Prepare a sua loja virtual para a Black Friday 2015

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Confira uma lista de características e pontos críticos do evento que você precisará trabalhar para vender mais e com mais qualidade

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Iniciado na década de 1990, nos Estados Unidos, o Black Friday ou Sexta-Feira Negra (em português) é um movimento anual de vendas em que varejistas de lojas físicas e virtuais comercializam produtos com até 80% de desconto.

Descontos tão altos assim fazem com que as lojas faturem menos por um lado, mas ganhem mais notoriedade por outro. Ou seja, é uma grande oportunidade para lojas pequenas e médias se tornarem mais conhecidas no mercado.

No Brasil, este evento é realizado desde 2010. A edição de 2015, por sua vez, acontecerá no dia 27 de novembro. Então, ainda há tempo para você se preparar. Aqui listo pontos críticos que você deverá planejar para ter sucesso:

• Disputa acirrada
Neste ano haverá mais lojas, portanto, a rivalidade será maior. Baixe os preços na medida certa e tome cuidado para não sair no prejuízo.

• Mais público
Os preços mais em conta das lojas virtuais atraem cada vez mais consumidores que antes só compravam em lojas físicas. Use boas estratégias de Marketing Digital para atrair esse público.

• Tecnologias móveis
De acordo com a 32ª edição do relatório Webshoppers, 38% dos e-consumidores usam tecnologias móveis para comparar preços e 10,1% para efetivamente comprar. Por isso, migre sua loja virtual para uma plataforma e-commerce que ofereça integração mobile.

• Tendências
O relatório Webshoppers (mencionado no tópico anterior) lista como categorias de produtos mais vendidas as que estão relacionadas à moda, eletrodomésticos, eletrônicos e telefonia. Veja o relatório e faça um estoque conforme a demanda. Se puder, trabalhe com uma Long Tail para obter mais lucro.

• Segurança
Use certificações digitais de segurança e-commerce em sua loja virtual, tais como os que indicam que o seu sistema de pagamento é antifraude, por exemplo. Assim os consumidores se sentem mais confortáveis para comprar.

• Fidelização
Publique o quanto antes uma squeeze page para captar os e-mails dos internautas que passam pela sua loja agora. Daí, quando o Black Friday se aproximar, você poderá enviar promoções certeiras via e-mail para essas pessoas.

• Credibilidade
Se a sua loja virtual é nova, tome o cuidado de colocar todos os dados de identificação que puder, tais como endereço físico, telefones, e-mails de contato e chat online. Isso passa mais credibilidade aos compradores.

• Logística
Não é só vender. Tem que entregar bem e na data correta. Por isso, prepare bem a sua logística. Conte com bons parceiros de entrega. Inove ao fazer, por exemplo, entregas de bicicleta. Que tal?

Além disso, você também pode usar o Marketplace, que é um sistema que engloba várias lojas pequenas sob os cuidados e o nome de uma grande loja. Assim você pode usar a credibilidade dessas lojas maiores para vender mais.

Não pense que o evento Black Friday começa e termina no dia 27 de novembro. O trabalho de fidelização continua até as festas de final de ano. Você poderá realizar, por exemplo, campanhas de recuperação de carrinhos abandonados, enviar mais promoções via e-mail e tornar sua loja cada vez mais conhecida.

Você tem pouco menos de dois meses para planejar e executar seu evento Black Friday e faturar alto. Portanto, mãos à obra!