Conversões assistidas: por que acompanhar esse relatório do Google Analytics?

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Saiba o quanto cada canal de comunicação contribuiu para a ocorrência de uma venda no seu e-commerce!

Conversões assistidas: saiba o que cada canal contribui para uma venda na sua loja virtual. Imagem: @jcomp
Conversões assistidas: saiba o que cada canal contribui para uma venda na sua loja virtual. Imagem: @jcomp

O relatório de conversões assistidas do Google Analytics é um documento que registra o quanto cada canal de comunicação ou ponto de contato contribuiu para a ocorrência de uma venda no seu e-commerce. Ou seja, ao invés de considerar só o último clique de um consumidor antes de uma venda, ele analisa todo o caminho até ela.

Em outras palavras, as conversões assistidas representam o número de vezes que um canal ou que todos os canais auxiliaram em uma venda. Com efeito, quando neste meio um canal gera muitas conversões, isso é sinal de que ele é importante para toda a jornada de compra do consumidor.

O relatório identifica mídias pagas, canais orgânicos, redes sociais, tráfego de referência, URLs e palavras-chave, entre outros elementos que auxiliam na conversão de vendas. E como você ficará sabendo em seguida, é muito fácil ter acesso a ele. Confira!

COMO USAR O RELATÓRIO DE CONVERSÕES ASSISTIDAS?

O primeiro passo para ter acesso ao relatório de conversões assistidas é incluir um código snippet em sua loja virtual ou aplicativo. Desse modo, o Google Analytics poderá coletar dados e transações como vendas de produtos, locais de faturamento e valores de compras, entre outras coisas.

Logo depois de fazer isso, você poderá acessar o relatório clicando no menu “Conversions”, “Multi-channel Funnels” e “Assisted Conversions”. O documento organiza os canais em três condições:

  1. First Interaction: mostra o canal que iniciou a jornada de conversão de um cliente;
  2. Last Interaction: informa o último canal exatamente antes da conversão;
  3. Assist Interaction: expõe os canais entre o primeiro e o último antes da conversão.

A partir disso, o relatório fornece três métricas:

1 – Assistign Interactions Analysis:

Informa as conversões assistidas e o valor monetário delas. E, além disso, mostra o último clique ou as conversões diretas, bem como o valor das conversões diretas.

2 – First Interaction Analysis:

Expõe as conversões de primeiro clique, o valor delas e a proporção do papel de cada canal nas conversões.

3 – Conversion:

Informa quais foram as conversões concluídas e o valor total delas para o período em vista.

Ao verificar os números desse documento, você poderá identificar qual a importância de cada canal na conversão de vendas. Dessa maneira será possível entender a Jornada do Consumidor no seu e-commerce e criar melhorias para otimizá-la.

Vídeo: saiba como usar os relatórios de conversões assistidas do Google Analytics (ative a legenda em Inglês e a tradução para o Português nos controles do player no Youtube)

VANTAGENS DE ACOMPANHAR ESSE RELATÓRIO

Primeiramente, o relatório de conversões assistidas do Google Analytics possibilita que você analise como um canal ou ponto de contato influencia as conversões da sua loja virtual.

E mais. Ele permite que você foque, por exemplo, em campanhas específicas e entenda como os consumidores atuam e interagem em diferentes canais até fazerem uma compra.

Desse modo, você poderá verificar em detalhes quais foram os caminhos da conversão. Com isso, pode-se descobrir o que realmente está impulsionando as vendas na sua loja virtual.

Assim que puder clique em “Pedidos da loja virtual e o Google Analytics” e saiba por que ocorrem divergências de dados.