SEO: Qual a relevância dos robots para seu e-commerce?

2 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Aplicativos varrem a web em busca de novidades, alterações e atualizações de conteúdo para indexar aos motores de buscas como o do Google

SEO Qual a relevância dos robots para seu e-commerce

No contexto da Search Engine Optimization (SEO) – Otimização para Sites de Buscas, em português –, os robots são aplicativos utilizados por motores de buscas como os do Google, Bing e Yahoo para rastrear e indexar webpages, as quais podem ser as da sua loja virtual, por exemplo.

O trabalho automático destes aplicativos é importante para o seu comércio eletrônico porque somente depois de terem sido rastreadas é que as páginas de produtos da sua loja virtual e os posts do seu blog e-commerce poderão ser achados pelos internautas nos resultados de pesquisas orgânicas dos sites buscadores.

Os robots empregam algoritmos sofisticados que determinam quais, quando, quantas e com que frequência as páginas da web deverão ser rastreadas e indexadas ao índice do site buscador.

Para você entender melhor este tema, vou listar a seguir algumas ações que um aplicativo robot pode realizar na web e no seu site e-commerce. Confira:

– Seguir e rastrear os links de uma página e das páginas conseguintes

– Rastrear palavras-chave SEO

– Rastrear metatags

– Rastrear metadescriptions

– Introduzir as páginas encontradas no índex (índice) do buscador

– Verificar e indexar atualizações de conteúdo em uma página

– Verificar e indexar alterações de conteúdo

– Verificar e indexar novos conteúdos

–  Rastrear e indexar a URL de um site

– Rastrear o sitmap (mapa do site que o webmaster envia ao buscador)

Para facilitar o trabalho dos robots, você precisa desenvolver adequadamente as palavras-chave do conteúdo SEO, as metatags e as metadescriptions da sua loja virtual e do blog e-commerce diretamente na plataforma que sustenta o seu site.

A plataforma e-commerce Vtex (utilizada pelo pessoal aqui da agência de Marketing Digital E-Plus), por exemplo, conta com vários recursos SEO que podem ajudar o administrador da loja virtual a melhorar o posicionamento e aumentar a audiência das páginas nos resultados de pesquisas orgânicas.

Uma coisa é certa: se as páginas da sua loja virtual forem indexadas adequadamente pelos robots, o seu negócio terá mais audiência espontânea e gratuita, o que lhe permitirá reduzir seus gastos com outros tipos de anúncios como os links patrocinados da Rede de Pesquisa e da Rede de Display.