O que é cliente fit?

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Saiba quais as vantagens de criar esse perfil no seu e-commerce!

Cliente fit: quando as propostas de valor do produto se encaixam perfeitamente às necessidades do cliente. Imagem: @pch.vector
Cliente fit: quando as propostas de valor do produto se encaixam perfeitamente às necessidades do cliente. Imagem: @pch.vector

A palavra “fit”, do Inglês, significa “encaixe”, o que nos dá logo de cara uma pista para desvendar o conceito de cliente fit. Trata-se daquele consumidor cujas necessidades se encaixam perfeitamente às propostas de valor de um produto.

Dito em outras palavras, um cliente fit é aquele cujas dores e/ou desejos são plenamente atendidos depois de fazerem uma compra. E, desse modo, ele é um cliente (ou arquétipo de cliente) satisfeito, que tende a falar bem do produto e de quem o vendeu.

Para empresas de e-commerce como a sua, elaborar o perfil do cliente fit é importante porque isso lhe permitirá saber de antemão se vale ou não à pena tentar vender o produto para um determinado lead.

Um lead, vale lembrar, é um consumidor que assinou o seu E-mail Marketing e que, assim, recebe os seus fluxos de nutrição de leads. Com um perfil em mãos fica fácil saber se continuar nutrindo esse lead poderá gerar no fim das contas um cliente satisfeito.

O CLIENTE FIT E O CLIENTE SEM FIT

Já sabemos, então, que o cliente fit tem necessidades as quais o produto que pretendem comprar ou que já compraram resolve totalmente. Quando o encaixe das soluções com as necessidades é bom, chamamos “good fit”. Mas quando é ruim, denominamos “bad fit”.

O good fit é, dessa maneira, aquele que precisou, usou e aprovou o produto. Ele costuma dar feedbacks positivos sobre o item, indicar para amigos, colegas de trabalho e até para desconhecidos.

Já o bad fit é aquele que precisou, comprou, mas não aprovou. O encaixe não foi perfeito e, por isso, o item não atendeu as expectativas. Sendo assim, esse consumidor pode fazer críticas ao produto e até mesmo a quem o vendeu.

Portanto, ao trabalhar os leads no seu Topo de Funil, Meio de Funil e Fundo de Funil no seu Funil de Vendas, você deve sempre tentar encontrar aqueles que podem se tornar clientes good fit no futuro e, ao mesmo tempo, evitar os bad fit.

Vídeo: saiba o que é Funil de Vendas (ative a legenda em Inglês e a tradução para Português nos controles do player no Youtube)

VANTAGENS

Ao criar o perfil de cliente fit no seu e-commerce você poderá, por exemplo:

  • Enviar para o seu time de vendas apenas os leads com potencial para ser cliente fit;
  • Separar os potenciais good fit dos potenciais bad fit e lidar com cada um deles de forma adequada;
  • Atrair os consumidores mais parecidos com o perfil good fit para o Topo de Funil e prepará-los no Meio de Funil.

Como se pode observar, ao trabalhar com um perfil de cliente fit, você poderá evitar os custos e os problemas de ter que abordar leads que poderão se tornar clientes ruins no futuro, que reclamam da sua marca; e focar apenas naqueles que poderão ser bons clientes.

Assim que puder clique em “Cliente ideal” e leia um post complementar.