PBMDC: como usar essa fórmula para descrever produtos?

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Conheça uma estrutura simples para a redação publicitária das páginas de vendas da sua loja virtual!

PBMDC é uma fórmula copy ideal para criar descrições de produtos em lojas virtuais. Imagem: @stories
PBMDC é uma fórmula copy ideal para criar descrições de produtos em lojas virtuais. Imagem: @stories

PBMDC é uma fórmula de copywriting que você pode usar para descrever os produtos nas páginas de vendas da sua loja virtual. Isto é, trata-se de uma estrutura para texto publicitário, que permite impulsionar as vendas de um produto.

Antes de mais nada, para quem não sabe, “copywriting” é a ocupação de quem escreve textos de vendas e de Marketing. E esse tipo de texto, por sua vez, é chamado de “copy” ou “copy de vendas”. Ele conta com argumentos que visam persuadir os consumidores a comprarem um produto.

Citada pelo guru do dropshipping, Rafael Martins, em um vídeo em seu canal no Youtube, a PBMDC conta com apenas cinco parâmetros. Sendo assim, ela é muito fácil de aplicar. Com ela, portanto, você poderá criar a copy de vendas de qualquer produto no seu e-commerce. Acompanhe em seguida!

COMO FUNCIONA A FÓRMULA PBMDC?

PBMDC é o acrônimo para cinco parâmetros que você deve levar em conta ao criar o conteúdo que irá descrever os produtos que estão à venda na sua loja online. Observe como funciona:

P – Promessa:

Promessa é a afirmativa do que o produto realiza. Em outras palavras, é a principal oferta ou compromisso que o item entregará ao cliente. Por exemplo, se você vende o produto “estação de musculação”, a sua promessa poderia ser definida na frase “Ganhe massa muscular com a estação de musculação Power Extreme!”.

B – Benefícios:

Logo depois de citar a principal promessa do produto, você deverá listar seus demais benefícios. Faça uma lista. No nosso exemplo seria possível informar que a Power Extreme possui puxador grande para as costas, espumas para maior conforto, sistema de cabos e polias reforçados, etc.

M – Mecanismo Único:

O mecanismo único é aquele recurso que só o seu produto tem. Por exemplo, no caso da estação de musculação, você poderá dizer que ela é a única com a inovadora tecnologia Power Extreme, que garante mais estabilidade na execução dos exercícios físicos.

D – Desejo:

Lembre-se de despertar o desejo de compra nos consumidores. Vejamos como fazer isso no nosso exemplo. Inclua fotos e vídeos de um(a) modelo usando a estação de musculação. As imagens devem ressaltar a promessa, os benefícios e o mecanismo único descritos na copy.

C – Credibilidade:

Por último, mas não menos importante, faça com que a sua página de vendas seja crível. Integre, então, à sua loja virtual um app de reviews de produtos como o Bazaarvoice. Esse app coleta e exibe conteúdo gerado pelos clientes. A opinião desses clientes sem dúvida ajuda a convencer mais clientes a comprar.

PBMDC: A IMPORTÂNCIA DE TESTAR A COPY DAS SUAS PÁGINAS DE VENDAS

Depois de criar a copy das páginas de vendas da sua loja virtual é importante testá-las. Para fazer isso, você pode criar páginas com conteúdos diferentes para o mesmo produto e verificar qual delas tem melhor desempenho. O Teste AB é a melhor forma de fazer isso.

Vídeo: workshop sobre Teste AB

Neste contexto, você pode criar duas páginas para o mesmo produto, uma delas com descrição ao modo PBMDC e outra com outra fórmula copy qualquer. Faça o Teste AB por alguns dias, verifique qual gerou melhor resultado.

Não tenha medo de testar, pois quanto mais você faz isso, mais você aprende sobre o seu público e mais insights você tem para melhorar o seu e-commerce. Consequentemente, você conseguirá vender e lucrar cada vez mais.

Assim que puder clique em “Copywriting no e-commerce” e aprenda a apresentar os produtos do jeito certo!