Blog Aliexpress: uma análise completa

7 minutos de leitura
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Lições de uma mídia de comunicação chinesa para o blog do seu e-commerce

Blog Aliexpress é uma mídia de dicas e opiniões sobre produtos voltada para consumidores
Blog Aliexpress é uma mídia de dicas e opiniões sobre produtos voltada para consumidores

O blog Aliexpress, também conhecido como Alixblog, é uma das mídias de comunicação com o público mundial de consumidores da plataforma de varejo online chinesa de mesmo nome.

Neste artigo analisarei o Design, o conteúdo, o sistema de links e outros parâmetros deste blog. Dessa maneira pretendo ajudar você a tirar disso boas lições e aplicá-las ao seu próprio blog de comércio eletrônico.

Aproveito para informar que no instante em que faço este estudo (novembro de 2019), o site marketplace da Aliexpress ocupa a posição 39 global no ranking Alexa.

Antes, porém, de iniciar o estudo do blog, que tal conhecer um pouco da história da Aliexpress? É o assunto do próximo tópico, confira!

Vídeo: o poder do blog no e-commerce

Acesse e leia também o post “Samsung blog”. Conheça, desse modo, a mídia de comunicação com consumidores desta multinacional sul-coreana.

BREVE HISTÓRIA DA ALIEXPRESS

Aliexpress é um marketplace lançado em abril de 2010 pelo Alibaba Group.

O Alibaba, por sua vez, é um grupo de empresas com sede em Hangzhou, na China. Ele foi fundado em 1999 por Jack Ma.

Jack Ma
Jack Ma

A finalidade da plataforma Aliexpress é, desde o princípio, possibilitar que exportadores chineses comercializem seus produtos em vários países do mundo via internet.

A título de curiosidade, se você costuma ler o blog da e-Plus, então provavelmente soube que a Aliexpress abriu uma pop up store no Brasil há dois meses.

E vale lembrar, por fim, que uma pesquisa da Ebanx feita entre 2018 e 2019 demonstrou que esta marca chinesa está na frente da Amazon na preferência dos brasileiros quando o assunto é “compra internacional”.

Acesse e leia também o post “Blog Renner”. Dessa maneira, fique por dentro da mídia de comunicação com consumidores de uma das maiores varejistas de moda do Brasil.

CARACTERÍSTICAS DO BLOG ALIEXPRESS

Assim como a Polishop, Saraiva e Extra, entre outras grandes plataformas de varejo online, a Aliexpress também possui um blog. Como já mencionado, esta mídia de comunicação é chamada de Alixblog.

Analisei o Alixblog no início de novembro de 2019. O resultado deste estudo é o que você pode observar agora:

Design:

Para início de conversa, submeti o blog da Aliexpress à ferramenta online chamada Responsive Design Checker. Esta, por sua vez, demostrou total responsividade da mídia chinesa, que se adaptou a todos os tamanhos e formatos de telas.

Nas telas dos desktops e notebooks, a home do blog Aliexpress tem a seguinte aparência:

Detalhe da home do blog Aliexpress
Detalhe da home do blog Aliexpress
  • Menu com botões para página inicial, página de cupons e sistema de seleção de idiomas;
  • Logotipo do blog logo abaixo;
  • Em seguida, mais um menu, só que agora de categorias temáticas;
  • Coluna de chamadas para artigos à esquerda;
  • Campo de pesquisa à direita;
  • Coluna de artigos mais recentes também à direita;
  • Por fim, nada há no rodapé, a não ser a indicação “Copytight 2019”.

O conteúdo é o mesmo nas telas menores, entretanto, ele fica compactado atrás de botões e/ou é posicionado após as chamadas de posts.

Conteúdo:

No Alixblog são publicados oito tipos de posts, os quais abordam:

  • Marcas que vendem no marketplace da Aliexpress;
  • Acessórios como joias, relógios e bolsas vendidos no marketplace;
  • Tutoriais sobre cupons, métodos de pagamento, melhores vendedores, etc.;
  • Produtos eletrônicos;
  • Moda para homens, mulheres, gestantes, bebês, etc.;
  • Sapatos e tênis;
  • Itens esportivos;
  • Produtos mais baratos e itens diversos.

Os posts são geralmente grandes, com mais de 900 palavras. Além disso, eles também têm muitas fotografias. Alguns artigos até expõem o quanto é melhor comprar na Aliexpress ao invés de fazê-lo na Amazon.

