Como criar uma loja online de festas

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10 dicas básicas para você começar a criar o seu e-commerce no ramo!

Loja virtual de festas

Uma loja virtual de festas geralmente trabalha com um sistema de Cauda Longa de produtos

Nas últimas décadas, as festas para adolescentes, adultos e principalmente para crianças têm ganhado status de superprodução, com bolos e decorações incríveis tanto no Brasil quanto em outras partes do mundo. Por isso, cresceram os negócios de lojas físicas voltadas para esses públicos. Tais lojas estão agora migrando ou se integrado ao mundo e-commerce.

Recentemente, a equipe da agência de Marketing Digital E-Plus teve a oportunidade de realizar a implantação de e-commerce de três lojas virtuais do tipo, são elas, a Central 25, a Valkfest e a Lojas Brilhante. A partir desses trabalhos, foram reunidas algumas dicas básicas para outros empreendedores que pretendem ingressar nesse ramo, confira:

• Plano de negócios:
Planejar lhe ajudará a prever riscos, reduzir o perigo da falência, levantar dados sobre o mercado e conquistar apoio de financiadores, entre outros benefícios. Acesse o artigo “Três tipos de Plano de Negócios” para saber mais sobre isso e iniciar o seu site e-commerce de festas com o pé direito.

• Abrir empresa:
No Brasil, toda loja e-commerce precisa ter um CNPJ, portanto, antes de lançar seu empreendimento online, abra uma empresa como MEI, Supersimples ou outro modelo de tratamento tributário.

• Cauda longa:
Lojas físicas de Cauda Longa geralmente só conseguem expor na vitrine cerca de 20% de seu estoque. Já em uma loja virtual é possível expor os 20% de produtos que vendem mais e os 80% que vendem menos, pois não há aquela delimitação de espaço da vitrine física, o que aumenta as possibilidades de vendas.

• Buscas e escolhas:
Lojas como a Lojas Brilhante têm um sistema de buscas avançado, que delimita a pesquisa de produtos por gênero (masculino ou feminino), por idade e por tema (festa mexicana, italiana, havaiana, etc.), por exemplo, o que facilita as escolhas.

• Checkout simples:
Tente comprar um produto na Central 25 e você verá que o sistema de checkout é bem simples. Ele requer apenas um e-mail e alguns dados pessoais que podem ser preenchidos em poucos segundos. A partir da segunda compra o consumidor só precisará inserir o e-mail e mais nada. Isso facilita a compra por impulso e elimina as chances de desistência por “reflexão demais” por parte do usuário. Denominado SmartCheckout®, esse sistema é integrado em lojas desenvolvidas por meio da plataforma Vtex.

• Design impecável:
O design da loja e as funcionalidades de cada módulo devem beirar à perfeição para que o usuário não tenha nenhuma sombra de dúvida quanto à credibilidade do site. Para isso, convém contar com bons programadores front-end.

• Formas de entrega:
O modo como você entrega os produtos faz parte do contexto de um negócio e-commerce. A loja Valkfest, por exemplo, oferece a possibilidade de o consumidor ir buscar o produto na loja física em São Paulo, além do frete convencional. Conheça mais sobre isso no artigo “Como os pontos de retirada podem ajudar sua loja virtual a vender mais”.

• Selos, redes sociais, chat, suporte e contatos:
Os selos de segurança e os endereços e telefones de contato aumentam a credibilidade da sua loja. As pessoas precisam sempre contar com um ponto de referência físico e formas de contato diversas para que possam reclamar se algo der errado. Muitas pessoas desistem de comprar se não veem esses indicativos na loja virtual. Além disso, as redes sociais e os chats podem ajudar a tirar dúvidas dos consumidores e, assim, aumentar as vendas.

• Formas de pagamento:
Quanto mais formas de pagamento você oferecer, mais possibilidades você terá para fechar vendas em sua loja online de festas. Leia “8 sistemas de pagamento disponibilizados pela plataforma Vtex” e “Parceria PagBrasil e Vtex gera mais opções de pagamento e-commerce”.

• Institucional:
É uma forma de você apresentar a história e expressar a cultura organizacional da sua empresa e transmitir mais credibilidade aos consumidores.

A dica final: estude algumas lojas virtuais de festas e verifique como a média delas funciona. A partir disso, inclua diferenciais para que você possa se sobressair no mercado. Quando tudo estiver pronto, use as estratégias e táticas CRO para e-commerce a fim de aumentar a conversão de vendas e evoluir ao longo do tempo.