Blog Casas Bahia: uma análise completa

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Blog Casas Bahia capta assinantes e envia internautas para a loja virtual da rede varejista.
Blog Casas Bahia capta assinantes e envia internautas para a loja virtual da rede varejista.

O blog Casas Bahia é uma das ferramentas de Inbound Marketing da rede de lojas Casas Bahia. Desse modo, ele é empregado basicamente para captar assinantes de E-mail Marketing para e-commerce e também para enviar leitores(as) para páginas de categorias de produtos da loja virtual da empresa.

• Acesse e leia também o artigo: “Como montar um e-commerce” (começando com um blog e-commerce)

A saber, a rede Casas Bahia é uma marca brasileira administrada pela Via Varejo. Sob sua insígnia são comercializados produtos eletrônicos, eletrodomésticos e utilidades domésticas há mais de 60 anos. No ranking Alexa, a loja virtual da companhia ocupa as posições 3.078 global e 82 nacional (dados de fevereiro/2019).

Vídeo: o poder do blog no e-commerce

Guia de Compras: o blog Casas Bahia

O blog Casas Bahia denomina-se “Guia de Compras”. Minha análise aborda os elementos desta mídia tais como eles estavam expostos no dia 1 de fevereiro de 2019. Confira:

• Design:

Primeiramente, submeti a URL do Guia de Compras ao aplicativo online “Responsive Design Checker”, onde descobri que o blog é responsivo. Ou seja, ele se adapta às telas grandes dos computadores desktops e também às telas pequenas dos celulares e smartphones.

Nos desktops, o blog expõe no topo os logotipos “Guia de Compras” e “Casas Bahia” seguidos de um campo de pesquisas. Logo abaixo, há um menu com as opções “Móveis”, “Games”, “Celulares e Telefonia”, “Informática”, “Eletrônicos”, “Infográficos” e “Todas as categorias”.

Já nas telas menores dos mobiles, o campo de buscas e o menu (com opções diferentes das do desktop mencionadas no parágrafo anterior) ficam escondidos atrás de um botão posicionado no canto superior direito.

Na sequência, há um mostrador que exibe slides com as fotos e chamadas para quatro artigos. Cada artigo permanece por alguns segundos na tela até ser substituído pelo seguinte. Abaixo da dobra da página são inseridas chamadas para posts separadas por departamentos como “Eletrodomésticos”, “Ferramentas”, “Games”, etc., em módulos identificados por cores.

Por fim, há um campo para assinatura de Newsletter, informações institucionais da rede Casas Bahia e botões para as mídias sociais. Trata-se de um blog com um bom Design.

Blog Casas Bahia tem um chamativo mostrador de artigos antes da dobra da página
Blog Casas Bahia tem um chamativo mostrador de artigos antes da dobra da página

• Conteúdo:

Em geral, o conteúdo do blog Casas Bahia é composto por dicas de produtos, eventos e datas comemorativas. Ele é apresentado em formato de texto mesclado com fotos. Há também vídeos e infográficos, mas em menor frequência.

Cada texto tem, em média, 600 a 1.000 palavras. Na maioria das vezes, a palavra-chave foco não aparece no título, mas apenas no miolo dos textos com links para a loja virtual. Algumas fotografias têm legendas, outras não. No fim, há um sistema de recomendação para leitura de outros posts.

Os links dispostos no conteúdo textual do blog Casas Bahia conduzem os(as) leitores(as) para páginas de categorias de produtos da loja virtual da rede. Pessoalmente, não curto essa abordagem. Prefiro que o(a) leitor(a) seja conduzido(a) para uma página de produto específica.

Quando o(a) leitor(a) é conduzido para uma página de categoria, abre-se diante dele(a) uma página com várias opções para escolha. Sendo assim, ele(a) terá que avaliar produto por produto antes de escolher um.

Mas quando o(a) leitor(a) é enviado para uma página de produto específica, basta que ele(a) leia as descrições e pressione o botão “Comprar”. Ou seja, dessa maneira ele(a) estará muito mais próximo de fazer uma compra. Além disso, o link para a página específica reforça o SEO da página de destino.

• Autores:

Os blog-posts do Guia de Compras são assinados por pessoas reais e não pela instituição Casas Bahia. Isso é ótimo porque confere mais pessoalidade ao blog. Entretanto, os autores não têm biografias. Então, não se sabe se eles são especialistas ou meros parafraseadores de conteúdo. Na minha opinião, a inserção de biografias pode aumentar a credibilidade da mídia.

• Periodicidade:

Os artigos deste blog não são datados. Por isso, não foi possível estabelecer sua frequência de postagens. Na minha opinião, datar os posts permite que os(as) leitores(as) reconheçam a perecibilidade da informação.

Em outras palavras, posts datados evitam a frustração de se ler um conteúdo que pode estar ultrapassado e só perceber isso quando já se está muito avançado em sua leitura. Então, recomendo datar.

• Banners:

Não visualizei banners da Casas Bahia e nem de sites parceiros durante minha análise do blog Guia de Compras.

• Mobile:

Como dito anteriormente, o blog Casas Bahia é responsivo, portanto, adapta-se bem às telas de tablets, smartphones e celulares. Testei ele no “Page Speed Insights” (PSI), que informou que ele tem pontuação 68 (considerada de velocidade média) para Desktop e 37 (considerada velocidade lenta) para mobile.

Este é o modo como o blog Casas Bahia aparece na tela de um iPhone 7.
Este é o modo como o blog Casas Bahia aparece na tela de um iPhone 7.

Ou seja, este blog precisa oferecer maior rapidez de acesso aos(às) leitores(as). Para otimizá-lo, o PSI recomenda, por exemplo, a ativação da compactação do texto (o que gera economia de 2,4 segundos); adiamento do CSS não utilizado (economia de 1,5 s), codificação de imagens com eficiência (1,05 s).

• Cultura Organizacional:

O logotipo da Casas Bahia e tonalidades da cor azul (características da marca) presentes no blog garantem uma adequação desta mídia à Cultura Organizacional da empresa. Ou seja, há uma unificação, que gera mais credibilidade aos olhos dos(as) leitores(as).

• Procura no Google:

A palavra-chave “blog Casas Bahia” é buscada entre 10 e 100 vezes mensais no Google.

• Conteúdo da audiência:

O blog Casas Bahia possui módulo de comentários integrado ao Facebook. Há artigos que possuem muitos comentários da audiência, entretanto, há outros que não contam com nenhuma participação.

A opinião dos(as) leitores(as), também chamada de conteúdo da audiência, pode ajudar a vender mais produtos e, ao mesmo tempo, servir de base para você descobrir quais produtos são ruins ou não são apreciados pelo seu público.

• Redes sociais e assinaturas:

No final de cada blog-post há botões para o(a) leitor(a) curtir ou compartilhar o conteúdo nas principais redes sociais disponíveis no Brasil. Já no rodapé do blog são disponibilizados botões que conduzem os(as) internautas para as fanpages da Casas Bahia no Facebook, Twitter, G+ e YouTube.

Conclusão sobre o blog Casas Bahia

O blog Casas Bahia é lento e os links dos posts enviam os(as) leitores(as) para páginas de categoria e não para páginas de produto da loja virtual. Porém, ele tem um bom Design e conteúdo de qualidade com textos, fotos e vídeos.

Sendo assim, apesar de precisar de algumas melhorias, este blog cumpre o seu papel que é obter assinantes e conduzir internautas para a loja virtual da Casas Bahia. Ele não é perfeito (nenhum blog é), mas o importante é que ele está em pleno funcionamento e é uma ferramenta útil para esta rede de lojas brasileira.