Como criar uma loja virtual?

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Entenda por que a gradativa obtenção de experiência no comércio eletrônico é fundamental na produção de um e-commerce de sucesso em longo prazo

Como criar uma loja virtual?

Como criar uma loja virtual?

Como criar uma loja virtual? Esta é a dúvida de aproximadamente 2 mil pessoas que, mensalmente, procuram pelo tema no Google em território nacional.

Muitas delas talvez não saibam, mas o nosso país é um dos que mais crescem no setor. Centenas de milhares de lojas virtuais nascem da noite para o dia no Brasil.

Este é o desejo de muita gente. Seria o seu também? Caso seja, leia em seguida algumas dicas importantes para implantar seu e-commerce.

Como criar uma loja virtual?

A implantação de e-commerce no Brasil vai de vento em popa. Empresas como a agência de Marketing Digital e-Plus (que ajudam empreendedores a montar e manter lojas virtuais) pipocam na web. Mas nem todas têm qualidade suficiente para fazer com que o projeto tenha sucesso.

Por isso, o primeiro passo para criar uma loja virtual não é outro senão escolher bem a agência e-commerce que irá lhe auxiliar durante o processo. Além disso, outras coisas que você precisa considerar são:

Como criar uma loja virtual: preparação

É fundamental produzir um Plano de Negócios e contar com um capital inicial. O Censo do Micro e Pequeno Empreendedor Individual revelou que 56% das mulheres empreendedoras entrevistadas para o estudo investiram apenas R$ 1 mil para abrirem suas lojas, o que é considerado baixo. Você deve adequar o investimento inicial conforme o tamanho do e-commerce.

• Acesse e leia também o artigo “Quanto custa uma loja virtual” e saiba quanto investir para montar a sua!

Atente para o fato de que também será preciso registrar marcas e patentes (se o objetivo for vender produtos e/ou serviços inventados por você), terceirizar ou instalar a própria fábrica e/ou armazém, escolher uma plataforma e-commerce moderna como a Vtex, registrar domínios, contratar hospedagem de sites, entre outras ações.

Como criar uma loja virtual: durante a implantação

A criação de uma loja virtual deve levar em conta aspectos como a elaboração da arquitetura da informação, a produção do design (adaptado para telas grandes, médias e pequenas), a configuração e parametrização da loja, a escolha e a instalação dos meios de pagamento, a elaboração e publicação das políticas (de segurança, devoluções e atendimento).

Além disso, o momento da criação também envolve a produção do blog e-commerce, a publicação dos primeiros conteúdos, o cadastramento dos produtos na loja, a instalação de sistemas de compra por impulso como o SmartCheckout®, por exemplo, a integração com marketplaces, a incorporação de sistemas ERPs e muito mais!

Como criar uma loja virtual: pós implantação

Depois que a loja é criada, entra em cena o administrador de e-commerce e sua equipe para cuidar de aspectos como o desenvolvimento de campanhas de Marketing Digital (com links patrocinados, E-mail Marketing, SEO, etc.), a logística, a entrega e-commerce e a constante otimização da loja como um todo.

Como você pode perceber, depois que a loja fica pronta, o trabalho não acaba. Pelo contrário, atividades que envolvam melhorias devem ser diariamente realizadas.

Às vezes, demora para que o CEO e-commerce tenha algum Retorno do Investimento. Pode acontecer também que a loja entre em falência e ele não tenha retorno. Porém, ainda que não haja crescimento do negócio e nem retorno, a soma das experiências (tentativas, erros e acertos) do processo poderá ajudá-lo a criar uma loja virtual outlier no futuro.

Em outras palavras, o sucesso na criação de lojas virtuais ocorre, mais ou menos, como nos revela esta parábola budista sobre sabedoria:

– Como me torno um sábio? – pergunta o discípulo.

– Boas escolhas – responde o mestre.

– Como poderei fazer boas escolhas?

– Experiência.

– Como poderei adquirir experiência?

– Más escolhas – finaliza o mestre.

Assim, no caso da criação de uma loja virtual, antes que o sucesso possa acontecer, o empreendedor do ramo geralmente coleciona uma porção de pequenos, médios e até grandes fracassos decorrentes de más escolhas, as quais o ajudam a perceber o que funciona bem e o que não, e a fazer melhorias.