Analista de Marketing Digital: vale a pena contratar?

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O que exigir de um(a) candidato(a) a uma vaga do tipo na sua empresa e-commerce?

Analista de Marketing Digital: o(a) profissional que aponta as melhores estratégias de divulgação

Analista de Marketing Digital: o(a) profissional que aponta as melhores estratégias de divulgação para a sua empresa

Analista de Marketing Digital é o(a) profissional que examina a atuação de uma empresa no mercado com a finalidade de compreender e apontar as melhores estratégias de divulgação online para esta. Tal empresa pode ser, por exemplo, o seu comércio eletrônico.

Além disso, este(a) profissional também seleciona e implanta as estratégias de Marketing Digital, e acompanha o desenvolvimento destas. Por fim, ele(a) as otimiza quando necessário.

Em uma empresa e-commerce, o(a) analista de Marketing Digital é subordinado ao(à) gerente de e-commerce e ao(à) gerente de Marketing Digital. Ademais, ele(a) também pode trabalhar lado a lado com o(a) analista de e-commerce.

Será que vale a pena contratar um(a)?

É o que verificaremos neste artigo.

PRINCIPAIS HABILIDADES DE UM(A) ANALISTA DE MARKETING DIGITAL

De acordo com os principais sites de vagas brasileiros, um(a) analista de Marketing Digital deve contar com:

• Ensino Superior em Marketing Digital

• Conhecimento abrangente das principais mídias sociais da internet

• Conhecimento de SEO e Marketing de Conteúdo

• Habilidades de edição de fotos, vídeos e áudios

• Domínio das etapas e processos de Inbound Marketing

• Boa comunicação falada e escrita

• Experiência com Google Analytics, SEMrush e outros softwares de análises

• Experiência com Google Ads, Facebook Ads e outras plataformas Ads

• Experiência com análise de dados de ERPs, CRMs e outros sistemas do tipo

• Capacidade de análise de canais de tráfego orgânico e patrocinado

• Experiência com softwares e práticas de E-mail Marketing

• Habilidades voltadas para a automação de Marketing

• Capacidade de criar e interpretar relatórios de performance

• Capacidade para criar, interpretar, otimizar e superar KPIs diversas

• Habilidade para lidar com lojas virtuais, marketplaces e outros sites de vendas

• Capacidade para supervisionar campanhas de Marketing Digital em geral

Enfim, estes são apenas os conhecimentos principais.

Certamente, um(a) analista de Marketing Digital deve saber utilizar mais de uma centena de softwares, aplicativos e processos de Marketing Digital online.

Além disso, em muitos casos, pede-se que este profissional domine um segundo idioma, de preferência o Inglês.

QUANTO PAGAR PARA UM(A) ANALISTA DE MARKETING DIGITAL?

Analista de Marketing Digital: faixa salarial

Analista de Marketing Digital: faixa salarial segundo o site Love Mondays

A consultoria de empregos Love Mondays verificou 347 salários postados por funcionários até abril de 2019 em sua plataforma online. Com isso, constatou-se que a média salarial dessa profissão é de R$ 2.838,00 por mês.

O salário mais baixo foi de R$ 515,00 e o mais alto de R$ 9.600,00.

Muito provavelmente, os salários mais baixos são pagos para pessoas que estão começando um curso universitário. Já os mais altos são para quem já é formado(a) em Marketing e já tem boa experiência prática no setor.

VALE A PENA CONTRATAR UM(A) ANALISTA DE MARKETING DIGITAL?

Vale a pena contratar, sim.

Este tipo de profissional poderá encontrar as melhores estratégias, técnicas e táticas de divulgação para a sua loja virtual.

Sendo assim, seu site e-commerce poderá receber mais visitantes.

E, você sabe, quanto mais visitantes únicos, mais vendas.

Por falar nisso, eu espero que você seja uma dessas pessoas únicas que visitam o blog da agência e-Plus.

Se, contudo, você não pretende ter uma departamento de Marketing (que demanda manutenção de equipamentos, treinamento de funcionários, pagamento de direitos trabalhistas e outros custos), então o negócio é contratar uma agência de Marketing Digital.

Quando você terceiriza o seu Marketing para uma agência, todas as despesas mencionadas no parágrafo anterior somem das suas contas à pagar.

Pense nisso!