Aprenda encaixar descrições de e-produtos aos e-consumidores

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Como adequar as propostas de valor dos serviços e produtos que comercializa em sua loja virtual aos desejos das pessoas que formam o seu público-alvo?

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A situação é a seguinte. Você acabou de desenvolver um novo produto ou serviço e agora pretende vendê-lo a partir de uma loja virtual para e-consumidores localizados em todo o Brasil. Como fazer isso?

A coisa mais urgente a ser feita agora é criar as propostas de valor, que são as indicações de que o seu produto ou serviço amenizam as dores e/ou melhoram o desempenho das pessoas que compõem o seu público-alvo.

No livro “Value Proposition Design”, o autor Alexander Osterwalder mostra que as propostas de valor são parte do modelo de negócios de qualquer tipo de empresa e devem se encaixar com perfeição aos seus segmentos de clientes.

Para criar tais propostas com mais facilidade, Osterwalder desenvolveu a ferramenta Value Proposition Canvas, a qual possibilita:

– Ajustar os produtos e serviços às atividades dos clientes
– Mostrar como “analgésicos” de produtos reduzem as dores dos clientes
– Expor como o produto ou serviço cria ganhos de desempenho ao cliente

Só para ilustrar, vamos supor que seu cliente seja uma pessoa que possui preocupação com o Ambiente e com a qualidade de vida, e que o seu produto é um carro movido a pedaladas. Logo, sua proposta de valor deve constar que seu carro não usa combustível (o que ameniza a dor do consumidor em relação à natureza) e que seu cliente precisará pedalar (exercício que potencializará a performance cardiovascular e o desempenho dele na busca por bem-estar).

Você percebeu com isso funciona? O Value Proposition Canvas possibilita desenvolver uma série de propostas que, por sua vez, devem ser inseridas nas descrições dos produtos e serviços da sua loja virtual. Nesta mesma balada, leia “8 dicas magistrais para criar conteúdo SEO para e-commerce”. “Aproveita que é descida e joga na banguela”, como se diz em um comercial.

Voltando ao assunto, a maioria dos empreendedores de e-commerces, no entanto, comercializam produtos fabricados por outras empresas. Esses itens já vêm com suas propostas de valor, mas nada impede que você (depois de observar o comportamento do consumidor por meio dos relatórios de acessos e conversões em vendas) possa otimizá-las e, assim, criar descrições melhores.