O que é shoppertainment?

3 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Descubra como usar esse recurso no seu e-commerce!

O shoppertainment (entretenimento do comprador) proporciona uma experiência de compras muito mais satisfatória para os consumidores do seu e-commerce. Foto: @freepik
O shoppertainment (entretenimento do comprador) proporciona uma experiência de compras muito mais satisfatória para os consumidores do seu e-commerce. Foto: @freepik

Shoppertainment é a amálgama das palavras em Inglês “shopper” e “entertainment” que, em Português, significam respectivamente “comprador” e “entretenimento”. Desse modo, o termo shoppertainment se refere ao entretenimento do comprador. Trata-se de um recurso que visa unir comércio e diversão no mesmo lugar.

No e-commerce, o shoppertainment contempla múltiplas formas de você, comerciante, oferecer entretenimento para os consumidores que visitam a sua loja virtual. Por exemplo, é possível inserir jogos (gamificação) no app de e-commerce ou no próprio site, como fazem o Shopee e o AliExpress.

Outra forma de proporcionar entretenimento para os consumidores é por meio da produção de páginas de produtos com descrições ricas. A Amazon faz isso muito bem ao descrever os produtos com textos e fichas técnicas completas, fotografias e infográficos de boa qualidade, além de vídeos e User Generated Content (UGC).

As live commerces são outra maneira de ofertar conteúdo do tipo shoppertainment na loja virtual. Por meio de um aplicativo como o VTEX Live Commerce, por exemplo, é possível apresentar produtos por meio de vídeos ao vivo em um ambiente interativo no qual os consumidores podem fazer perguntas e fazer compras ao mesmo tempo. Neste caso, é possível contratar um influenciador digital para atuar como apresentador.

Vídeo: descubra se vale a pena fazer a gamificação do seu e-commerce (use os controles do player no Youtube para ativar e traduzir a legenda para o seu idioma)!

Além disso, o shoppertainment também é possível a partir da oferta de brindes, realização de promoções, e produção de eventos temáticos. Uma das vantagens é que tudo isso atrai, retém e cria uma conexão emocional com os consumidores.

VANTAGENS DO SHOPPERTAINMENT

Entre os benefícios do shoppertainment para e-commerce posso citar, por exemplo:

  • Maior engajamento por meio da diversão;
  • Maior consciência de marca devido a experiências marcantes de entretenimento;
  • Mais indicações, isto é, mais publicidade boca a boca. As pessoas gostam de compartilhar boas experiências;
  • Diferenciação de marca em relação aos seus concorrentes que não oferecem shoppertainment.

Enfim, realizar ações de shoppertainment no seu e-commerce pode ser muito útil. Certamente, com mais engajamento e conscientização de marca, sua loja virtual poderá aumentar a base de leads (contatos) e gerar muito mais vendas. Implemente o shoppertainment e faça mais sucesso!

  • Assim que puder clique em “Gamificação” e saiba como usar essa estratégia na sua loja virtual!