Como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos

7 minutos de leitura
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Dos primeiros esboços até a construção do site e-commerce

Como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos: comece com um esboço
Como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos: comece com um esboço

Se você está pensando em como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos, então veio ao lugar certo.

É exatamente o que você irá aprender nos próximos minutos.

Ao terminar de ler este artigo, você terá algumas noções de empreendedorismo e e-commerce que certamente lhe ajudarão neste empreendimento.

E, assim, tudo vai ficar mais fácil e natural.

Portanto, vem comigo!

Acesse e leia também o post “Como montar um e-commerce partindo do zero”. Confira, desse modo, 10 passos para abrir uma loja virtual e se desenvolver no comércio eletrônico.


COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE FERRAMENTAS E PARAFUSOS: QUESTÕES FUNDAMENTAIS

Antes de começar a criar sua loja de parafusos, você precisar lidar com algumas questões fundamentais. Faça isso usando o passo a passo em seguida:

1 – Conheça o panorama do comércio eletrônico:

Caso não seja do ramo e-commerce, então é essencial saber mais sobre ele.

Para tanto, leia livros e publicações especializadas no assunto.

Aliás, o blog da e-Plus está aqui para lhe ajudar com isso. Assine nossa newsletter e ative as notificações no sininho verde logo abaixo à direita e receba informações sobre o comércio eletrônico gratuitamente.

Enfim, quanto mais teoria você puder absorver sobre o comércio eletrônico, mais fácil será na hora em que precisar praticar, isto é, planejar, montar e gerenciar sua loja virtual.

2 – Responda às questões fundamentais:

Além disso, é crucial responder para si mesmo(a) questões como essas:

  • Você vai trabalhar com um estoque de parafusos e ferramentas próprio ou de terceiros?
  • Sua loja terá atuação nacional ou regional?
  • Como será o seu sistema de logística e entrega de produtos para os clientes?
  • Como você vai divulgar as suas páginas de produtos?

Pois bem, leia mais adiante neste mesmo artigo o tópico “Recursos para planejamento”. Conheça, desse modo, duas técnicas para organizar e responder essas e outras perguntas.

3 – Faça um esboço do seu negócio:

Um esboço, também chamado de Rafe, vai lhe ajudar a visualizar o potencial do seu negócio com mais facilidade.

Minha dica aqui é: use o Business Model Canvas.

Como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos: use o BMC para esboçar o seu negócio
Como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos: use o BMC para esboçar o seu negócio

Esse recurso permitirá criar um esboço desenhado da sua empresa de parafusos.

Ele possibilita levantar informações como:

  • Segmento de clientes
  • Proposta de valor
  • Canais de comunicação
  • Relacionamento com os clientes
  • Fontes de receita
  • Recursos principais
  • Atividades-chave
  • Parcerias principais
  • Estrutura de custo

O livro “Business Model Generation”, de Alexander Osterwalder, contém toda a teoria necessária para gerar esse esboço primordial do seu comércio eletrônico.

Aproveite esta ocasião para esboçar também o layout / Design da sua loja virtual de ferramentas e parafusos em uma folha de papel. Crie os menus, formato da página de produtos, estilo dos botões, etc. Ter um Design e-commerce exclusivo com certeza vai diferenciá-lo do resto e lhe dar uma vantagem competitiva.

Produza um esboço do layout do seu site e-commerce
Produza um esboço do layout do seu site e-commerce

Acesse e leia também o post “Como conseguir fornecedores para loja virtual”. Saiba, assim, onde comprar produtos com preços baixos para revender no seu e-commerce.


RECURSOS PARA O PLANEJAMENTO

Lembra das questões fundamentais que você precisa responder antes de iniciar um e-commerce?

Muito bem, elas podem ser respondidas por meio de ao menos dois métodos distintos:

1 – O Plano de Negócios:

Esse documento abrange todos os aspectos de um negócio, os quais você deverá elucidar antes de partir para a prática.

