Avaliação de clientes é a informação mais relevante no e-commerce

4 minutos de leitura
ACOMPANHE NOSSO BLOG

Digite seu e-mail no campo abaixo para receber conteúdo exclusivo sobre e-commerce e marketing digital

Estudo revela que opinião de outros consumidores influencia mais que os dados dos produtos

Avaliação de clientes certamente ajuda os consumidores a tomarem decisões de compra
Avaliação de clientes certamente ajuda os consumidores a tomarem decisões de compra

Avaliação de clientes é o dado que mais influencia um consumidor online a tomar a decisão de realizar uma compra, aponta estudo realizado pela startup de tecnologia Lett em parceria com a empresa de soluções digitais Opinion Box.

Em outras palavras, a opinião de alguém que já comprou um produto exerce enorme impacto nas decisões de quem ainda está pesquisando um produto ou serviço na expectativa de adquiri-lo também.

Fique sabendo mais sobre esta pesquisa logo em seguida neste mesmo texto.

Acesse e leia também o post “EQI 2019”. Conheça, desse modo, o estudo que demonstrou que as lojas virtuais nacionais carecem de conteúdo.


AVALIAÇÃO DE CLIENTES É FUNDAMENTAL PARA GERAR MAIS DECISÕES DE COMPRA

A pesquisa “Opinião do Consumidor”, de autoria da Lett e Opinion Box, foi realizada no início de 2019.

De acordo com os autores, o estudo foi feito com 2.178 mulheres e homens consumidores(as) brasileiros(as) acima de 18 anos.

Todos os respondentes já realizaram ao menos uma compra online.

Neste cenário, quando perguntados sobre quais seriam os pontos que mais influenciam suas decisões de compras online, eles responderam:

  • Preços e promoções: 78%
  • Frete e prazo de entrega: 65,6%
  • Avaliações e comentários: 52,5%
  • Informações sobre o produto: 42,3%
  • Marca: 40,4%
  • Recomendações em sites especializados: 21,2%

Como se pode observar, as avaliações e comentários de clientes e consumidores exercem mais influência nas decisões de compras do que as informações sobre produtos e do que as recomendações feitas em sites especializados.

Portanto, se você tiver uma loja virtual, procure incentivar os clientes a escreverem reviews dos produtos que adquiriram no seu site e da experiência de compra que tiveram.

Acesse e leia também o artigo “Moda online”. Confira, dessa maneira, alguns números desse setor e-commerce conforme pesquisa da Social Miner.


COMO SEPARAR O JOIO DO TRIGO NA AVALIAÇÃO DE CLIENTES

Ferramenta da Trustvox ajuda você sobretudo a descobrir e eliminar comentários mal intencionados
Ferramenta da Trustvox ajuda você sobretudo a descobrir e eliminar comentários mal intencionados

Quem é do e-commerce sabe que muitos consumidores que nunca compraram e nem jamais usaram os produtos escrevem opiniões e dão palpites na loja virtual assim mesmo.

Essas opiniões decerto acabam influenciando, às vezes positivamente e outras negativamente, os demais consumidores que estão de passagem.

Seja como for, você que é o dono(a) do site e-commerce precisa separar o joio do trigo.

Isto é, é necessário manter apenas as opiniões de quem realmente passou por uma experiência de compra e usou o produto em questão.

Por conseguinte, para tal tarefa você pode usar selos como o “Site Sincero”, da Trustvox.

A Trustvox audita os reviews dos seus clientes e separa aqueles com comentários ofensivos, fora de contexto ou feitos por pessoas mal intencionadas.

Assim, apenas os comentários verdadeiros é que são exibidos, o que permite aumentar a conversão da sua loja online.

Acesse e leia também o post “Consumidor online”. Desse modo, conheça uma pesquisa da NeoAssist que expôs que 70% dos consumidores confiam na opinião de outros consumidores.


MAIS SOBRE A PESQUISA “OPINIÃO DOS CONSUMIDORES” DA LETT

Além de expor o que mais influencia as pessoas na hora das compras online, o estudo “Opinião dos Consumidores” apontou também as estatísticas de parâmetros como:

  • Compras realizadas nos últimos 12 meses
  • Experiência de compra no e-commerce
  • Hábitos de compra no e-commerce
  • Informações nas páginas de produto
  • Comportamento do consumidor no e-commerce
  • Perspectivas sobre o e-commerce brasileiro
  • Principais insights do estudo

Para ter, enfim, acesso à pesquisa completa, basta acessar a página de cadastro no site da Lett e baixar o material em arquivo PDF.

Acesse e leia também o post “Conteúdo da audiência”. Aprenda, dessa forma, a fidelizar seus consumidores e clientes por meio do conteúdo produzido por eles mesmos.