Autoridade de Página: como aumentar esse fator SEO no e-commerce?

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Descubra como saber se a pontuação de Page Authority das páginas do seu e-commerce é boa ou ruim!

Técnicas de link building podem ajudar a melhorar a Autoridade de Página (Page Authority) das páginas de vendas do seu e-commerce. Imagem: @vectorjuice
Técnicas de link building podem ajudar a melhorar a Autoridade de Página (Page Authority) das páginas de vendas do seu e-commerce. Imagem: @vectorjuice

A Autoridade de Página, também chamada em Inglês de Page Authority (PA), é uma métrica criada pela consultoria Moz. Essa métrica prevê as chances de uma página específica rankear nas páginas de resultados de motores de buscas, isto é, nas SERPs de portais de pesquisa como o Google e o Bing. Por meio desse indicador é possível saber, por exemplo, se uma página de vendas da sua loja virtual é superior em termos de SEO em relação a uma página equivalente da loja virtual de um concorrente.

Assim como todo indicador, a Page Authority pode ser verificada por meio de números. Basicamente, ela confere uma pontuação que varia de 1 a até 100 para cada página na internet. Quanto maior o score da página, maiores as chances desta obter uma boa classificação nas SERPs.

É importante informar, contudo, que a PA não é um fator de classificação do Google. Ela é na verdade uma métrica que você pode usar para medir a qualidade SEO das suas páginas em relação às páginas de outros sites. Dessa maneira, se você descobrir que as suas páginas têm uma autoridade inferior, você pode agir para otimizá-las.

COMO É O CÁLCULO DA AUTORIDADE DE PÁGINA?

De acordo com a Moz, o cálculo da Autoridade de Página é feito com base em fatores como o número de backlinks, quantidade de backlinks de qualidade e previsões de um algoritmo de aprendizado de máquina implementado em 2019.

COMO VERIFICAR A PAGE AUTHORITY DAS PÁGINAS DE VENDAS DA  SUA LOJA VIRTUAL?

Para verificar a Autoridade de Página, basta inserir a URL das páginas de vendas do seu e-commerce na ferramenta Link Explorer, da Moz. Além disso, você também pode conferir a PA das páginas da sua loja virtual no Semrush, no Ubersuggest ou software equivalente. Lembrando que é necessário se cadastrar e fazer login para ter acesso a essas ferramentas e aos dados do indicador.

DESCUBRA SE A SUA PONTUAÇÃO É BOA OU RUIM

A Autoridade de Página é uma métrica relativa. Com efeito, só é possível dizer se a PA de uma página é boa ou ruim ao compará-la com uma página semelhante de outro site. Por exemplo, se a pontuação de uma página intitulada “iPhone 11 Apple” da sua loja virtual é 43 e uma página com título igual do site e-commerce do seu concorrente é 52, então neste caso é sua PA é ruim em relação à do seu competidor e você precisa tomar alguma providência tendo em vista aumentá-la.

Vídeo: saiba como usar o SEO para ter mais acessos orgânicos na sua loja virtual!

AUTORIDADE DE PÁGINA: COMO AUMENTAR?

Há muitas formas de aumentar a pontuação de PA das páginas da sua loja virtual. Uma das medidas recomendadas para isso é usar técnicas de link building com o objetivo de aumentar a quantidade de backlinks das suas páginas. 

Além disso, é fundamental analisar a qualidade dos backlinks das suas páginas. Em geral, sites duvidosos que enviam links para as suas páginas prejudicam a reputação das mesmas e provocam uma queda na pontuação de PA. Sendo assim, ao descobrir a existência de tais backlinks é essencial tomar providências para rejeitá-los.

Enfim, caso precise de ajuda para criar uma estratégia de SEO para a sua loja virtual, lembre-se que sempre poderá contar com a Agência e-Plus. Para contratar o nosso serviço de seo para e-commerce basta clicar no botão a seguir e iniciar uma conversa conosco via app mensageiro: