O que é Mobile First?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

O poder das tecnologias móveis no e-commerce

"<yoastmark

O que é Mobile First? É um termo da Língua Inglesa que significa “Mobile Primeiro”. Ele foi cunhado pelo diretor de produtos do Google, Luke Wroblewski, em um artigo publicado no blog Lukew em 2009.

Primeiramente, a palavra-chave “Mobile First” abrangia aplicativos e sites comuns da internet. Posteriormente, os divulgadores de conteúdo e-commerce passaram a usar o termo também para se referir às lojas virtuais.

O que é Mobile First no e-commerce?

Perguntemo-nos: como as vendas eram feitas no Big Bang e-commerce, isto é, na origem de tudo? Bem, as lojas virtuais eram criadas para serem visualizadas nas telas grandes dos computadores pessoais (PCs). Assim, na década de 1990 e início de 2000, as compras eram feitas através dos monitores destes grandes hardwares.

Daí que toda a estrutura de um site e-commerce era pensada para funcionar adequadamente em telas grandes. Enfim, isso é o que podemos chamar de “Desktop Commerce”.

Entretanto, com a popularização dos smartphones, tablets e outras tecnologias móveis nos anos seguintes, surgiu outra tendência. Estou falando da tendência de se fazer compras online a partir desses pequenos dispositivos.

• Leia também: “Layout de e-commerce: teste da ‘zona do polegar’ para mobile sites

Foi, então, que o termo “Mobile First” passou a ser mencionado no comércio eletrônico. Neste contexto, o Mobile First se refere ao planejamento e concepção de uma loja virtual tendo como prioridade o melhor desempenho de vendas em telas pequenas ao invés de em telas grandes.

Importância do Mobile First no e-commerce nos próximos anos

"<yoastmark

Agora que você já sabe o que é Mobile First, vejamos qual será sua importância no e-commerce no futuro breve.

A primeira coisa que podemos observar é que as vendas via mobile vêm crescendo exorbitantemente nos últimos anos. Em março de 2018, o blog E-commerce Brasil publicou o estudo “Análise do E-commerce no Mundo”, da Criteo, o qual demonstrou que 48% das vendas de quem investe no varejo online no Brasil já são feitas por meio de smartphones e tablets.

Além disso, a pesquisa também expôs que de todas as compras feitas nas telas grandes dos computadores pessoais, 22% são precedidas por um clique em alguma tecnologia móvel.

Vídeo: saiba por que você deve investir em mobile commerce

Ademais, uma das tendências e-commerce para 2019 é o fato de que mais pessoas passarão a realizar buscas por voz no meio online, o que por sua vez aumentará ainda mais o poder do mobile no varejo online.

Sendo assim, invista na criação de lojas virtuais Mobile First. Para tanto, alugue e trabalhe com uma plataforma e-commerce que possua capacidade para a criação de sites e-commerce com tal conceito.