Marketing Digital no Brasil

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Conheça a história, os números e as vantagens desse recurso para e-commerces como o seu!

Marketing Digital no Brasil: é hora de anunciar
Marketing Digital no Brasil: é hora de anunciar

O Marketing Digital no Brasil é, sem dúvida, muito disputado.

Diariamente, milhares de agências de Marketing Digital “brigam” para colocar a si mesmas e aos seus clientes em evidência.

Para tanto, elas fazem uso de ferramentas que vêm sendo desenvolvidas desde o início da era digital, isto é, no século passado.

Entretanto, no Brasil, o Marketing Digital ainda é – acredite – subutilizado.

E essa subutilização, por sua vez, gera uma grande oportunidade para empresas como a sua. Quer saber que oportunidade é essa? Pois bem, continue lendo!

Acesse e leia também o post “Marketing Digital para empreendedores”. Descubra, dessa forma, algumas ótimas estratégias para divulgar, testar e validar seus novos produtos e serviços.


BREVE HISTÓRIA DO MARKETING DIGITAL NO BRASIL

O Marketing Digital no Brasil remonta às épocas anteriores ao uso da internet no país.

Nos anos 1970 e 1980, os primeiros computadores e videogames seriam lançados por aqui e por meio deles ocorreriam as mais primitivas divulgações digitais em território nacional.

Posteriormente, empresas como o Magazine Luiza passaram a manter lojas digitais em totens eletrônicos offline.

Além disso, mais ou menos no mesmo período, editoras diversas começaram a vender CDs-ROM com conteúdos e anúncios variados em livrarias e bancas de jornais.

Linguagem binária (digital): o CD-ROM foi desenvolvido em 1985
Linguagem binária (digital): o CD-ROM foi desenvolvido em 1985

Os consumidores compravam esses CDs e os reproduziam em seus computadores desktops, no conforto de suas casas ou escritórios.

Logo depois, a web abriria as portas para múltiplos tipos de divulgações online. Por exemplo:

  • Em meados dos anos 1990 seriam lançados os primeiros sites, blogs e lojas online no Brasil;
  • Ao fim dos anos 1990 surgiriam os buscadores, que viabilizaram o SEO e os links patrocinados;
  • Entre os anos 1990 e 2000, redes sociais em desenvolvimento seriam usadas no país.

Daí por diante, ferramentas de Marketing Digital passariam a brotar aos montes, sendo hoje incontáveis.

Acesse e leia também o artigo “Marketing Digital 360”. Assim, fique por dentro das vantagens desse recurso.


DADOS DO MARKETING DIGITAL NO BRASIL

No Brasil, quando o assunto é Marketing Digital:

  • 80% das empresas estão em um estágio inicial de aproveitamento do recurso (McKinsey, 2019);
  • 98% das empresas nacionais não aproveitam todo o potencial do recurso (BCG, 2018);
  • 400% é o crescimento do investimento no ramo de 2012 para 2020 (Bain/Mandara, 2017).

Com base nesses dados, apesar do ambiente disputado no setor, o Marketing Digital ainda é pouco utilizado no país.

Marketing Digital no Brasil é subutilizado. Empresas nacionais precisam investir mais nesse recurso
Marketing Digital no Brasil é subutilizado. Empresas nacionais precisam investir mais nesse recurso

De acordo com estudo da SEMrush, a maioria dos sites de e-commerce brasileiros de grande porte investe até R$ 3.500,00 mensais apenas em publicidade digital.

Se as grandes empresas investem tão pouco assim, isso com certeza proporciona uma grande oportunidade para as médias e até para as pequenas empresas. Saiba mais sobre isso adiante!

Acesse e leia também o artigo “Por que um e-commerce deve anunciar em períodos de crise”. Descubra, então, os benefícios em longo prazo de manter a publicidade em tempos de vacas magras.


INVESTIR EM MARKETING DIGITAL NO BRASIL: UMA OPORTUNIDADE

Existem muitos bons motivos para investir em Marketing Digital no nosso país.

Para ganhar mais mercado, anuncie mais do que o seu concorrente
Para ganhar mais mercado, anuncie mais do que o seu concorrente

Confira três deles em seguida:

  • Maioria das empresas nacionais anuncia pouco, o que significa que se você anunciar um pouquinho mais, a sua empresa vai se sobressair no mercado;
  • Pioneiros dificilmente são superados, portanto, se a sua empresa abrir o caminho na frente das concorrentes, ela certamente irá manter a dianteira em longo prazo;
  • Nas crises, boa parte das empresas apertam os cintos e reduzem o Marketing Digital. Mas se você tiver a coragem de continuar anunciando, cedo ou tarde o mercado lhe “sorrirá”.

Aproveite, portanto, essa oportunidade, que é o fato de que as empresas nacionais ainda investem pouco em publicidade digital. Invista um pouco mais do que elas e, desse modo, largue na frente e aumente suas chances de se manter na dianteira do seu setor de mercado no futuro.

Acesse e leia também o post “Quanto investir em Marketing Digital”. Aprenda, dessa forma, a calcular seus gastos com divulgação conforme as suas metas de vendas.


PARCERIA DA AGÊNCIA E-PLUS

Dado que existem centenas de aplicativos, processos e ferramentas de Marketing Digital em circulação, a maioria dos(as) empresários(as) não sabe e não tem tempo para aprender a usá-los(as).

Então, a coisa mais lógica a fazer nesse cenário é contratar uma agência de Marketing Digital para lhe ajudar a divulgar sua empresa e seus produtos.

Neste ponto, você poderá contar com a agência e-Plus, a qual recentemente foi eleita pelo Google Elevator como uma das 12 agências nacionais com o maior potencial de divulgação no Brasil.

Para conversar com os consultores da e-Plus via WhatsApp agora mesmo, clique no botão em seguida a partir do seu smartphone: