Pós-graduação e-commerce: curso superior da FIA com parceria da VTEX

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Conheça a programação e o método de ensino!

Pós-graduação e-commerce da FIA visa aumentar a oferta de profissionais qualificados no mercado

Pós-graduação e-commerce da FIA visa aumentar a oferta de profissionais qualificados no mercado

A Fundação Instituto de Administração (FIA) lançou recentemente, em parceria com a VTEX, um curso de pós-graduação e-commerce. O treinamento com duração de 12 meses visa principalmente qualificar mais profissionais para o setor.

Pós-graduação e-commerce na FIA

Intitulado “Desenvolvimento e Gestão de Negócios E-commerce”, o curso de pós-graduação e-commerce da FIA conta com uma programação densa distribuída em 8 módulos, são eles:

Módulo 1 – Marketing no E-commerce:

Primeiramente, os(as) alunos(as) aprendem sobre diferentes modelos de negócios do comércio eletrônico. Além disso, estudam os tipos de clientes, o Marketing Digital e as vendas no e-commerce. Por fim, desenvolvem um Projeto de E-commerce sobre Marketing.

• Acesse e leia também: “Gestão de Marketing para e-commerce

Módulo 2 – Plataformas Tecnológicas no E-commerce:

Aqui são expostas as plataformas tecnológicas do e-commerce e também os sistemas backoffice e ERPs. São demonstradas as infraestruturas de hospedagem, os sistemas mobile, os meios omnichannel, etc. Em seguida, os(as) estudantes são orientados para a produção de um Projeto de E-commerce sobre plataformas tecnológicas.

Módulo 3 – Comunicação Visual no E-commerce:

Nesta etapa, são demonstrados os métodos de comunicação visual como o logotipo, marca, slogan, cores, etc. Logo depois, apresentam-se os princípios da programação visual gráfica e digital. Expõem-se o planejamento de sites e interfaces para o comércio eletrônico. O módulo termina com um Projeto de E-commerce sobre comunicação visual.

Módulo 4 – Finanças no E-commerce:

O módulo 4 desta pós-graduação e-commerce fornece informações sobre administração financeira. Nesta fase, os(as) alunos(as) aprendem como fazer uma análise de viabilidade e ficam a par sobretudo de sistemas de pagamento e anti-fraude no ramo. Eles também fazem um Projeto E-commerce sobre finanças.

Módulo 5 – Operações e Logísticas no E-commerce:

Essencial, esse módulo demonstra como gerir estoques, cadeias de suprimento e fornecedores no comércio eletrônico. Ensina-se aqui como administrar canais de transporte, gerir expedições, realizar exportações e muito mais. Para concluir, os(as) estudantes são incentivados(as) a criar um Projeto E-commerce sobre Logística.

Módulo 6 – Gestão de Conteúdo no e-commerce:

Neste ponto, os(as) alunos(as) recebem informações sobre produção de fotografias, banners, textos, vídeos e outros formatos de conteúdo para o comércio eletrônico. Em seguida, lhes são ensinados métodos de colaboração e cocriação de conteúdo. No fim, eles(as) fazem um Projeto E-commerce sobre gestão de conteúdo.

Módulo 7 – Laboratório de Aplicações E-commerce:

Este é o módulo mais longo deste curso de pós-graduação e-commerce. Aqui o(a) estudante aprende a desenvolver um e-commerce no WordPress, nas redes sociais e a desenvolver aplicativos. Logo depois, são apresentadas estratégias e técnicas de criação de blog e-commerce.

Módulo 8: Desenvolvimento de Projetos de E-commerce:

Nesta fase são expostas táticas para avaliar cases de sucesso. Os(as) alunos(as) aprendem a desenvolver um Roadmap. Eles(as) são incentivados(as) a criar um Business Model Canvas para um negócio e-commerce e também um Plano de Negócios.

Faça uma pós-graduação e-commerce se quiser ser um(a) bom(oa) empreendedor(a) e/ou administrador(a) no ramo.

Faça uma pós-graduação e-commerce se quiser ser um(a) bom(oa) empreendedor(a) e/ou administrador(a) no ramo.

Como é o curso de pós-graduação e-commerce da FIA?

Como dito, o curso “Desenvolvimento e Gestão de Negócios E-commerce” tem duração de 12 meses. A carga horária total é de 460 horas. As aulas são ministradas presencialmente na sede da instituição, em São Paulo, sempre às segundas, quartas e sextas-feiras, e eventualmente aos sábados.

• Acesse e leia também o artigo “Faculdade e-commerce

A metodologia envolve:

• Aulas teóricas

• Aulas práticas

• Trabalhos em grupo

• Aprendizado coletivo

• Estudos de cases

• Simulações

• Palestras com profissionais de alta credibilidade no setor

Com isso, espera-se que os(as) alunos(as) consigam, ao final do treinamento, adquirir uma “consciência e-commerce” mais apurada, uma visão mais abrangente do mercado, um pensamento crítico e também proativo no setor, o que certamente lhes dará condições tanto para trabalhar para terceiros quanto para empreender e administrar o próprio negócio no comércio eletrônico.