Estrutura de loja virtual: quais as principais funcionalidades?

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21 aplicações voltadas para usabilidade, publicidade, credibilidade, segurança e vendas em um site e-commerce

Uma estrutura de loja virtual aceitável começa com um bom sistema de checkout

Uma estrutura de loja virtual aceitável começa com um bom sistema de checkout

Uma boa estrutura de loja virtual precisa de dezenas de funcionalidades, umas mais e outras menos sofisticadas, para assim poder gerar um grande número de vendas. De fato, algumas delas são imprescindíveis.

Quais as principais funcionalidades de uma boa estrutura de loja virtual?

Para que possamos considerar uma estrutura de loja virtual como “boa”, esta precisa contar sobretudo com:

• Checkout inteligente:

Checkout inteligente é o que pode ser feito em uma única página. Além disso, requer dos consumidores apenas dados essenciais para conclusão da compra, isto é, ele não é burocrático. O SmartCheckout da VTEX, por exemplo, é assim.

• Botões adequados:

Os botões “Comprar” precisam estar em lugares adequados nas páginas de categorias e nas páginas de produtos. Devem se destacar sem entretanto saltar agressivamente aos olhos dos consumidores.

• Call-to-actions adequadas:

Chamadas para ação (call-to-actions) devem refletir o modo como seu público é no dia a dia. Observe como seus consumidores conversam entre si e reproduza as call-to-actions deles na sua loja. Isso pode gerar maior aproximação.

• Múltiplas formas de pagamento:

Grande parte da população brasileira não possui cartão de crédito e/ou sequer possui conta bancária. Por isso, você deve oferecer outras formas de pagamento como boleto, carteiras digitais, dinheiro vivo, etc.

• Fotos:

Lojas com fotos vendem mais que lojas sem fotos de produtos. Ademais, 24% dos consumidores prezam por boas fotos para poderem tomar uma decisão de compra (estudo “Hábitos do consumidor”). Então, exponha fotos profissionais.

• Descrições:

Para 51,2% dos consumidores, uma boa descrição de produtos é fundamental para que possam tomar uma decisão de compra (estudo “Hábitos do consumidor”). Escreva, então, descrições certeiras para conquistar seu público.

• Chat e contatos:

Estrutura de loja virtual com chat agrega mais valor e gera mais vendas.

Estrutura de loja virtual com chat agrega mais valor e gera mais vendas.

Em muitas oportunidades, os consumidores entram em sua loja virtual e ficam em dúvida acerca das características de um produto. Nesses casos, um chat em tempo real com um bom vendedor pode ajudar a fechar mais vendas.

• Sistema de cadastro de e-mail:

Mantenha em sua loja virtual um formulário de captura de e-mails integrado a um software de E-mail Marketing. Desse modo, você poderá enviar promoções periodicamente para um público que demonstra interesse em seus produtos.

• Sistema de pesquisas:

Estrutura de loja virtual boa deve ter sistema de pesquisas de ótima qualidade, que permita aos consumidores encontrarem os produtos que desejam com facilidade. Essa aplicação não pode faltar em lojas de cauda longa.

• Sistema de filtros:

Tão importante quanto o sistema de pesquisas, os filtros de preço, tamanho, cor, marca, etc., permitem refinar a busca e encontrar produtos rapidamente. Quanto mais ágil a busca, maior a chance de concretizar mais vendas.

• Sistema de departamentos:

Varejo de cauda longa requer separação por departamentos. Em uma papelaria, por exemplo, crie um menu com departamentos como “canetas”, “cadernos”, “folhas”, etc. Assim você proporciona mais usabilidade e mais praticidade aos consumidores.

• Sistema de personalização:

Produtos diversos que vão desde camisetas a até automóveis muitas vezes requerem um sistema de personalização que permita aos consumidores visualizá-los com uma cor, estampa ou formato diferenciado. Facilita a escolha.

• Sistema de zoom:

Estrutura de loja virtual com zoom permite visualização de detalhes e alimenta o desejo de compra.

Estrutura de loja virtual com zoom permite visualização de detalhes e alimenta o desejo de compra.

Em um sistema de zoom, o consumidor pode aumentar uma parte da foto para visualizar um detalhe do produto. Assim, o zoom ajuda o consumidor a sonhar com a posse do produto. Isto é, ele pode aumentar o desejo de compra.

• Sistemas de segurança:

Selos e certificações de segurança como o SSL, HTTPs, Site Blindado, etc., permitem que o consumidor compre com tranquilidade. Esses sistemas afastam os receios de trapaça na hora da compra e diminuem os abandonos de carrinho.

• Seção de comentários:

Os depoimentos de clientes satisfeitos também ajudam na hora das vendas. Há consumidores que entram em uma fase de dúvidas, contudo, ao lerem as recomendações de quem já usou eles perdem o receio de comprar.

• Sistema de avaliação de produtos:

Sistemas de avaliações de produtos como aqueles que possuem 1 a 5 estrelas deixam claro quais produtos são bons e quais são ruins em seu mix. Dessa maneira, você pode substituir produtos ruins por outros mais atraentes.

• Cross-selling:

Cross-selling é aplicação que oferece produtos complementares de forma automática aos consumidores. Por exemplo, se um deles compra um sapato, o sistema pergunta algo como “gostaria de levar também essas meias?”.

• Upselling:

Upselling é quase a mesma coisa que cross-selling. A diferença é que neste caso, os produtos complementares são de qualidade “premium”. Por exemplo, se um consumidor compra um par de meias, o sistema recomenda um Nike Air.

• Integração com redes sociais:

Não raras vezes, consumidores gostam de compartilhar seus sonhos de consumo com parentes e amigos. Por isso, um botão compartilhar em cada página de produto é boa ideia. Inclua também botões para as suas fanpages.

• Blog e-commerce:

Blog e-commerce permite publicar conteúdo de interesse para consumidores. Ponha links para páginas de produtos neste conteúdo. Se cada sócio escrever um post por semana, logo haverá 100 posts que geram audiência e autoridade.

• Políticas:

Escrever políticas de trocas, devoluções, entregas, etc., não é a coisa mais empolgante do mundo, porém, vai melhorar a credibilidade da sua loja virtual. Nesse ponto, muitos consumidores gostam de transparência. Dê isso a eles!

Outras aplicações importantes para uma boa estrutura de loja virtual

Estrutura de loja virtual boa é aquela que se adapta aos mais variados tipos de telas.

Estrutura de loja virtual boa é aquela que se adapta aos mais variados tipos de telas.

Poderão ser igualmente importantes para uma boa estrutura de loja virtual:

• Endereços, telefones e CNPJ a vista para gerar mais credibilidade

• Leitura em múltiplos idiomas para consumidores estrangeiros em nosso país

• Pontos de retirada para quem não gosta de esperar por entregas em casa

• Reposição automática de produtos com débito em conta

• Apresentação de bulas em PDF (no caso de lojas virtuais de farmácias)

No mais, conte com uma plataforma e-commerce que esteja alocada em um provedor de alta qualidade, o que lhe conferirá mais segurança, agilidade e escalabilidade; e trabalhe a sua Cultura Organizacional (Missão, Visão, Valores, símbolos, cores, logotipos) para transmitir uma imagem unificada aos seus consumidores.