No e-commerce, Ticket Médio (TM) é um indicador que expõe o resultado do faturamento dividido pelo número de vendas, ou seja, que representa a quantia média que cada consumidor gasta em sua loja virtual em um determinado período.
Podemos estipular o TM de um dia de trabalho ou de uma semana, um mês, um ano, etc. Os estudos WebShoppers da Ebit, por exemplo, medem o TM do primeiro semestre dos anos desde há muito tempo.
Assim, as pesquisas WebShoppers nos revelaram que houve um aumento de 18,5% no TM no período de 2011 a 2017 e que, em 2017, o indicador cresceu pelo quarto ano consecutivo, acompanhe:
• 2011: R$ 353,00
• 2012: R$ 334,00
• 2013: R$ 309,00
• 2014: R$ 333,00
• 2015: R$ 377,00
• 2016: R$ 403,00
• 2017: R$ 418,00
Nesse contexto, a meta de um administrador de e-commerce como você é fazer com que o TM da sua loja virtual alcance patamares acima da média de mercado que atualmente é de R$ 418,00, mas como fazer isso?
Para aumentar o seu TM você pode revisar e aumentar os preços dos seus produtos (se necessário e se possível), oferecer descontos por quantidade, conceder compensações gratuitas e outras soluções sobre as quais você poderá ler no artigo “Como aumentar o Ticket Médio e o lucro do seu e-commerce?” aqui mesmo no blog da agência de Marketing Digital E-Plus.
Meça o TM da sua loja virtual regularmente. Crie um banco de dados por períodos (por dia, semana, mês, semestre, ano, etc.). Anote as principais mudanças realizadas em sua loja virtual em cada um desses períodos. Dessa maneira, você terá mais condições para realizar comparações, correções e otimizações que contribuirão com a evolução do seu comércio eletrônico.