Fixação na Amazon: Alixblog tem muitos posts sobre a concorrente
Fixação na Amazon: Alixblog tem muitos posts sobre a concorrente

Durante a leitura, quando o post já está próximo do final, uma caixa com uma indicação para o próximo post surge ao lado direito (nos desktops). É um sistema de recomendação de artigo que não vi nos blogs da Lu, Casas Bahia, Ponto Frio ou outro que já tenha analisado por aqui.

Há, ainda, uma certa preocupação saudável com o SEO que também não vi em outros blogs de varejistas online. Por exemplo, percebi que algumas palavras-chave são inseridas nos títulos, subtítulos e miolo dos textos.

E uma coisa muito interessante é que no topo do Alixblog há uma chave que permite cambiar o conteúdo entre sete idiomas. Com efeito, isso é fundamental para a internacionalização de negócios online.

O blog Aliexpress é, com certeza, aquele que mais utiliza links (dentre os que analisei).

A maioria dos links são para o marketplace da empresa ou para dentro do próprio blog. Em menor quantidade há os links externos, alguns dos quais para o site da Amazon.

Seja como for, os links apontados para o marketplace da Aliexpress são mais frequentemente voltados para páginas de categorias e não para páginas de produtos específicas.

Autores:

Os posts são anônimos, isto é, não têm autores.

Aliás, os artigos não são assinados nem mesmo pela Aliexpress.

Em outras palavras, não existe uma indicação gráfica com o nome de quem publica os posts.

Periodicidade:

Os posts do Alixblog não têm data, por isso, não foi possível saber qual a periodicidade deles.

Banners:

Não foram encontrados banners do tipo Adsense durante minha análise.

Mobile:

Quando submetido ao Page Speed Insights, o blog Aliexpress se mostrou de velocidade média (87) no mobile e de velocidade rápida (99) nos desktops.

Velocidade do blog Aliexpress
Velocidade do blog Aliexpress

Cultura Organizacional:

O Alixblog conta com um logotipo próprio, com as cores da marca Aliexpress. Isso confere personalidade sem, no entanto, criar desvinculação.

Procura no Google:

O termo-chave “blog Aliexpress” é buscado 40 vezes mensais na internet, segundo o Ubersuggest.

Conteúdo da audiência:

Os comentários estão ativados no blog, mas nem todos os posts possuem resenhas feitas por consumidores.

Além disso, ao final de cada post há um sistema de votação em que o leitor pode assinalar 1 a 5 estrelas para o artigo que acabou de ler.

Redes sociais e assinaturas:

O blog não tem botão ou link de conexão com nenhuma rede social. Ademais, não encontrei nenhum sistema de captura de e-mails.

Acesse e leia também o post “Blog Motorola”.

CONCLUSÃO SOBRE O BLOG ALIEXPRESS

O blog Aliexpress é uma mídia de comunicação excelente, mas também tem seus pontos fracos, dentre os quais os seguintes:

  • A coluna de artigos “mais recentes” posicionada na home é redundante e desnecessária. Ela poderia ser substituída por artigos mais lidos da semana, por exemplo;
  • O blog tem “uma tonelada” de links. Há posts com mais de 100 links. Se eu fosse o Google consideraria isso um tipo de SPAM e, é claro, daria uma bela punição;
  • Os posts não tem periodicidade, o que impede que o leitor saiba se o conteúdo é ou não atual. Isso o faz perder tempo, o que pode ser bastante irritante;
  • Não há um sistema de captura de e-mails. Uma lista de e-mails pode ajudar a gerar e fidelizar clientes via E-mail Marketing.
Capturar e-mails é fundamental para o sucesso do seu Funil de Vendas

Tirando estes e outros problemas, o Alixblog possui pontos positivos como:

  • Conteúdos extensos, que são ótimos para prender a atenção dos leitores;
  • Aparente uso de técnicas SEO, o que possibilita melhor classificação nos rankings de pesquisas do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores;
  • Velocidade boa tanto nos mobiles quanto nos desktops, o que facilita a usabilidade.

Espero, enfim, que você tenha captado as lições desta e de outras análises de blogs já realizadas por aqui. Que estes estudos possam lhe ajudar a desenvolver um blog e-commerce de boa qualidade para a sua loja virtual.

Acesse e leia também o post “Blog Dafiti”.