Logo para loja virtual: como criar o seu

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Saiba como criar o design do nome do seu e-commerce!

Criar logo para loja virtual é um importante passo para o desenvolvimento do seu comércio eletrônico

Criar logo para loja virtual é um importante passo para o desenvolvimento do seu comércio eletrônico

Todos os(as) empreendedores(as) como você que estão desenvolvendo um e-commerce, hora ou outra se deparam com a pergunta “como criar logo para loja virtual”?

É o que tentarei responder neste post.

Antes de mais nada, logo ou logotipo é a tipologia usada para escrever o nome de uma marca.

De acordo com o artigo publicado pelo diretor de planejamento da True Stories, Marcos Hiller, no site Administradores, uma marca tem 7 elementos, são eles:

1. Nome: identificação fundamental de uma marca;
2. Logotipo: tipologia usada para escrever o nome da marca;
3. Símbolo: ícone que define uma marca;
4. Mascote: personagem que representa uma marca;
5. Embalagem: invólucro que veste um produto da sua marca;
6. Registro: proteção da marca via Instituto Nacional de Propriedade Industrial;
7. Brand Equity: valor de uma marca na percepção dos consumidores.

O logo é, assim, apenas um entre vários itens de uma marca.

Entretanto, como você pode observar, neste post estou falando apenas do segundo elemento.

Mas, enfim, como criar um logo para loja virtual?

A identidade visual de um logo para loja virtual

Para escrever sobre esse assunto eu recorro a um artigo publicado pelo CMO da We do Logos, Pedro Renan, no site “Profissional de E-commerce”.

Segundo o Pedro, a identidade visual de um logo deve contar com tipografia, cores e formas.

Por exemplo, quanto à tipografia, ele descreve que os tipos (letras):

Itálicos: passam a ideia de “movimento” ao logo;
Bold: transmitem “poder” e “autoridade”;
Light: propagam “leveza” e “tecnicidade”;
Sans-serif: comunicam “objetividade” e “modernidade”;
Góticos: transmitem “tradição” e “personalização”;
Manuscritos: passam a ideia de “artesanal”.

Contudo, quando o assunto é a cor, Pedro aponta que a:

Amarela: comunica “riqueza” e “atenção”;
Azul: transmite “sabedoria” e “tradição”;
Branca: passa a ideia de “limpeza” e de “pureza”;
Laranja: propaga “aconchego” e “proximidade”;
Preta: comunica “luxo” e “tradição”;
Roxa: transmite “nobreza” e “criatividade”;
Verde: propaga “juventude” e “crescimento”;
Vermelha: transmite “paixão” e “excitação”.

Por fim, Pedro demonstra que as formas:

Arredondadas: passam a ideia de “feminilidade”, “equilíbrio”, “acolhimento”;
Angulares: transmitem “masculinidade”, “arrojo”, “aventura”, “mudança”.

Diante disso, você lojista deve escolher os tipos (letras), as cores e formas do seu logotipo conforme os motivos do seu negócio e-commerce.

Dentre os motivos do seu e-commerce estão os elementos que constituem a Buyer Persona e a Cultura Organizacional.

Passo a passo para a criação de logo para loja virtual

Muito bem, uma vez que saiba os conceitos por trás da criação de um logo, você deverá partir para a ação, que aqui descrevo em três partes:

Briefing: documento onde você descreverá o objetivo do logotipo e os conceitos que este deverá transmitir.

Rafe: é o rascunho do logotipo com base no briefing, o que pode ser feito em um pedaço de papel ou arquivo digital;

Arte final: é a transformação do rascunho no logotipo final, que será utilizado na sua loja virtual e no seu blog e-commerce, entre outros lugares.

Aqui, vale lembrar que muitas empresas retocam seus logotipos na medida em que os anos passam com a finalidade de adequá-los às novas épocas.

Importância da usabilidade no logo para loja virtual

Usabilidade em termos de logotipo é a facilidade com que este pode ser compreendido pelos consumidores.

Portanto, é importante que o logo seja fácil de visualizar e de entender.

Por isso, evite tipos e formas complicadas.

Certifique-se, ainda, de que o logotipo poderá ser visto em tamanhos grandes (na loja virtual) e em tamanhos pequenos (em uma fanpage do Facebook, por exemplo).

Quem deve criar o logotipo?

Não são poucos os casos em que o empreendedor de um negócio foi também o criador do logotipo do mesmo.

Contudo, isso não significa que você não possa terceirizar isso para uma agência especializada ou para um designer.

Ou, se preferir, você poderá criar algumas coisas, isto é, os passos iniciais apenas.

Desenvolva, por exemplo, somente até a parte do Rafe descrita neste post e deixe a arte final com um designer profissional.

Leve em conta que um bom logotipo tem o poder de fidelizar mais clientes!