KPI e-commerce: 10 indicadores importantes para a sua loja virtual

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Estipule metas, supere-as e leve o seu e-commerce para o próximo patamar!

KPI e-commerce: use indicadores para ir mais longe e mais alto no comércio eletrônico

KPI e-commerce: use indicadores para ir mais longe e mais alto no comércio eletrônico

KPI é a sigla inglesa para Key Performance Indicator (Indicador Chave de Desempenho, em Português). É um método que serve para medir resultados, o qual pode ser usado nos negócios. No contexto do comércio eletrônico, por exemplo, usa-se a KPI e-commerce.

Uma KPI e-commerce é também uma meta a ser superada. Sendo assim, é possível estipular que até o final do ano a Taxa de Vendas (que atualmente é de 1%) deverá ser de 5%. Ou, ainda, que o abandono de carrinho (que está em 70%) deverá ser apenas 30%.

Dessa maneira, poder-se-á monitorar vários aspectos da loja virtual e do negócio e-commerce como um todo para no final do período de medição criar estratégias de melhorias. Certamente, isso levará o seu e-commerce para o próximo patamar.

KPI e-commerce: 10 sugestões de indicadores para medir e superar na sua loja virtual

Aqui vão 10 sugestões de KPIs para você controlar no seu e-commerce:

• Quantidade de Visitantes Únicos:

Esta KPI e-commerce mede quantos visitantes únicos acessam sua loja virtual em um determinado período. No Brasil, em média a cada 100 visitantes únicos 1 faz uma compra. Assim, para obter 4 vendas é necessário que 400 visitantes acessem sua loja.

• Taxa de Conversão de Vendas:

Mede o percentual de visitantes únicos que fazem uma compra em um determinado período. Como dito no tópico anterior, só 1% dos visitantes compram. O desafio de gestão e-commerce é aumentar essa taxa para 2%, 3%, 4% ou mais na sua loja virtual.

• Taxa de Conversão de Upselling e Cross-selling:

Mede a quantidade de clientes que após terem feito uma compra, adquirem também um produto complementar. Isto é, este indicador visa lhe mostrar se as suas estratégias de Upselling e Cross-selling são aceitáveis ou se precisam ser otimizadas.

• Retorno do Investimento:

Mede o percentual de ganhos em relação ao que foi investido. Pode ser usada na loja como um todo ou em algo em particular como o E-mail Marketing para e-commerce. De acordo com infográfico Adobe, cada dólar investido em E-mail Marketing gera 38 dólares de retorno.

• Ticket Médio:

No Brasil, o Ticket Médio mede o quanto em reais (R$) cada um dos clientes de um ou de várias lojas virtuais gastam em compras em tais lojas em um determinado período. Quanto maior for este número melhor. Você deve trabalhar para aumentá-lo.

• Taxa de Abandono de Carrinho:

Mede a quantidade de vezes que os visitantes da sua loja virtual selecionaram um produto, mas não finalizaram a compra. Como gerente e-commerce você deve fazer com que essa taxa seja a menor possível e ainda recuperar os carrinhos abandonados.

Empregue uma KPI e-commerce para monitorar o abandono de carrinho

Empregue uma KPI e-commerce para monitorar o abandono de carrinho

• Taxa de Rejeição:

Mostra o número de vezes que os visitantes entraram em uma determinada página da sua loja virtual e logo depois saíram sem no entanto entrarem em outras páginas. O ideal é que eles visitem várias páginas, o que diminuirá a Taxa de Rejeição.

• Custo de Aquisição de Cliente:

Indica o quanto foi gasto em Marketing para adquirir um cliente. Por exemplo, esta KPI e-commerce pode mostrar a relação entre o quanto foi gasto em uma campanha de links patrocinados para e-commerce e quantos clientes novos foram adquiridos no processo.

• Taxa de Trocas e Devoluções:

Expõe o percentual de produtos trocados ou devolvidos dentre os produtos vendidos em um determinado período. Quanto menor a taxa, menos gastos você terá com logística reversa. Para baixar o percentual, descubra erros de produtos e processos e elimine-os.

• Taxa de Amplificação:

Apresenta o percentual de pessoas (online e offline) que observam as mensagens da marca do seu e-commerce e compartilham com outras pessoas. Quanto mais esta KPI e-commerce aumentar, maior será a consciência que as pessoas terão da sua marca.

Como medir uma KPI e-commerce?

Para medir uma KPI e-commerce ou várias delas, utilize softwares analíticos como:

Google Analytics

• SEMrush

• Dashboards das lojas virtuais

Além disso, você pode pedir para o seu contador e também para outros profissionais cientistas de dados proverem relatórios com indicadores de desempenho do seu comércio eletrônico. Obtenha relatórios mensais, compare com relatórios anteriores e tente melhorar o desempenho.