Como escolher plataforma e-commerce: 10 fatores importantes

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Qual o melhor sistema para o seu negócio online?

Como escolher plataforma e-commerce: comece conhecendo as demandas da sua empresa. Imagem: @katemangostar
Como escolher plataforma e-commerce: comece conhecendo as demandas da sua empresa. Imagem: @katemangostar

Uma das primeiras dúvidas de quem como você está tentando montar uma loja virtual é “como escolher uma plataforma e-commerce”. Pois é, para quem não está por dentro, é por meio de uma plataforma assim que se cria e se gerencia uma loja online. Mas como há muitas delas no mercado, a dúvida acaba se tornando frequente.

Com o intuito de ajudar você empreendedor(a) a realizar uma boa escolha proponho 10 fatores importantes para se avaliar antes de contratar uma plataforma. Descubra que fatores são esses logo em seguida! Continue lendo!

Assim que puder clique também em “O que é um site e-commerce” e conheça várias alternativas do tipo.


COMO ESCOLHER PLATAFORMA E-COMMERCE: 10 PONTOS A SE AVALIAR

Você que está montando uma loja online, caso já esteja no seu momento de saber como escolher plataforma e-commerce, atente para esses 10 fatores fundamentais:

01 – Demanda

Há basicamente 4 tipos de demandas por plataforma e-commerce. A primeira é a aquela por transformação digital, isto é, por colocar seu negócio físico na internet. A segunda é a necessidade de migração de uma loja virtual existente para uma plataforma mais adequada.

Essas duas são seguidas pela demanda por unificação de estoques de canais de vendas por meio de uma plataforma de comércio unificado. Enfim, existe a necessidade de expansão, ou seja, de criação e integração de outros sites de e-commerce como marketplace, multi loja, etc.

Vídeo: VTEX, exemplo de plataforma voltada para transformação digital

02 – Possibilidades

Uma vez que você tenha definido a sua principal demanda (vide tópico 1) comece a pensar nas possibilidades da plataforma. Leve em conta a expansão do seu negócio no futuro. Há sistemas que são engessados e possibilitam mal e mal criar uma loja virtual. Evite-os, se puder.

Existem, porém, plataformas melhores que oferecem a chance de trabalhar com loja online, multi loja, marketplace, seller, hotsite, landing page, squeeze page, mobile loja e páginas personalizadas, entre outros tipos de sites de e-commerce. Ou seja, um leque bem extenso.

Vídeo: a possibilidade do marketplace

03 – Integrações

Uma plataforma e-commerce por si só pode ter muito potencial. Todavia, se ela puder integrar outros aplicativos e sistemas com múltiplas funções, então você poderá criar um negócio online mais atrativo para os consumidores. Isso sem dúvida lhe permitirá realizar mais vendas.

Por isso, antes de escolher uma plataforma verifique se a mesma conecta-se com os principais gateways de frete e de pagamento. Saiba se ela possibilita integrar sistemas de recomendação de produtos, precificação dinâmica, gestão de entregas, pesquisa inteligente, entre outros.

Vídeo: sistemas como o Precifica integram-se à plataforma e potencializam o negócio online

04 – Tipos

Há centenas de opções de plataformas de e-commerce no mercado e elas podem ser divididas em tipos. Um deles é o “proprietário” em que você compra o código de uma empresa. Neste caso será necessário montar uma equipe para fazer o código evoluir e assim evitar a obsolescência.

Existem também as plataformas “open source”, que têm código aberto e gratuito, mas também é sua equipe quem deve otimizá-lo. Enfim, há as do tipo “SaaS”, que são desenvolvidas, otimizadas e disponibilizadas em nuvem por empresas terceiras. Você paga aluguel para usá-las.

Vídeo: tipos de plataformas de e-commerce

05 – Escalabilidade

Há plataformas de comércio eletrônico que funcionam muito bem (obrigado!) quando o volume de visitantes é baixo. Contudo, na medida em que a credibilidade e a audiência da loja online aumentam, o sistema começa a travar. Isso impede o crescimento.

Portanto, você precisa escolher um sistema que lhe ofereça escalabilidade. Um sistema escalável permite que o seu e-commerce cresça em médio e longo prazos sem perder a qualidade e sem aumentar demais os seus custos.

Vídeo: o que é escalabilidade

06 – CMS

CMS é a sigla para Content Management System, o que em Língua Portuguesa significa “Sistema de Gerenciamento de Conteúdo”. É esse sistema que, integrado à plataforma e-commerce, permite criar e otimizar o layout, o Design e funcionalidades de uma loja online.

Há plataformas cujo CMS não é totalmente aberto, o que impede otimizações profundas. Por outro lado há aquelas como a VTEX, por exemplo, que têm CMS 100% editável, recurso que permite melhorar continuamente a usabilidade e as vendas do seu comércio online.

Vídeo: layout e Design no e-commerce com a agência e-Plus

07 – Omnichannel

Não basta criar um comércio eletrônico, é necessário integrá-lo com outros canais de vendas como as lojas físicas, por exemplo. Para isso é que existem os chamados sistemas omnichannel ou plataformas de comércio unificado.

Desse modo, ao escolher sua plataforma e-commerce, dê preferência aquelas que vêm com ferramentas omnichannel. Assim você poderá unificar seus estoques e oferecer ao consumidor o que ele precisa, em qualquer lugar, quando ele quiser.

Vídeo: case omnichannel com plataforma VTEX

08 – Suporte

Antes de contratar uma plataforma, verifique se a empresa desenvolvedora fornece suporte. Descubra em quais canais você poderá conversar sobre o sistema quando precisar. Saiba também se há uma comunidade de apoio, isto é, um fórum online para tirar dúvidas.

Aproveite para conhecer uma pouco das agências de e-commerce que trabalham com a plataforma. Você poderá precisar de uma dessas agências quando for desenvolver o layout / Design da sua loja virtual.

Vídeo: se sua loja virtual for VTEX, então conte com o suporte da agência e-Plus

09 – Reputação

A melhor plataforma e-commerce não é aquela com a melhor propaganda, mas aquela que realmente faz ou entrega o valor que promete. Só há um modo de saber se essa entrega é feita, que é verificando a reputação.

Para fazer isso, observe o que diz a imprensa, os blogs especializados, os investidores, os palestrantes, os parceiros e os lojistas usuários do sistema. Confira os depoimentos e tire as suas conclusões.

Vídeo: reputação da VTEX segundo agências parceiras

10 – Tamanho

O último ponto, mas não menos fundamental, é o tamanho da sua empresa, que influi na escolha da plataforma. Há sistemas para pequenas, médias e grandes organizações. Se você pretende criar um e-commerce MEI, por exemplo, o ideal é usar algo como a Loja Integrada no início.

Entretanto, se a sua empresa fatura ou vai faturar mais de R$ 70 mil mensais, então é melhor alugar uma plataforma com mais recursos, mais integrações com serviços e sistemas de terceiros e CMS 100% editável como é o caso da VTEX.

Vídeo: planejamento e crescimento de empresa e-commerce

COMO ESCOLHER PLATAFORMA E-COMMERCE: CONCLUSÃO

Você quer montar uma loja virtual, um marketplace ou uma multi loja? Pois não saia alugando qualquer plataforma. Conheça mais de uma dezena de tipos antes, confira os recursos que elas têm, verifique a reputação das mesmas no mercado antes de alugar, comprar ou contratar.

Assim que puder clique também em “Implantação de e-commerce” e comece a desenvolver agora mesmo a sua loja virtual!