O Momento Zero da Verdade para o seu e-commerce

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Entenda como os consumidores tomam a decisão de comprar na sua loja virtual

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“Momento Zero da Verdade” é a tradução do termo Zero Moment of Truth (Zmot) cunhado pela empresa Google para demonstrar como o processo de decisão de compra acontece na cabeça dos consumidores contemporâneos.

Existem várias diferenças entre os consumidores modernos e os mais antigos, mas sem dúvida a principal delas é o desenvolvimento da internet, que possibilitou a realização de análises detalhadas do produto e da loja antes da efetivação da compra.

É nesse contexto da análise que surge o Zmot, o qual nada mais é do que o momento em que o consumidor vai à internet e começa a pesquisar tudo o que puder sobre o produto que pretende adquirir e sobre a loja na qual pretende comprar.

No decorrer do Zmot, o consumidor realizará ações como:

– Pesquisas:
Ele irá aos sites de buscas como o Google, Bing e Yahoo, onde procurará informações sobre o produto que quer obter, as quais poderão estar em vídeos, textos, áudios, fotos, posts em blog e-commerce, etc.

– Peritos:
O consumidor tentará encontrar os blogues, canais de vídeo e sites de especialistas, nos quais obterá informações produzidas por peritos sobre o produto. Esses dados lhe ajudarão a decidir se vale ou não a pena comprar.

– Compradores:
Quem já comprou o produto acaba publicando resenhas nas páginas de vendas, nas redes sociais, etc., dados estes que também serão verificados pelo consumidor que está no Zmot.

– Discussões:
A internet possibilita o diálogo aberto sobre as características de um produto. Essas reuniões podem ser feitas em fóruns, redes sociais e hangouts, por exemplo, e são uma fonte para consumidores no Zmot.

– Certificações:
Os consumidores Zmot também observam os selos e certificações das lojas virtuais com a finalidade de determinar a sua reputação e ter a certeza de que não serão enganados.

O Zmot está contido principalmente nas fases de Conscientização, Ponderação e Decisão da Jornada de Compra do Consumidor. Por isso, para captar os consumidores Zmot, você precisa gerar conteúdo na web, o que pode ser feito por meio do Inbound Marketing.