
  • Segmentar a disponibilidade do seu estoque de acordo com a demanda de cada região;
  • Inserir pontos de retirada nas suas lojas físicas e desse modo aumentar o tráfego neste canal;
  • Definir a melhor transportadora com base na categoria do produto e outros parâmetros;
  • Criar pontos de fulfillment em diferentes lojas com regras personalizadas para cada um deles;
  • Permitir que seus vendedores conheçam o cliente e ofereçam atendimento personalizado;
  • Trabalhar com dropshipping, isto é, vendendo produtos de terceiros sem precisar lidar com estoque;
  • Realizar alterações, substituições e cancelamentos de pedidos.

Como se pode observar, o VTEX OMS é perfeito para operações omnichannel como a sua. Este sistema com certeza pode aumentar as vendas de produtos em todos os seus canais de vendas. Além disso, ele permite melhorar a experiência de compra para os consumidores, como você poderá descobrir no próximo tópico deste artigo. Continue lendo!

Vídeo: saiba qual a importância da gestão de estoque no e-commerce!

BENEFÍCIOS DO VTEX OMS PARA OS SEUS CONSUMIDORES

Ao fazer uso do OMS VTEX, você varejista certamente ampliará os poderes dos consumidores, facilitando desse modo que eles tomem decisões de compra quando estiverem acessando qualquer um dos seus canais de vendas. Decerto, quando um consumidor acessa um comércio unificado com VTEX OMS ele pode, por exemplo:

  • Comprar online os produtos da sua prateleira infinita e optar por receber em casa;
  • Comprar em uma loja física e sair com o produto na mão;
  • Fazer a compra online e logo depois retirar em uma loja física;
  • Comprar em uma loja física e receber em casa;
  • Comprar em uma loja física e retirar em outra loja física, quando não houver estoque na primeira;
  • Sair para comprar na loja física depois de ter pesquisado online;
  • Comprar na loja virtual depois de ter pesquisado na loja física;
  • Comprar online e receber o produto da loja física mais próxima.

Enfim, com o VTEX OMS como sistema gestor de pedidos, cada consumidor pode comprar qualquer produto de qualquer um dos seus estoques em qualquer um dos seus canais de vendas, pois os estoques estarão unificados. Aliás, como visto, é possível que o consumidor comece uma compra em um canal e termine em outro, como ele desejar.

ESTATÍSTICAS OMNICHANNEL

O omnichannel é necessário e não há nada melhor do que mostrar alguns números para comprovar esta premissa. Para você ter uma ideia, de acordo com pesquisa da Harvard Business Review citada pelo Canaltech, os consumidores multicanais gastam em média 4% a mais em lojas físicas e 10% a mais quando fazem compras online, quando comparados com consumidores monocanais. Basicamente, os consumidores omnichannel acessam mais, fazem mais compras e com ticket médio maior.

O uso do VTEX OMS sugere resultados ainda melhores. A marca nacional de varejo de moda íntima Loungerie, por exemplo, apostou na plataforma VTEX e no seu sistema de gestão de pedidos em 2021 e em pouco tempo os pedidos via omichannel passaram a representar 18% do total de faturamento do digital. Além disso, com o VTEX OMS, a Loungerie diminuiu a despesa com frete e obteve maior valor agregado em upselling, entre outros benefícios.

Enquanto isso, após implementar o VTEX OMS em 2020, a rede de produtos de design e decoração Imaginarium obteve um aumento de 18% nas vendas multicanais em comparação com o ano anterior. Com o projeto omnichannel, esta marca conseguiu fazer com que 45% das vendas digitais de todo o Brasil fossem entregues a partir de suas lojas físicas, montante que antes respondia por menos de 5%.

Vídeo: saiba mais sobre VTEX OMS!

Outra empresa que se deu bem ao implantar o VTEX OMS foi a Polishop. Realizada em 2018, a integração de canais de vendas gerou mais tráfego nas lojas físicas da marca, diminuiu as rupturas de estoque e aumentou as vendas. Ademais, em 80% das vezes em que os clientes optam por comprar na loja virtual e retirar na loja física, os vendedores da Polishop agora conseguem aplicar ações de upsell, aumentando o ticket médio e os lucros.

Como se pode observar, investir em omnichannel gera retorno, sobretudo quando isso é feito com o sistema OMS da VTEX. Talvez seja isso que o seu negócio esteja precisando agora.

COMO IMPLANTAR O VTEX OMS?

Uma das formas de implantar o VTEX OMS na sua empresa é recorrer ao suporte de agências parceiras como a Agência e-Plus, por exemplo. A Agência e-Plus é parceira VTEX desde 2015. Ela é reconhecida mundialmente pelo Quadrante VTEX como uma agência com alta capacidade de execução de projetos de e-commerce e conhecimentos avançados na área técnica. Para obter o suporte da Agência e-Plus clique no botão a seguir e inicie uma conversa com a nossa equipe via app mensageiro: