Projeto Piloto: como isso pode ser útil no e-commerce?

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Conheça exemplos e vantagens!

Projeto piloto: testes de pequena escala ajudam na tomada de decisões. Imagem: @redgreystock
Projeto piloto: testes de pequena escala ajudam na tomada de decisões. Imagem: @redgreystock

No e-commerce, um projeto piloto, também chamado de programa piloto, é um tipo de estudo com o qual você pode testar a viabilidade de lançar um novo produto ou recurso em pequena escala e em curto prazo antes de decidir se quer ou não lançá-lo em larga escala.

Por meio de um projeto piloto você pode, por exemplo, testar o funcionamento de uma ferramenta, verificar a demanda e aderência a um produto, saber mais sobre os custos reais de um projeto, conhecer melhor um público-alvo, etc.

Em outras palavras, um projeto piloto serve para você testar e medir a viabilidade de um projeto. Ademais, a partir dos dados obtidos a partir do seu teste, você poderá decidir se quer desistir ou perseverar no empreendimento.

EXEMPLOS DE PROJETO PILOTO NO E-COMMERCE

É possível realizar vários tipos de programas piloto no e-commerce. Crie, por exemplo, projetos para testar um novo design na sua loja virtual ou uma nova funcionalidade no seu carrinho de compras online. Ou, se preferir, para testar um novo sistema de entregas, entre outras coisas.

Cabe um projeto piloto para testar a viabilidade de criação de uma loja virtual. Digamos que você possua uma loja física de óculos há 20 anos e que, agora, queira criar um e-commerce para a sua marca. Contudo, há o temor de que os consumidores não comprarão a sua marca de óculos online.

Uma loja virtual pode levar 30, 60, 90 dias ou mais para ficar pronta. Felizmente, você pode fazer um teste em pequena escala criando uma landing page simples para vender um óculos. Uma landing page pode ser criada e publicada em alguns poucos minutos a um pequeno custo.

Anuncie a sua landing page por um curto espaço de tempo como uma semana ou um mês. Ao final, contabilize quantas pessoas compraram, quantas se tornaram leads (contatos), etc., isto é, faça um balanço. Com base nisso, você poderá decidir se a criação da loja virtual é ou não viável.

No e-commerce, também é possível criar projetos piloto para descobrir se vale a pena usar o Inbound Marketing. Neste caso, basta se cadastrar em um plano econômico de uma plataforma de automação de Marketing como a RD Station, criar um projeto de pequena escala e testar os resultados. Se os resultados forem positivos, então parta para um plano mais avançado.

Vídeo: projeto de Inbound Marketing no e-commerce

Basicamente, você pode criar projetos piloto para testar qualquer coisa antes de investir seu suado dinheiro em algo mais complexo.

VANTAGENS

A principal vantagem de um projeto piloto é justamente a possibilidade de testar a viabilidade de um novo projeto antes de investir pesado no mesmo. Com efeito, os riscos de perder tempo e dinheiro são reduzidos. Além disso, você ganha informações preciosas ao realizar estudos e testes prévios.

Por meio de um projeto piloto é possível ficar a par dos problemas que irá enfrentar ao longo da execução de um projeto em larga escala, o que lhe permitirá se preparar antecipadamente, aumentando as suas chances de sucesso. Por isso, recomendo realizar projetos piloto no e-commerce.

Assim que puder clique em “Teste AB no e-commerce” e conheça a importância desse recurso!