Como unificar os canais de um e-commerce?

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Entenda como uma Cultura Organizacional pode auxiliar nesta tarefa

Como unificar os canais de um e-commerce

Um e-commerce conta com vários canais de interação com fornecedores, compradores e consumidores tais como a loja física, a loja virtual, o blog e-commerce, as fanpages, as squeeze pages, as landing pages, etc., os quais precisam ter discurso e Design padronizados/unificados.

Quando a padronização é inexistente, isto é, quando as cores, símbolos e filosofia destoam de canal para canal, o comércio eletrônico passa a enfrentar problemas como:

1- Desconfiança

O consumidor percebe páginas com cores e símbolos sem padrão como uma página falsa criada por um cibercriminoso com a intenção de lesar as pessoas, por isso se afasta e procura outras lojas virtuais, que considera de “maior segurança”, para fazer as suas compras;

2- Desleixo

Páginas sem Design unificado transmitem a sensação de descuido. Nesse caso, o consumidor pode pensar que se os donos não conseguem cuidar da própria loja será que vão conseguir entregar um pedido com qualidade?

3- Má reputação

Uma vez que os rótulos “desconfiança” e “desleixo” são “colados” ao seu comércio eletrônico, é muito difícil reverter essa impressão na mente e no coração do consumidor. É possível, porém, tal ação requer muito investimento.

A solução para evitar a falta de unificação é criar uma Cultura Organizacional, que nada mais é que a padronização do discurso e do Design de todo o negócio. Ela diz respeito a aspectos como:

– A Missão, Visão, Valores e Filosofia da empresa

– A identidade visual da organização (logotipo, símbolos, cores, etc.)

– Os procedimentos de comunicação com fornecedores, consumidores, compradores, investidores e até com os concorrentes

– A estrutura corporativa

-As políticas de devoluções, trocas, segurança, etc.

Diante desses fatores, recomendo que você desenvolva uma Cultura Organizacional que abranja a padronização de todas as interfaces do seu e-commerce. Peça auxílio para um especialista em Administração, se for necessário.