Pode levar dias ou até meses para preenchê-lo.

Acesse o nosso artigo “Três tipos de Planos de Negócios” e fique por dentro.

2 – Startup:

No método startup você planeja e implanta simultaneamente.

Não é necessário gastar meses planejando para só depois começar a implantar.

Ao invés disso, teoria e prática caminham lado a lado desde o início.

O trabalho é feito em pequenos lotes, assim, se você errar, isso lhe causará poucos problemas e muito aprendizado.

Uma startup é uma empresa de crescimento rápido cujo processo de implantação tem como filosofia o "aprender fazendo"
Uma startup é uma empresa de crescimento rápido cujo processo de implantação tem como filosofia o “aprender fazendo”

De fato, no método startup, quanto mais se erra, mais se aprende.

Então, podemos resumir esse método na frase “aprender fazendo”.

Como se pode observar, é um jeito totalmente diferente de fazer as coisas.

Acesse e leia nosso post “Startup e-commerce” para saber mais.


TRÊS FORMAS DE MONTAR UM SITE E-COMMERCE

Depois de resolver as questões de planejamento do seu negócio, você terá que decidir entre pelo menos três formas diferentes de montar um site e-commerce. São elas:

1 – Faça você mesmo:

Realize um curso de Front-end na ComSchool, por exemplo, e aprenda a criar uma loja virtual utilizando-se de plataformas como a VTEX, Rakuten, Ciashop ou Linx, entre outras.

Lembre-se, aprender custa caro e leva tempo.

2 – Contrate um autônomo:

Contrate um programador autônomo, que trabalha sozinho.

3 – Contrate uma agência:

Contrate uma agência especializada em e-commerce.

Acesse e leia também o post “8 razões para contratar uma agência e-commerce”. Entenda, dessa maneira, por que delegar a atividade de implantação de loja virtual para profissionais experientes é a sua melhor opção.


COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL DE FERRAMENTAS E PARAFUSOS COM O SUPORTE DA AGÊNCIA E-PLUS

A agência e-Plus foi fundada em 2013 e desde então já produziu mais de 300 sites de e-commerce.

Pensou em construção de site e-commerce? Aí é com a agência e-Plus!
Pensou em construção de site e-commerce? Aí é com a agência e-Plus!

Essa empresa conta com um time de profissionais front-end liderados pela bicampeã do Prêmio Melhor Programador ABRADI, Nádia Faustino.

Sua equipe multidisciplinar é capaz de realizar projetos de pequeno, médio e grande portes, tanto na área de criação de loja virtual quanto no ramo de divulgação de e-commerce.

Aliás, recentemente, a e-Plus foi reconhecida pelo Google Elevator como uma das 12 agências de Marketing Digital com o maior potencial para oferecer um alto desempenho em divulgação no Brasil.

Método de trabalho e-Plus

O método de trabalho da e-Plus contempla dez passos:

1 – Primeiro contato via e-mail, telefone ou WhatsApp (clique no botão em seguida a partir do seu smartphone);

2 – Exposição de uma plataforma e-commerce à escolha;

3 – Assinatura de contrato formal de trabalho;

4 – Criação de Briefing e Rafe;

5 – Desenvolvimento do Design original e exclusivo da loja virtual;

6 – Programação de scripts, aplicativos, links, etc.;

7 – Teste de qualidade feito pela equipe e-Plus;

8 – Treinamento básico na plataforma escolhida;

9 – Teste de qualidade realizado por você cliente;

10 – Apontamento de domínio e estreia da loja virtual na internet.

Muito bem, agora que você já sabe como montar uma loja virtual de ferramentas e parafusos, aposte em uma parceria com a e-Plus e fique mais tranquilo na hora de criar e divulgar seu site e-commerce.

Acesse e leia também o post “Marketing Digital para empreendedores”. Fique sabendo, dessa maneira, das melhores estratégias para divulgar, testar e validar seus novos produtos e serviços.