O que é content freshness?

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Como isso influencia o seu e-commerce?

Content freshness: atualização de conteúdo pode gerar classificação melhor no Google. Imagem: @freepik
Content freshness: atualização de conteúdo pode gerar classificação melhor no Google. Imagem: @freepik

Do idioma Inglês, o termo “content freshness” significa ao pé da letra “novidade do conteúdo”. Basicamente, ele serve para nomear o conteúdo de páginas da web que é atualizado com frequência ou que foi atualizado recentemente.

Por atualização entenda-se as mudanças grandes feitas em páginas de conteúdo. Digo mudanças que envolvem o acréscimo de parágrafos inteiros, a inclusão de mais dados e de elementos como imagens e vídeos, entre outras coisas.

No comércio eletrônico, o content freshness é importante porque ele influencia para o bem ou para o mal o ranqueamento das páginas dos blogs de e-commerce e das lojas virtuais como a sua nas SERPs do principal motor de buscas da atualidade, o Google.

Todos sabemos que quanto mais bem ranqueada for uma página de um e-commerce sobretudo no Google, mais ela recebe visitas. Com efeito, quanto mais visitantes, maiores as chances de conversão de leads, clientes e fregueses.

No Google, acredita-se que os conteúdos atualizados obtêm maior destaque e classificação melhor no ranking. Mas será que isso é verdadeiro para os artigos do seu blog de e-commerce e para as páginas de vendas da sua loja virtual? É o que você ficará sabendo em seguida!

Vídeo: o que é SERP (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

CONTENT FRESHNESS NO GOOGLE

Em 2011, o Google lançou uma atualização de algoritmo que determinou que os conteúdos mais recentes têm maior importância do que aqueles menos atuais. Além disso, no ano anterior, em 2010, o Google lançou o sistema Web Caffeine, que rastreia e indexa o conteúdo mais novo com mais frequência do que o conteúdo obsoleto.

Desse modo, a partir de então o buscador passou a rastrear e classificar melhor e com mais palavras-chave as páginas que tinham seu conteúdo alterado com mais frequência. Mas, de acordo com estudo do Botify, isso não funciona para todos os tipos de páginas.

Conforme o Botify, o content freshness influencia positivamente apenas os sites de editores classificando-os melhor no ranking de buscas. Esse tipo de site compõe-se de URLs de artigos. Um blog de e-commerce, portanto, pode ser chamado de um site editor.

Já nos sites de comércio eletrônico, que contam principalmente com URLs de produtos e categorias como uma loja virtual, por exemplo, o content freshness costuma piorar a classificação no Google, segundo o Botify.

Conclui-se, portanto, que as página de vendas de uma loja virtual devem ser bem feitas, com descrições bem elaboradas, logo de primeira. Deve-se evitar modifica-las depois. Enquanto isso, os artigos do blog de e-commerce devem receber atualizações periódicas para assim serem mais rastreados, indexados e se manterem no top das SERPs.

Assim que puder clique em “Atualização de conteúdo” e leia um post complementar!