Ubersuggest: como extrair dados para campanhas de SEO

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Conheça a ferramenta e os seus principais recursos

Ubersuggest: uma ferramenta de palavras-chave útil para criar campanhas de SEO
Ubersuggest: uma ferramenta de palavras-chave útil para criar campanhas de SEO

Ubersuggest é uma ferramenta de palavras-chave SEO.

Só para lembrar, SEO é a sigla para Search Engine Optimization (Otimização para Motores de Buscas).

Com o Ubersuggest é possível saber de fato o que os internautas de vários países do mundo, incluindo o Brasil, estão pesquisando em motores de buscas como o do Google.

Isso com certeza proporciona vantagens para empresários e gerentes de empresas como você.

Em outras palavras, com o Ubersuggest você poderá criar campanhas de conteúdo online e Marketing Digital com base nas palavras-chave mais pesquisadas na web.

Desse modo, será possível atrair mais internautas e transformá-los em clientes da sua loja física, da sua loja virtual, do seu marketplace ou outro canal de vendas.


O QUE É UBERSUGGEST: HISTÓRIA DA FERRAMENTA

Como dito, o Ubersuggest é uma ferramenta que gera relatórios de palavras-chave SEO, os quais expõem a frequência com que cada conteúdo é pesquisado nos motores de buscas.

Esta ferramenta foi criada pelo italiano Alessandro Martin em 2013 e adquirida pelo britânico especialista em Marketing Digital, Neil Patel, em 2018.

Inicialmente, o Ubersuggest funcionava como um recurso de sugestão de palavra-chave como o Google Suggest.

Todavia, depois que Patel adquiriu a ferramenta, outros recursos mais interessantes foram acrescentados, como veremos em seguida.


RECURSOS DO UBERSUGGEST

Atualmente, o Ubersuggest conta com recursos como:

Visão geral de uma palavra-chave:

Digite uma palavra-chave no campo apropriado do Ubersuggest e ele lhe retornará informações como a quantidade de vezes que tal termo-chave é pesquisado nos sites buscadores.

Recurso mostra volume de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo
Recurso mostra volume de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo

Além disso, este recurso também expõe se é fácil ou difícil criar uma campanha de links patrocinados ou obter uma boa classificação SEO para a palavra-chave em questão no Google.

Ideias de palavras-chave SEO:

Aqui o Ubersuggest lista vários termos-chave relacionados à palavra-chave da qual você está buscando mais informações.

Assim, você pode obter um grupo de termos-chave para uso em campanhas de SEO ou em campanhas de anúncios patrocinados.

Visão geral do tráfego:

Nesta área você deve inserir a URL do seu site ou do site do seu concorrente e pressionar “Enter”.

Em seguida, o Ubersuggest apresenta dados como a quantidade de palavras-chave, o tráfego orgânico mensal e os backlinks do site (URL) que está sendo analisado.

Ademais, este recurso gera gráficos que possibilitam a visualização do histórico de tráfego e ranking de palavras-chave do site.

Páginas principais de um site:

O Ubersuggest lista as páginas do site (URL) que está sendo analisado por ordem de tráfego.

Ou seja, as páginas mais visitadas aparecem em primeiro lugar.

A ferramenta lista, ainda, a quantidade de vezes que cada página foi visitada ao longo do último mês.

Palavras-chave principais de um site:

Este recurso gera um relatório com as principais palavras-chave, isto é, aquelas que estão gerando mais tráfego para o site (URL) que está sendo analisado.

Gráfico de ranking de palavras-chave orgânicas de um site
Gráfico de ranking de palavras-chave orgânicas de um site

Backlinks:

Mostra as páginas que possuem links apontados para o site (URL) que está sendo analisado.

Gostou destes recursos?

Vale lembrar, seja no mobile ou desktop, todos esses recursos podem ser acessados por meio de um menu.

Basta clicar nos botões e esperar o Ubersuggest criar os relatórios.

OK, mas o que é possível fazer com essas informações?

Pois bem, isso é o que vou revelar agora.


COMO USAR O UBERSUGGEST

Agora que você já conhece o Ubersuggest, eu vou lhe dar algumas dicas para que possa começar a usá-lo.

Primeiramente, saiba que é possível analisar tanto o seu site quanto os sites dos concorrentes.

Para tanto, basta colocar a URL no campo indicado.

Em seguida, o Ubersuggest gerará os relatórios.

Daí será possível verificar, por exemplo, com quais palavras-chave os seus concorrentes estão melhor ranqueados no Google.

Com base neste dado você poderá criar conteúdos melhores e tentar superá-los, ou seja, ultrapassá-los na classificação do motor de buscas.

Já ao usar o recurso dos backlinks você poderá saber quem está linkando para o seu site e para o site do seu concorrente.

Desse modo, será possível eliminar links ruins e pedir para que os melhores sites, incluindo aqueles que linkam para os seus concorrentes, criem posts que com links para o seu site.

Isso sem dúvida vai melhorar o posicionamento das suas páginas no Google e em outros motores de buscas.

Ademais, você pode criar listas de palavras-chave muito procuradas nos buscadores, o que lhe ajudará a ter ideias para a criação de 10, 20, 50, 100 ou mais posts para o seu blog.

Para quem trabalha com Marketing de Conteúdo isso é ótimo.

Isso sem falar que com o Ubersuggest é possível criar listas de palavras-chave relacionadas.

Você só precisa inserir uma palavra-chave no campo apropriado, que a ferramenta acha os termos relacionados para você.

Com isso, você poderá criar posts completos, que cercam e respondem todas as dúvidas dos internautas de forma aprofundada.

Enfim, consegue mensurar o potencial do Ubersuggest?

Pois bem, minha dica final é aproveite para usá-lo enquanto ele ainda é gratuito.