10 métricas do Marketing Digital para você monitorar

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Use as métricas do Marketing Digital para ter uma visão panorâmica das suas campanhas de divulgação
Use as métricas do Marketing Digital para ter uma visão panorâmica das suas campanhas de divulgação

Métricas do Marketing Digital são recursos que possibilitam medir o grau de eficiência das campanhas e atividades de divulgação de produtos, serviços, empresas e marcas. Elas ajudam sobretudo a fazer comparações, analisar erros e pensar em melhorias.

Seja como for, vale lembrar, métrica não é a mesma coisa que KPI. Esta última é a sigla para Key Performance Indicator (Indicador Chave de Desempenho). Além de medir resultados, uma KPI conta com uma meta oficial que deve ser superada em um determinado período.

Enfim, no próximo tópico você conferirá uma lista de métricas importantes que podem ser monitoradas para assim fazer diferente, fazer mais e fazer melhor do que os seus concorrentes!

Acesse e leia também o post “KPI e-commerce”. Conheça, então, 10 indicadores essenciais para lojas virtuais.


MÉTRICAS DO MARKETING DIGITAL

Aqui vão, como prometi, 10 métricas do Marketing Digital para você ficar de olho:

01 – Número de Visitas Únicas (NVU):

É a quantidade de pessoas únicas que visitam, por exemplo, um site ou loja virtual, em um período. Sendo assim, é possível comparar um período com outro e verificar em qual deles as campanhas de Marketing Digital atraíram mais pessoas.

Use ferramentas do Marketing Digital para atrair mais visitantes para seu site ou loja online
Use ferramentas do Marketing Digital para atrair mais visitantes para seu site ou loja online

02 – Taxa de Conversão de Leads (TCL):

É o número de visitantes únicos que se tornaram “leads”. Um lead é um visitante que se tornou um assinante de conteúdo de E-mail Marketing, fanpage, notificações push, etc. Logo, se em um mês seu site recebeu 1.000 visitantes e 10 se tornaram leads, a TCL é, então, de 1%.

03 – Custo por Lead (CPL):

É o custo da campanha de Marketing dividido pelo número de leads que esta gerou. Suponhamos que sua campanha tenha custado R$ 5.000,00 e que com isso você tenha feito 10 leads, ao que teremos um custo de R$ 500,00 para conquistar cada lead.

04 – Taxa de Conversão de Vendas (TCV):

É o percentual de vezes que a soma dos visitantes de um site ou loja comprou algo em um determinado espaço de tempo. Digamos que 100 dos 1.000 visitantes mensais mencionados anteriormente tenham comprado um produto, ao que teremos uma TCV de 10%.

No e-commerce brasileiro a Taxa de Conversão de Vendas é 1%, isto é, a cada 100 visitantes 1 compra
No e-commerce brasileiro a Taxa de Conversão de Vendas é 1%, isto é, a cada 100 visitantes 1 compra

05 – Ticket Médio (TM):

É o faturamento dividido pelo número de vendas. Por exemplo, se o seu estabelecimento comercial faturou R$ 45.000,00 com as 100 vendas mensais citadas anteriormente, então o TM é R$ 450,00. Ou seja, este é o preço médio por venda no período.

06 – Custo de Aquisição por Cliente (CAC):

É a despesa total somada ao investimento em Marketing e vendas, dividida pelo número de novos clientes em um espaço de tempo. Se, por exemplo, você gastou R$ 8.000,00 e obteve 100 novos clientes, logo o seu CAC foi de R$ 80,00 por cliente no período.

07 – Custo por Clique (CPC):

É o custo da campanha de anúncios pagos dividido pelo número de cliques que esta gerou. Em outras palavras, se os gastos com links patrocinados ou Social Media Ads foram de R$ 3.500,00 em um mês e se com isso foram gerados 100.000 cliques, então o CPC foi de R$ 0,035.

08 – Bounce Rate (BR):

É o percentual de visitantes de uma página online que saíram sem visitar outras páginas do mesmo site. Exemplo: se sua homepage foi visitada 10.000 vezes em um mês e sofreu 8.000 abandonos do tipo, logo o BR é de 80% no período.

Bounce Rate revela o percentual de pessoas que não gostaram da sua página
Bounce Rate revela o percentual de pessoas que não gostaram da sua página

09 – Tempo Médio Gasto na Página (TMGP):

É a quantia de tempo que os visitantes permanecem em uma página online. Quanto mais tempo, melhor o engajamento. Digamos que 10.000 pessoas visitem sua homepage e juntas tenham gasto 50.000 minutos na mesma, ao que o TMGP será de 5 minutos por pessoa.

10 – Retorno do Investimento (ROI):

É quanto lucro sua empresa teve em relação ao que foi investido, isto é, trata-se da receita menos o valor investido dividida pelo valor investido. Supondo que você tenha lucrado R$ 45.000,00 e investido R$ 3.500,00 numa campanha, o seu ROI neste caso será de 1.185%.

Acesse e leia também o artigo “Analista de métricas”. Fique sabendo, dessa maneira, se vale ou não a pena contratar esse profissional para o seu comércio eletrônico.


CONCLUSÃO

Acompanhe as Métricas do Marketing Digital sobretudo para ficar de olho na eficiência das suas campanhas
Acompanhe as Métricas do Marketing Digital sobretudo para ficar de olho na eficiência das suas campanhas

As métricas do Marketing Digital podem lhe ajudar a entender como você está gastando seus recursos de divulgação para dessa forma melhorar o rendimento das suas campanhas. Por isso, é fundamental acompanhá-las ao menos mensalmente.

Acesse e leia também o nosso post “Agência de Marketing Digital SP”. Conheça, assim, uma agência sediada em São Paulo que presta serviços de divulgação para empresas de todo o Brasil via internet.