Brandformance: Marketing de resultados voltado para a construção de uma marca

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Saiba se as campanhas de branding estão realmente consolidando sua marca no mercado

Brandformance é a construção de uma marca com base em métricas
Brandformance é a construção de uma marca com base em métricas

Brandformance é a medição, por meio de métricas, do retorno do investimento realizado em campanhas de branding.

O branding, por sua vez, é a gestão da marca.

Campanhas de branding abrangem um conjunto de atividades de Marketing, as quais têm como objetivo aumentar a boa reputação de uma marca específica na mente dos consumidores.

Todavia, o branding conta com muitos aspectos intangíveis, de difícil mensuração.

É exatamente neste ponto que entram as métricas de brandformance, que de fato são essenciais para medir se as campanhas de branding estão gerando bons resultados na consolidação de uma marca no mercado.

Acesse e leia também “O que é branding”. Fique sabendo, assim, o conceito de branding, o que é marca, o que lovemark, como usar o branding no e-commerce e muito mais.


MÉTRICAS DE BRANDFORMANCE

Métrica é uma forma de medir com precisão, por meio de números, se algo ou alguma circunstância está acima, abaixo ou dentro dos parâmetros desejados.

Com efeito, as métricas são o que há de mais fundamental no brandformance.

Neste contexto, o brandformance tem como objetivo medir, via métricas, todos os feedbacks do público por meio de dados provenientes de diferentes interações com os consumidores.

São, por exemplo, métricas aplicáveis em brandformance:

  • Número de vezes que um internauta recomenda à marca para outro internauta
  • Taxa de conversão de vendas de um produto da marca vinculado a uma campanha específica
  • Número de visitas em uma página de produto da marca
  • Número de cliques em propagandas digitais vinculadas à marca
  • Percentual de tempo que os consumidores visualizaram um vídeo que aborda a marca
  • Número de cadastros ou assinaturas de e-mail vinculadas a uma propaganda da marca
  • Pesquisa de percepção da marca em que consumidores escolhem “boa”, “ruim”, “regular”, etc.
  • Audiência na TV, rádio, plataformas de vídeos, podcasts, etc.
  • Número e frequência de recompras
Taxa de conversão de um determinado produto relacionada a uma campanha de branding é uma das métricas que podem ser usadas em brandformance
Taxa de conversão de um determinado produto relacionada a uma campanha de branding é uma das métricas que podem ser usadas em brandformance

Dessa maneira, as campanhas de branding podem ser otimizadas ainda em curso. Com isso, é possível evitar desperdícios, entre outras vantagens.

Acesse e leia também o post “Branding nas redes sociais”.


VANTAGENS

Ao aplicar o brandformance, você poderá, por exemplo:

  • Verificar se os objetivos das suas campanhas de branding estão sendo atingidos
  • Otimizar campanhas em pleno curso para obtenção de resultados melhores
  • Parar e evitar o desperdício de recursos com campanhas que não geram bons resultados
  • Reconhecer melhores canais para fazer campanhas de branding para uma marca específica
  • Medir os resultados de campanhas de branding integradas em múltiplos canais de divulgação

Como se pode observar, com o brandformance você ganha uma “visão além do alcance”.

Em outras palavras, evita-se trabalhar às cegas e esperar por resultados que nem sempre acontecem.

Com o brandformance, enfim, tudo fica mais exato e ao mesmo tempo mais flexível e, sendo assim, a sua empresa poderá aproveitar muito melhor as campanhas de branding e obter muito mais retorno.