5 políticas que você deve elaborar para o seu e-commerce

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Mais proteção para você e para os seus consumidores! Mais credibilidade para a sua loja virtual!

Políticas e-commerce

As políticas do seu e-commerce informam aos consumidores sobre regras, termos, condições e situações de uso das ferramentas e recursos da sua loja virtual e, por isso, são importantes tanto para fins de orientação quanto para fins de proteção do próprio consumidor e do lojista virtual perante as leis e decretos que regem o e-commerce brasileiro.

Dada a importância, confira a seguir 5 políticas que você deve elaborar para o seu e-commerce:

Políticas de Privacidade:
Abrangem um conjunto de procedimentos que têm como objetivo informar aos usuários da sua loja virtual como os dados deles serão tratados. Além disso, elas visam desobrigar a você lojista de responsabilidades que possam cair sobre seus ombros por falta de consentimento dos usuários.

Termos de Uso:
Compreendem um tipo de contrato que apresenta os direitos e deveres dos consumidores e dos lojistas virtuais em relação a compra de produtos. Esse contrato orienta como deverão ser os procedimentos, esclarece situações e evita que você lojista se responsabilize por erros de terceiros.

Trocas e Devoluções:
Essas políticas abrangem as situações em que um consumidor poderá trocar ou devolver mercadorias e como ele poderá realizar tais coisas. Elas também protegem você lojista virtual da responsabilidade por erros de terceiros.

• Condições de Compra e Venda:
Os chamados “Termos de condições de compra e venda” expõem as regras gerais acerca de como um produto é comercializado e entregue por um determinado site e-commerce. Elas podem envolver regras para o frete, descontos, condições de parcelamento, etc.

• Políticas de Entrega:
Apresentam as condições gerais sobre como as entregas são feitas pela sua loja virtual aos consumidores finais. Aborda coisas como os dias de funcionamento e o período do dia em que as entregas acontecem. Também podem mencionar procedimentos para casos de alterações de endereços, entre outras coisas.

No Design de uma loja virtual, em geral, os títulos dessas políticas são inseridos no rodapé, cada qual com um link que quando clicado envia o usuário do site e-commerce para uma página onde ele poderá ler todo o conteúdo de cada documento.

Essas políticas também podem aparecer no momento de uma compra quando o consumidor precisará marcar caixas com dizeres como “concordo com as Políticas de Privacidade” ou “Concordo com os Termos de Uso”, por exemplo, para poder finalizar a compra de um produto.

Devido à sua complexidade jurídica, essas políticas devem ser elaboradas com muito cuidado, de preferência com o auxílio de uma consultoria ou advogado especialista em e-commerce.

Os documentos que abordam as políticas da sua loja virtual são fundamentais não apenas para proteger o consumidor de abusos e proteger você lojista de erros causados por terceiros, mas também para conferir mais credibilidade ao seu site e-commerce. Quanto mais credibilidade, mais vendas!